Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A SITUAÇÃO DO NOSSO PAÍS (Marcos Bacalhao)

 

 

Depois de uma vitória apertada na reeleição marcada por discussões sobre a lentidão da economia e os deficits orçamentários crescentes, a presidente do Brasil, Dilma Rousseff, indicou uma nova equipe econômica liderada por Joaquim Levy.

Como é que o Congresso do Brasil reagiu a essa mudança? Correndo para conceder-se um aumento de salário gritante.

Além de esbanjar no pagamento de salários a um Congresso que já está entre os mais bem recompensados do mundo, o aumento deve colocar em movimento o que os economistas aqui chamam de “efeito dominó” de aumentos em toda vasta burocracia pública do Brasil, para os servidores que vão desde a presidente Rousseff até os juízes do Tribunal Superior e membros de legislativos estaduais.

Escândalos de corrupção e impunidade pesam sobre o Congresso brasileiro. Ainda assim, poucos congressistas vão para a cadeia devido ao status jurídico especial que gozam, permitindo que seus casos sejam julgados apenas no Supremo Tribunal Federal, o que resulta em anos de atraso.

O poder executivo finalmente está prometendo colocar o trem de volta nos trilhos, e o poder legislativo começa a atrapalhar as coisas”.

O poder executivo finalmente está prometendo colocar o trem de volta nos trilhos, e o poder legislativo começa a atrapalhar as coisas”

Além do salário, os membros do Congresso do Brasil também recebem regalias, incluindo um subsídio de habitação e salários generosos para gastos com gasolina, alimentação, passagens aéreas e serviços de segurança privada. Alguns membros também estão autorizados a viajar pelo Brasil com suas famílias em jatos da força aérea, produzindo ocasionais protestos.

Com as contas públicas e externas desequilibradas, as projeções para a economia brasileira não são nada agradáveis. Há mais de um ano, preços da gasolina e energia elétrica têm sido segurados para conter a inflação e essa conta vai cair no bolso do brasileiro em breve. O panorama desastroso causa apreensão e o economista Eliseu Nantes aconselha manter a sensatez e, principalmente, a liquidez nesse momento. 

A inflação é a principal vilã. Mas tem outros pontos que devem ser considerados como o programa assistencialista do governo como o Bolsa Família. É interessante, é geração de renda, mas a onda que ela produz é sentida agora. É preciso ter habilidade da equipe econômica para tentar acalmar, dissipar essa onda na economia. O preço aumenta não só porque há muita gente comprando, mas porque o custo está alto também. 

Entramos em recessão. O governo terá que tomar atitudes radicais como elevar impostos violentamente, cortes de ministérios, de funcionários públicos, receber ajuda externa. Aconteceu com a Europa no ano retrasado e passado, principalmente com a Grécia, Irlanda.

Por que vem a crise? É porque algo está errado, que precisa ser resolvido para poder crescer. Crise serve para mostrar onde está o erro. Não tem como crescer sem crise, isso é como um, relacionamento.