Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

A NOSSA EDUCAÇÃO NOS TEMPOS ATUAIS (Prof. Marcos Bacalháo)

 

            A situação da educação em nosso país tem sido alvo de  grande preocupação. Pois, há um grande desinteresse por parte do “governo” em investir na área da educação e também a desvalorização em adquirir conhecimento vindo da população.Está cada vez mais difícil colocar na cabeça dos jovens de que a escola ou faculdade pode oferecer a eles muito mais do que um diploma, mas sim conhecimento, a oportunidade de um bom emprego e muito mais.

            O que muito agrava a situação das escolas do Brasil, é a onde de violência. Há a rivalidade entre alunos de escolas públicas, alunos são esfaqueados dentro da sala de aula, como ocorreu em Belém(PA) com uma jovem de 15 anos que foi morta por facadas dentro da própria sala de aula por outra estudante após uma discussão ocorrida no intervalo. Isso não pode continuar acontecendo, porque com isso os pais, alunos e professores vão ter medo de ir para escola, o que não pode acontecer de forma alguma. E se o governo juntamente com a população não se unirem para tentar mudar essa situação, tende a piorar cada vez mais.

            A educação nos dias atuais está cada vez mais sem qualidade, visto que esta educação não é encarada pelos governantes como prioridade, os alunos são desconsiderados quanto as suas necessidades individuais. As salas de aulas são um horror, faltam mesas, cadeiras, material didático e assim por diante. Vendo na TV, no Rio grande do Sul os alunos assistem aulas em contêineres em algumas cidades e na capital.Isso é prioridade? Estamos na era  digital e nossas escolas públicas com raras exceções, estão ainda no quadro verde e no giz. Então como é possível termos uma educação de qualidade para todos com todas essas dificuldades? Espero que alguém reflita e coloque um comentário sobre este assunto.

            Podemos dizer que atualmente este relacionamento aluno-professor é bastante conturbado visto  que ouvimos e vemos pela mídia alunos atacando professores e professores perdendo o domínio de seus  atos. Pergunto porque? Ora, nos dias atuais a sociedade de um modo geral está totalmente sem valores morais, tudo está se deteriorando por causa das drogas dos pais sem controle dos filhos não colocando limites. O governo colocando a educação como última prioridade.Neste caos total estão as escolas com seus alunos e professores.Não tem como educar nesta situação, calamitosa. Temos que parar como sociedade e voltar a valorizar , a bondade, cidadania, solidariedade, respeito pelo próximo. Só trazendo de volta a família como instituição de formação e educação dos filhos é que poderemos voltar a pensar em uma educação voltada para a formação do cidadão consciente.

            Os pais, sem dúvida desejam uma educação de qualidade para seus filhos, como professores desejam a mesma coisa, só que os governantes não desejam a mesma coisa. Existe varias propagandas do ótimo ensino que o governo está dando aos alunos. Se realmente o estado quisesse uma educação de qualidade, daria aos professores salários condignos com seus conhecimentos e formação. Ao contrário o professor é o  profissional mais mal pago de todos os servidores públicos. Com isso sem dúvida vem refletir numa educação bastante precária, longe dá tão sonhada educação de qualidade. Não adianta virem planejamentos prontos das secretarias ou coordenado

rias, para serem aplicados na sala de aula.

O professor tem de  estar motivado a trabalhar com o aluno, na procura dos valores que serão desenvolvidos em sala de aula.Tenho dito!!!