Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

SITE DENUNCIA VITAL DO RÊGO COMO UM DOS ACUSADOS NA DELAÇÃO PREMIADA E O ACUSA DE EXTORSÃO CONTRA EMPREITEIROS

 

Segundo publicação no site o antagonista, a delação, segundo IstoÉ, Delcídio Amaral, além de acusar Lula e a presidente Dilma Roussef,  também narrou a prática de extorsão de integrantes da CPI da Petrobras. Segundo ele, os senadores Gim Argello (PTB-DF) e Vital do Rego (PMDB-PB), além dos deputados Marco Maia (PT-RS) e Fernando Francischini (SD-PR) cobravam de empreiteiros para não serem convocados na CPI da Petrobras. Ontem mesmo o ministro do TCU Vital do Rego emitiu nota negando tais acusações.

 

RICARDO COUTINHO SOBRE CÁSSIO: ‘LOGO ELE QUE  NÃO PAGAVA EM DIA, COMO É QUE HOJE TEM A CARA DE PAU PRA FAZER CRÍTICA?”

 

O governador Ricardo Coutinho não perde a oportunidade de criticar o atual senador Cássio Cunha Lima. O mesmo ao ser informado de que ele Cássio havia criticado a gestão de RC em razão da não concessão de reajuste no último mês de janeiro, nem pestanejou e foi logo dizendo: ‘Logo ele que não pagava em dia, como é que hoje tem a cara de pau pra fazer crítica?” RC como sempre faz,  tratou logo de desqualificar as criticas feitas pelo senador Cássio Cunha Lima (PSDB) a Medida Provisória 242 que congela o reajuste salarial do funcionalismo público da Paraíba em face da crise econômica. DiSSE rc QUE  que os ataques desferidos por Cássio não possuem legitimidade. Para fundamentar o seu afirmou que a grande maioria dos servidores entende que o momento é de dificuldade e que é fundamental nesse momento a garantia do pagamento em dia.

 

 

CLIMA DE PORTA DE BOTEQUIM NA CÂMARA DE JOAO PESSOA

 

 O vereador Marco Antônio (PPS), líder do Governo na Câmara Municipal de João Pessoa (CMJP)  e que ontem se estranhou com o vereador Renato Martins (PSB) Quando quase saem nos tapas, tentou ontem justificar o destempero de ambos, dizendo que o parlamentar, que o colega líder da Oposição foi desrespeitoso com a Mesa Diretora e com os vereadores por não aceitar uma questão administrativa interna da CMJP. Segundo ele Marco Antônio, Renato queria que requerimento de sua autoria, solicitando uma audiência pública, fosse colocado para votação, mas o presidente da Casa, Durval Ferreira (PP), explicou que a matéria não teria entrado em pauta por que o SAPL (Sistema de Apoio ao Processo Legislativo) não aceitou o agendamento por já existir uma audiência pública marcada no mesmo dia e horário solicitado pelo socialista. Segundo Marco Antônio, por ter ele processado Renato Martins na Justiça por outro fato, ele tentou imputar a ele Marco Antônio a manobra para prejudicar o seu requerimento. Ao final questionou Marcos Antônio; ‘Mas qual o poder que eu tenho contra uma decisão administrativa?”

 

VEREADOR BOSQUINHO DEIXA O DEM PARA CONTINUAR APOIANDO LUCIANO CARTAXO

O vereador Bosquinho em conversa com jornalistas garantiu que até a próxima semana deverá anunciar se deixa mesmo o Democratas e qual a nova legenda que deverá se filiar. Segundo ele, sua decisão levará em conta que seja um partido da base do prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD. Bosquinho que foi durante muitos anos presidente do Diretório dos Democratas na Capital, afirmou que sua decisão será comunicada ao presidente do diretório estadual dos Democratas, o ex-senador Efraim Morais. Bosquinho em outubro passado foi retirado da presidência e em seu lugar foi colocado George Morais, que sequer é detentor de algum mandato popular e certamente Bosquinho não digeriu tal mudança. Ele entende que a mudança se deu em razão apoiar a reeleição de Luciano Cartaxo.

 

REUNIÃO HOJE SOBRE O PARQUE PARAHYBA NO PRÉDIO DA CIDADE VERDE NO BESSA

 

Hoje no  prédio do Cidade Vida Viva no Bairro do Bessa as 19 horas, o secretário de Infraestrutura do Estado João Azevedo vai apresentar e discutir o projeto do Parque Paraíba, cuja obra será realidade nas áreas que margeiam os canais do Rio o Jaguaribe e que cortam aquele bairro desaguando no mar. Durante três anos os moradores do Bessa, Jardim Oceania e Aeroclube tentaram sem sucesso uma audiência com o prefeito Luciano Cartaxo para cumprir com o que foi discutido e aprovado em duas plenárias da própria Prefeitura de João Pessoa.  Há poucos dias o secretário João Azevedo depois de conversar como o Governador Ricardo Coutinho obteve dele autorização para a construção do referido parque que vai atender um sonho antigo dos moradores dos três bairros citados e porque não dizer da própria cidade que passará a contar com um espaço para lazer com muito verde, áreas para caminhadas ciclovias, quadrada de esporte, biblioteca e espaços para contemplação.  

 

OS CALOTES DA PREFEITURA DE JOÃO PESSOA

 

A Prefeitura de João Pessoa que adquiriu status de boa pagadora a partir da gestão de Ricardo Coutinho, continuando tal postura na gestão de Luciano Agra, mudou muito na administração de Luciano Cartaxo e a reclamação dos credores é constante, ou seja, quem vende ou presta algum tipo de serviço a Prefeitura de nossa capital, corre o risco de levar uma grande canseira e se não tiver capital de giro até fechar as portas do seu estabelecimento comercial. Mas a questão mais grave e já denunciada aqui diz respeito à Funjope onde os artistas da terra são desprestigiados em favor daqueles de fora e os fornecedores também com algumas inexplicáveis exceções, pois tem gente que apresenta a nota hoje e dois ou três dias depois o dinheiro já vai estar na sua conta em detrimento de outros fornecedores que esperam meses. Passou da hora de o Prefeito Luciano Cartaxo chamar o feito a ordem na Funjope convocando os seus dirigentes e exigindo explicações dessa conduta, vamos dizer assim, não muito republicana e no mínimo suspeita.

 MOTORISTAS DERRUBAM OBSTÁCULOS E FAZEM ESTACIONAMENTO NA PRAÇA ARISTIDES LOBO

Antes da gestão de Ricardo Coutinho, oficiais e praças da Polícia Militar estacionavam os seus veículos e viaturas oficiais em cima das Praças Pedro Américo e Aristides Lobo. Depois da reforma, RC mandou avisar que não iria mais permitir o indevido estacionamento, quando então o comandante geral da época, informou que parar próximo ao local de trabalho se tratava de questão de segurança para os policiais e que os mesmos iriam continuar parando nos dois logradouros públicos. Para evitar o estacionamento, o então Prefeito Ricardo Coutinho,  colocou uma bases de ferro cercando todo aqueles logradouros, o que sepultou de vez a ilegal  pratica e eles passaram a estacionarem seus veículos num largo que fica no início da Ladeira onde fica o Edifício João Pessoa, conhecido como 18 andares. Tal medida foi respeitada até a gestão de Luciano Agra, pois agora com Cartaxo, conforme fotos em nossa poder, retiraram um das barras que impedia o acesso e diariamente param dezenas de carros de militares e particulares no calçadão onde fica a estátua de poeta Caixa D’ água que aliás se encontra deteriorada. Aquele largo, a exemplo do que acontece em outras cidades, poderia servir para homenagear diversos vultos de nossas cidades colocando ali seus bustos e assim se tornar um local para visitação turística. 

NADA DE JOGO NO ESTÁDIO LEONARDO DA SILVEIRA NO BAIRRO DE CRUZ DAS ARMAS[

Depois de décadas de existência sem nenhum reforma o Estádio Leonardo da Silveira, também conhecido como Estádio da Graça, sofreu grande intervenção na gestão de Ricardo Coutinho se tornando um dos melhores estádios de futebol de nossa cidade. Na atua gestão alegando uma reforma inexiste o estádio se encontra com as portas fechadas, prejudicando os jovens daquele bairro carentes de espaços para a pratica de atividades esportivas. As lideranças do bairro na imprensa e nas redes sociais reclamam ao Secretario de Esportes tal fato, pois prejudica sobremaneira o campeonato de futebol  esporte amador que acont4ecia ali e lembram que  o esporte é instrumento poderoso de inclusão social. Com a palavra o Prefeito Luciano Cartaxo, pois ao quie parece ao fechamento do estádio não tem nada aver com reforma e sim com contenção de despesas.

 

POPULAÇAO DO VALENTINA ACOSSA VEREADOR MARMUTHE CAVALCANTI

 

Nas redes sociais um áudio de uma reunião realizada no Bairro Valentina de Figueiredo base politica do vereador Marmuthe Cavalcanti, cuja população lhe deu um mandato de vereador. Nesse vídeo se escuta diversas reclamações com relação à atuação do citado vereador, que segundo os moradores não vem correspondendo os votos recebidos, pois não chega nenhuma melhoria para aquele núcleo habitacional. O vereador tenta se justificar flando sobre os seus requerimentos ao Prefeito da capital, mas não convence os enfurecidos eleitores, principalmente um deles que é chamado de moleque por Marmuthe, tendo o ofendido retrucado a ofensa e lamentado que ele Marmuthe ofenda assim um eleitor que busca melhoria para sua coletividade. O fato é que a situação do parlamentar hoje é muito complicada, pois por mais que peça ao gestor, mesmo sendo de sua base de apoio nem sempre são atendidos, o que explica o desconforto do edil e a revolta dos seus eleitores. Em tempo: Marmuthe Cavalcanti foi criado e sempre residiu no Valentina de figueiredo,  hoje porém reside na orla de Joao Pessoa, ou seja, bem distante dos seus eleitores.

 

O PARTIDO NACIONAL ECOLÓGICO, O ÚLTIMO QUE SAIR PAGUE A LUZ.

Quando o PEN foi criado o então todo poderoso presidente da assembleia Legislativa Ricardo Marcelo, assumiu tal legenda e conseguiu o que parecia impossível levou para nova legenda quase dez parlamentares. Com a perda de poder de Ricardo Marcelo os deputados foram pouco a pouco abandonado a legenda, alegando motivos diferentes. Hoje quem também pretende deixar a legenda atualmente dirigida pelo deputado Edmilson Soares, é ele Ricardo Marcelo, alegando que esse partido com nome tão pomposo se transformou num balcão de negócios com dirigentes nacionais inescrupulosos Ao final ele revelou que já tem convites de cincos partidos políticos e hoje irá anunciar o seu destino. Outro deputado que deixa a legenda é José Aldemir, ele revelou confirmou filiação ao Partido Progressista que é liderado pelo líder do partido na Câmara Aguinaldo Ribeiro.

AS ELEIÇÕES AMERICANAS – VIRGOLINO ALENCAR

 

Olhando de longe, afinal a nossa preocupação interna é suficiente para nos deixar ocupados, vejo uma semelhança entre as eleições americanas e uma possível eleição especial aqui no Brasil, como resultado de um desfecho (quase impossível) que leve à derrocada de Dilma.Mutatis, mutandis, os dois favoritos nas eleições ianques me parecem a versão brasileira num cenário em que poderão estar disputando a presidência brasileira o atual Vice Michel Temer e o Senador Renan Calheiros.Donald Trump e Hillary Clinton têm, sem tirar nem pôr, imagens bem assemelhadas com os políticos brasileiros, sem carisma, sem empatia, sem aquele charme hollywoodiano que caracterizava os líderes norteamericanos. Ambos têm a aparência dos líderes brasileiros típicos dos burgos interioranos, meio acaipirados, inclusive a demagogia e o promessismo fantasioso.
É, está mal a poderosa América.Lá como cá, perspectivas nada boas há!

 


LEILA ARAÚJO E AS RECLAMAÇÕES DO POVO BRASILEIRO

Há anos nesta indústria vital que é a internet, tenho observado que a gente tem uma espécie de calendário de reclamações: 1) Natal: Reclamar da perda do sentido cristão para o capitalismo. “Mais amor, menos presente.” 2) Ano Novo: Reclamar da artificialidade do fim/início de ciclos ser marcado por uma data. “Não adianta mudar o ano se você não muda”, etc. 3) Estreia do BBB: Reclamar da “falta de cultura do brasileiro”, “ler livro ninguém quer”, “vamo ver filme iraniano, muito mais da hora”, “queria que o brasileiro tivesse o mesmo empenho para acompanhar políticos que tem para votar em BBB”.4) Carnaval: Reclamar do amor líquido, da falta de compromisso nas relações efêmeras.5) Páscoa: Reclamar do preço do Ovo de Páscoa em relação ao preço da barra de chocolate.E assim por diante. Parece que a gente vive em looping.

 

FRANCIS LOPES DE MENDONÇA ESTRANHA O USO DO TERMO EXCELÊNCIA ENTRE OS PARLAMENTARES

 

Só não consegui entender até agora o uso obrigatório de “Vossa Excelência” nos tratamentos entre corruptos e ladrões nas sessões do Congresso. Será que esse tratamento significa que aquele que está falando realmente acredita que o seu interlocutor é excelente? De quais parâmetros se vale para determinar a excelência? Dada a suspeita de que no Congresso só tem ladrão, não seria prudente suspender esse tratamento? E isso porque um ladrão poderia alegar inocência afirmando, com razão, que todos o trataram por “Vossa Excelência” nos interrogatórios. Se o ladrão é excelente, como poderia ser ladrão? Excelente não é o superlativo de bom? Mas e se, em vez de excelente, um deputado fosse tratado por “bom”, isso seria uma quebra do decoro parlamentar por parte daquele que assim o tratou?…

 

O http.www.blogdopedromarinho é publicado em quatro portais