Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (Com Pedro Marinho)

RC: NÃO FAÇO OBRAS PARA SE ARRASTAR POR QUATRO ANOS
O governador Ricardo Coutinho não perde a oportunidade de cutucar a gestão de Luciano Cartaxo e numa entrevista coletiva questionado sobre a possibilidade de iniciar as obras das escolas técnicas mesmo sem os recursos financeiros federais, Ricardo foi logo sapecando: “Eu só posso fazer uma obra com recursos, não faço obra para deixá-la paralisada ou fazer com que ela dure quatro anos. Tem obras aí que eu não vou citar, mas que se arrasta há quatro anos. Eu não faço isso, eu começo uma obra se eu tiver dinheiro para terminá-la.

AS INTERMINÁVEIS OBRAS DE LUCIANO CARTAXO

Por falar em obras paradas, temos a Lagoa que se arrasta por quase todo mandato de Cartaxo, a da Avenida José Américo de Almeida, com tapumes no meio da via, que só infernizam os motoristas que trafegam por ali, sem que no seu interior exista qualquer tipo de trabalho, sua inauguração segundo a placa deveria ter acontecido ontem. O Ginásio do Bairro Mangabeira 7, que mesmo com uma placa da obra continua abandonado, o Projeto Moradouro na Rua João Suassuna, anunciado no início do seu mandato e agora já este ano e não se ver qualquer trabalho lá. O pavimento da nova via de acesso a Estação Ciência, cuja via mais parece as crateras da Lua e o viaduto da Rua Geraldo Mariz, cuja obra não prospera, pois se estacionou estrategicamente um trator para ser visto por quem passa por baixo pela BR 230 e tudo indica que será mais uma obra a ser inaugurada apenas as vésperas da eleição.

FREI ANASTÁCIO SOBRE CARTAXO: “É DAQUELES QUE É CAPAZ DE DAR UM TIRO NO OUVIDO DA MÃE, PARA PEGAR OUTRO”

Ainda falando no Prefeito Luciano Cartaxo, o pessoal do PT com quem conviveu por cerca de vinte anos, não digeriu ainda a sua saída da legenda, tanto que o deputado estadual Frei Anastácio (PT) acusou ele o prefeito de ser personalista e não ter capacidade de executar o projeto de Governo do Partido dos Trabalhadores. Tal declaração ocorreu em entrevista à Rádio Panorâmica FM. Ao final o Frei, Anastácio ainda jogou pesado e disse sobre Cartaxo “É daqueles que é capaz de dar um tiro no ouvido da mãe, para pegar outro”. Anastácio falou que vai se empenhar na campanha de Charlinton Machado a prefeito da Capital.
ALIANÇA, QUEM MUDOU FOI CÁSSIO OU LUCIANO CARTAXO?
Esta semana o presidente do PSDB o tucano Ruy Carneiro disse na imprensa que o seu partido não tem coronel, numa clara alusão ao governador Ricardo Coutinho, que manda e desmanda no seu PSB, quando então, indaguei aqui o que representava Cássio Cunha Lima no ninho tucano. Ontem, confirmando as minhas afirmações o senador mostrou que manda realmente na legenda e admitiu a possibilidade do seu partido se aliar ao prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo (PSD), nas eleições deste ano. Ele confirmou que se reunirá nos próximos dias com vereadores e representantes municipais e estaduais do PSDB para chegar a uma definição. Ora, na tribuna do Senado, o mesmo vive atacando impiedosamente a Presidente Dilma, o ex-presidente Lula e todo o PT e até há poucos dias fazia o mesmo com relação a Luciano Cartaxo, que só recentemente mudou de partido mas não mudou de estilo, já que a simples mudança de siglas ou de letrinhas, não muda ninguém que permanece com as mesmas virtudes e defeitos. No caso de Cartaxo, o mesmo tem a cara, o jeito de andar e até a embocadura dos companheiros petistas e se soubesse executar algum instrumento de sopro, certamente de pronto tocaria a conhecida música ‘Lula lá’, cujo verso o colega e amigo Otavio Sitônio Pinto, jura ser de sua autoria.
TRATOR DE ESTEIRA TRAFEGAVA PELAS VIAS DO BESSA, SEM QUE SEU CONDUTOR SEJA INCOMODADO POR NINGUÉM
Na cidade de João Pessoa tudo é possível, ontem este aprendiz de digitador, trafegava nas primeiras horas da manhã no sentido Aeroclube Shopping Bessa, ali nas proximidades da Imobiliária Araújo, quando percebi um grande trator de esteira escoltado por uma camioneta – que imagino de alguma construtora – se arrastando sobre o asfalto e danificando tudo por onde passava. Tal máquina pelo seu peso e pela esteira deveria ser transportada de um lugar para outro em cima de uma carreta, mas como aqui não temos nenhuma fiscalização pela Prefeitura, com essa sua inútil Guarda Municipal, que, aliás, não se tem sequer um número de telefone para se acionar, telefonei para o 190 da Policia Miliar e a policial que me atendeu anotou a reclamação e quando perguntei se iria adotar providencias, disse que iria falar com o seu superior, ocasião em que disse a tal policial, que se alguém em sã consciência se encontrava danificando todo leito de uma via paga com o dinheiro do contribuinte, no meu ponto de vista a polícia deveria agir, pois estava ocorrendo pelo menos o crime de danos ao patrimônio público. Se a policia agiu, realmente não sei.
LUCAS QUESTIONA VERDADEIRO PROPÓSITO DE RADARES EM JP
A instalação de radares, em João Pessoa, foi tema do pronunciamento do vereador Lucas de Brito (DEM), nesta quarta-feira (17). O parlamentar elencou uma série de problemas como: a falta da apresentação de estudos técnicos de viabilidade dos equipamentos, a demora na padronização dos limites de velocidade e a precária sinalização. Lucas de Brito lembrou que a Resolução 396/2011 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran) determina que a instalação de medidor de velocidade do tipo fixo deve ser realizado mediante estudos técnicos que comprovem a necessidade de controle ou redução do limite de velocidade no local, garantindo-se a visibilidade do equipamento. O vereador ainda denunciou o aumento no número de multas, de competência da Semob. “Se compararmos dois anos da gestão de Luciano Agra com dois anos da gestão de Luciano Cartaxo, houve um aumento de mais de 261,% na arrecadação com multas”, disparou Lucas.Outro problema apontado é a falta da sinalização horizontal, nas vias de João Pessoa. “Como autoriza a Resolução 369/2011, a sinalização é importante para que os motoristas tenham conhecimento da existência da lombada eletrônica e da velocidade máxima permitida, cumprindo-se o propósito pedagógico e de segurança no trânsito em detrimento de objetivos desvirtuados e meramente arrecadatórios”, afirmou o democrata.

TARCISIO MARCELO PEGA TRÊS ANOS DE RECLUSÃO POR DESVIO DE DINHEIRO NA COMPRA DE AMBULÂNCIA

Pouco a pouco as coisas estão mudando em nosso País. A bola da vez agora foi o ex-prefeito de Belém Tarcísio Marcelo, que foi condenado pela Justiça Federal a pena de três anos de reclusão por desvio de recursos na aquisição de uma ambulância. O fato teria ocorrido em 2001 na execução do convênio nº 1194/2000 firmado com o governo federal, no montante de R$ 133.650,00. Consta na denúncia que o preço de aquisição da unidade móvel de saúde foi 44,73% superior ao praticado no mercado, o que indicaria superfaturamento. O ladoi negativo ainda é que as penas são muito brandas para uma irregularidade desse porte, que envolve saúde publica sempre tão carente de recursos.

JOSÉ MARANHÃO ESNOBA SAÍDA DE GERVÁSIO MAIA DA LEGENDA

O presidente Estadual do PMDB, senador José Maranhão, parece que não anda muito preocupado com a saída de Gervásio Maia das fileiras do PMDB, tanto que declarou que aguarda um posicionamento concreto dele para se pronunciar sobre o assunto. Segundo ele, até o momento, as declarações de que o parlamentar deixará o partido para se filiar a outra legenda somente foram dadas à imprensa e não internamente no diretório estadual do PMDB. José Maranhão afirmou que não trabalhará com hipóteses e que também não teme uma debandada de filiados do PMDB neste período. Segundo ele, isso são apenas possibilidades não confirmadas.

O deputado Wellington Roberto (PR-PB), pode ter todos os defeitos, mas não nega ser fiel seguidor e aliado do presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ). No ano passado armou um fuzuê danado nas salas das Comissões e até tentou partir para o desforço físico, sendo contido pela turma do deixa disso. Na terça, para aliviar um pouco a barra de Eduardo Cunha o mesmo pediu vista da representação contra o deputado no Conselho de Ética da Casa, ou seja, mais tempo para analisar o assunto. A solicitação adiou a avaliação do parecer dado pelo relator do caso, o deputado Marcos Rogério (PDT-RO), apresentado pela segunda vez, que opina pela abertura de processo para investigar Cunha. Seria bom que a gente soubesse que mel é esse que Eduardo Cunha oferece, que deixa essa turma tão fã dele assim.

EM JOAO PESSSOA PRAÇA ACOMODA CIRCO

Há cerca de 50 anos o famoso circo tihany se instalou no meio da Praça da Independência e mesmo aquela época, tal fato causou certa polêmica, tanto que depois disso nenhum gestor municipal permitiu que se usasse os logradouros públicos para essa finalidade. Recentemente o mesmo Circo Tyhany retornou a João Pessoa, mas teve que pagar para se acomodar no estacionamento de um supermercado particular. Para surpresa de todos, eis que a atual gestão permitiu que o Circo Os 7 Anões com mais de dez veículos se instalasse no meio da Praça Coronel Bem Hur no Bessa, abrindo perigoso precedente para outros circos e parques de diversões, o que pode levar para aquela área pessoas indesejáveis que ficarão dali do meio do público observando o movimento nas residências, sem falar na poluição sonora que trará aos moradores que moram ali do lado da praça. Como essas temporadas circenses são demoradas o aluguel de um terreno desses é bem salgado e ai logo vem a pergunta: Além da ilegalidade em se ocupar um espaço público, esse dinheiro vai entrar nos cofres públicos? Com a palavra a Curadoria do Meio Ambiente.
PEDRO COUTINHO É CONVIDADO A DEIXAR O PTB

O vereador Pedro Coutinho, vem se reelegendo sucessivas vezes para a Câmara Municipal, graças à força de sua família e o trabalho que foi deixado pelo seu tio-avô Padre José Coutinho, pois até mesmo no Bairro do Roger, onde nasceu e reside a sua genitora, ninguém consegue falar com o mesmo, muito menos na Câmara, onde não pisa desde a primeira gestão de Ricardo Coutinho, quando se aboletou na presidência do Instituto de Previdência da Prefeitura, ou seja, mesmo como vereador durante todo esse tempo, o mesmo não teve nenhuma atuação como parlamentar, optando por conta própria em ser apenas gestor numa repartição municipal. O mesmo se encontra tão agarrado a tal cargo nesse Instituto, que se recusa a seguir orientação do seu partido o PTB, que não deseja aliança com Luciano Cartaxo, tanto que agora acaba de receber um ultimato para deixar a legenda. Perguntinha: Para que serve um vereador eleito quatro vezes seguidas e que opta em nem passar no Parlamento, preferindo ser assessor dos mais diversos prefeitos?

MAJOR FÁBIO NO PTB PODE SER CANDIDATO A PREFEITO
Por falar no PTB quem ingressou na legenda com direito a pompa e circunstância foi o ex-deputado Federal Major Fabio, que era anunciando como provável candidato a vereador por aquela legenda. Dizem porem que o mesmo vai mesmo é disputar a Prefeitura de João pessoa e a historia de que o deputado Wilson Filho seria candidato é pura balela, ou seja, o mesmo estava apenas segurando a cadeira e claro aproveitando generosos espaços na mídia. Há quem diga, porém que na verdade os dirigentes do PTB tentam valorizar a questão para assim conseguirem pelo menos arrumar uma aliança com uma legenda forte e assim apontarem o candidato a vice. Alguém quer apostar? .

MAIS 18 MESES COM AS CARROÇAS NAS NOSSAS RUAS

O vereador Bruno Farias apresentou um projeto de lei aprovado e sancionado pelo Prefeito Luciano Cartaxo proibindo o uso de animais no transporte de cargas trafegando nas ruas João Pessoa. Tal fato foi aplaudido por todos, pois finalmente uma medida para evitar o sofrimento dos animais, bem como uma excelente medida para não atrapalhar ainda mais o confuso trânsito de nossa capital. Como em nosso país sempre se tenta dar um jeitinho em tudo, depois da publicação da referida lei, logo veio o lengalenga de quer os carroceiros tiram seu sustento dai e que tal proibição iria dificultar a vida dos mesmos, ficando o vereador Bruno, de apresentar uma emenda estendo o prazo para dezoito meses adiante, ou seja, nunca mais. Ora, ora, ora, o vereador Bruno Farias, os seus pares que aprovaram o citado projeto, bem como o prefeito Luciano Cartaxo sempre souberam dessas dificuldades de tais profissionais e ai fica a nítida impressão, que propositadamente criaram dificuldades para vender facilidades.
MAIS 18 MESES COM AS CARROÇAS NAS NOSSAS RUAS

Em todo país onde veículos de tração animal foram proibidos o próprio poder publico financiou motocicletas adaptadas com carrocerias e, portanto, antes mesmo da sanção de tal lei, a Prefeitura poderia via Banco Cidadão, ter disponibilizado uma verba para que esses profissionais da reciclagem pudessem adquirir sem atropelos tal veículos. A medida de adiar a aplicação de tal lei vai culminar no seu total esquecimento, ou seja, será mais uma lei que se juntará a centenas de outras e que irá permanecer esquecida nos escaninhos da Câmara e da Prefeitura.

REGINALDO PERDE MAIS UMA NA JUSTIÇA
Por unanimidade, a Segunda Câmara Cível do Tribunal de Justiça da Paraíba, na 3ª Sessão Extraordinária, realizada na data de hoje (18), negou provimento a três agravos internos: dois interpostos por Reginaldo Pereira da Costa, prefeito eleito de Santa Rita, e um pela Câmara Municipal do mesmo Município. Os três recursos foram interpostos em face de decisões monocráticas da lavra do desembargador Abraham Lincoln da Cunha Ramos, Relator dos três recursos. O ex-prefeito Reginaldo Pereira precisa se benzer. Depois que saiu da Prefeitura não ganha uma, mas não desiste nunca..

WILMAR UCHOA FALA SOBRE A RECENTE DECISÃO DO STF E DA OPINIÃO DA OAB, QUE A CRITICOU.
Tudo que o Brasil NÃO precisa neste momento é ser EXCESSIVAMENTE LEGALISTA, PRINCIPALMENTE para com quem diuturnamente pratica crime.A constituição brasileira prevê, nas suas intermináveis linhas, diversos direitos fundamentais tais como: direito à vida, saúde, educação, moradia, lazer, etc e tal.
Mas, Se os constitucionalistas não conseguem fazer valer essa gama de direitos, muitas vezes por culpa EXATAMENTE da IMPUNIDADE, uma vez que não consegue colocar atrás das grades quem ROUBA, MATA, CORROMPE, ESTUPRA, Etc…., então, neste momento tão crítico que passamos, não podemos ficar refém de letras utópicas! Afinal, o cumprimento de uma sentença, já confirmado em segunda instância, não pude ser mais “vulnerável” do que uma prisão preventiva ou temporária, que não são contestadas tanto pelos “legalistas, e mais: Com início da privação da liberdade, nesses casos, os dias já abatem no tempo da condenação, além de prestigiar mais as decisões judiciais de primeiro e segundo grau, que, ainda hoje, só servem de uso para protelações. Do jeito que estava caminhando a justiça, o Brasil teria dois tipos de advogados: Os que atuam em primeiro e segundo grau, que se tornaram meros “despachantes”, e os que atuam nos tribunais superiores, que passaram a ser os verdadeiros advogados, pois são nas mãos deles que estarão sempre a última petição .

WALMIR UCHOA FALA DE NOSSA MATA ATLÂNTICA QUE NÃO PODE SER UTILIZADA PELA POPULAÇÃO
Walmir Uchoa Pessoa tem um belíssimo VERDE NATURAL, se dependesse dos seus gestores públicos, aqui, viraria um deserto. Mas, mesmo assim, não sabe aproveitar essa rara beleza dada por Deus e ainda conservada aqui. São mais de 600 ha de mata atlântica, no centro da cidade, mas infrutífera para seus habitantes. Uma mata fechada onde ninguém pode usufruir e apreciar o seu interno. São políticas errôneas, incompetentes que não sabe unir o útil e o agradável. Se essa floresta tropical existisse em outra qualquer cidade do Brasil, além de ser apreciada pelo Brasil afora, este município FATURARIA alto com o turismo ecológico. Somos despreparados, limitados e politiqueiros, nada mais!. Lastimável!!.

Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas, do livro: Invenções e descobertas em estilo cordel:
‘A LENTE DE ÓCULOS foi pelos egípcios criada, dois mil e quinhentos anos na existência passada, daqueles séculos atrás .’

Esta coluna é publicado no http.www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais.