Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)


CÁSSIO CUNHA LIMA E O NEPOTISMO
Há algum tempo o senador Cássio Cunha Lima foi acusado de empregar no seu gabinete alguns figurões da vida publica dentre eles alguns ricaços ligados aos seus suplentes. O seu filho Pedro, decidiu empregar no seu gabinete em Brasília, duas figuras conhecidas na classe política paraibana e que ficaram sem mandato em 2015: os ex-deputados Ruy Carneiro que é presidente do PSDB da Paraíba e Iraê Lucena (PSDB). Desta feita o Ministério Público Federal encaminhou recomendação aos senadores Cássio Cunha Lima (PSDB-PB), Telmário Mota (PDT-RR), e Flexa Ribeiro (PSDB-PA) para que demitam parentes de 4º grau que ocupam cargos de confiança em seus gabinetes. Nos documentos, a procuradora reconhece que a Súmula 13 do Supremo Tribunal Federal (STF), que trata de nepotismo, veta a contratação de parentes de até 3º grau em órgãos públicos. No entanto, ela argumenta que a contratação de familiares mais distantes em grau de parentesco também viola os princípios constitucionais da “moralidade, impessoalidade e eficiência” na administração pública. No caso de Cássio Cunha Lima, o Ministério Público Federal requer a demissão do chefe de gabinete do parlamentar, Flávio Romero Moura da Cunha Lima, parente de 4º grau. O senador informou, por meio de sua assessoria de imprensa, que “não concorda”, mas “irá acatar a sugestão do Ministério Público” de demitir o funcionário. A família Cunha Lima adora empregar pessoas, desde que seja no serviço público e com o dinheiro do contribuinte.

CÉLIO ALVES: NA GESTÃO DE CÁSSIO 5 MIL SERVIDORES FORAM DEMITIDOS E CONSTRUTORES TIVERAM QUE SE ACORRENTAR DEFRONTE A SUPLAN PARA RECEBER OS SEUS CRÉDITOS

O secretário de Comunicação do Estado, Luis Torres, comentou em entrevista ao Sistema Arapuan de Comunicação, nesta quarta-feira (20), que “estão” tentando politizar a decisão do governador do Estado, Ricardo Coutinho (PSB), de criar uma Câmara de Conciliação para revisar contratos com fornecedores. “É um interesse nem um pouco sensato e mais político de querer questionar esse instrumento criado pelo Estado. Estamos fazendo um chamamento espontâneo. É chamado de conciliação para os fornecedores e empresários para dialogar e tentar chegar a um acordo e consenso com base na necessidade real de redução e enxugamento dos gastos do Estado para fins de cumprimento dos seus compromissos”, disse. Já o secretário executivo Célio Alves “Calote? No seu governo, senador, construtores se acorrentaram na frente da Suplan porque não recebiam o que lhes era devido. No seu governo, em 2007, 5 mil servidores foram demitidos de uma só vez, obras foram paralisadas e o pagamento dos fornecedores foram suspensos. E olhe que, no ano anterior, a economia do país crescera 2,9%.

SE FOR CANDIDATO, CHARLINTON VAI CENTRAR FOGO EM LUCIANO CARTAXO
O presidente do PT Charlinton Machado, diz que se entrar na disputa para prefeito não irá apenas fazer figuração, já tem até discurso pronto para os embates. O mesmo parece que pretende centrar fogo no ex-companheiro petista Luciano Cartaxo, tanto que já avisa que vai cobrar o abandono do Centro Histórico, que na sua visão estaria entregue as traças, A mobilidade urbana e outas cobranças que pretende fazer. De nossa parte poderia propor a Charlinton incluir o Projeto Moradouro, a continuação da reforma do Mercado Central, os famosos BRTs que não saíram do papel, o Hospital da Mulher, o Museu da Cidade, a arena de eventos no Varadouro, a revitalização reforma nos Bairros José e Porto do Capim, reforma e revitalização da Saturnino de Brito e da Balaustrada das Trincheiras, quatro ruas sem pavimentos e quase a totalidade de nossas praças destruídas, correção da altura das pontoes da Beira Rio e da que divide Mangabeira e Valentina.

A REFORMA DA LAGOA E A DESCARACTERIZAÇÃO DO PROJETO ORIGINAL

Um antenado amigo da coluna mandou uma foto sobre as paradas de ônibus que estão sendo colocadas na Lagoa E que fogem inteiramente daquelas apresentadas pelo Prefeito Luciano Cartaxo, quando da apresentação do projeto da interminável obra daquele logradouro. Se cada item for sendo modificado de acordo com a vontade do prefeito e do dinheiro disponível em caixa, quando finalmente acontecer a esperada inauguração não restará nada do projeto original.

MORADORES DO BESSA, JARDIM OCEANIA E AEROCLUBE SE REÚNEM HOJE COM O SECRETÁRIO JOÃO AZEVEDO, VISANDO O PASSEIO E CICLOVIA DO BESSA.

Cansados de esperarem pelo Prefeito Luciano Cartaxo, que já no seu último ano de mandato não fez absolutamente nada por esses três bairros, Bessa, Jardim Oceania e Aeroclube os seus moradores, cerca de 70 mil moradores, um grupo se reúne hoje às 14 horas no Colégio Exata, que fica nas proximidades do Residencial Valparaiso. Os moradores lamentam que nem mesmo o Parque Parahyba aprovado em duas Plenárias da Prefeitura ou mesmo o Passeio da orla do Bessa prometido por ele próprio Cartaxo tenham saído do papel e por isso vão recorrer ao Governo do Estado na pessoa do secretário de Infraestrutura João Azevedo, que já prometeu presença na citada reunião. O presidente da Associação do Jardim Oceania Valério Bronzeado solicita a presença dos moradores dos bairros citados.
VENEZIANO DIZ QUE ROMERO RODRIGUES AUMENTOU O PROPRIO SALÁRIO E MASSACRA OS SERVIDORES

Em entrevista ao programa Rádio Verdade, da Arapuan FM o pré-candidato à prefeitura de Campina Grande, Veneziano Vital do Rêgo (PMSB), andou reprovando a administração do prefeito Romero Rodrigues (PSDB) pois na sua visão mesmo durante a crise financeira enfrentada no país, o mesmo reajustou o próprio salário.
“Ele duplicou o próprio pagamento para depois dizer que vai diminuir em 20%, 30%. Enquanto isso, existem servidores que não receberam ainda”, denunciou. O ex-prefeito afirmou que é necessário utilizar a criatividade para driblar as limitações durante a crise. Ele ainda contou que a gestão do PSDB criou um “clientelismo” na Rainha da Borborema. “O descaso em Campina Grande é por pura incompetência, má gestão dessa administração. Vez por outra a gente toma conhecimento de pessoas que foram exoneradas e, quando você vai ver, era alguém que iria me apoiar”, disse.

HUGO MOTA MAIS UM DEPUTADO NA TROPA DE CHOQUE DE EDUARDO CUNHA

Depois de Manoel Junior e Wellington Roberto se descobre mais um parlamentar que seque a cartilha de Eduardo Cunha. Respaldado por ele Eduardo Cunha, o deputado Hugo Mota concorrerá à liderança do PMDB na Câmara dos Deputados. Além dele, já confirmaram que vão disputar o cargo o atual líder, deputado Leonardo Picciani (RJ), e o deputado Leonardo Quintão (MG), que tem apoio de parte da ala dissidente do PMDB. Havia informação desde esta terça-feira (19) que, em uma estratégia para enfraquecer a candidatura à reeleição de Picciani, o presidente da Câmara, Eduardo Cunha (PMDB-RJ), e a ala do partido crítica ao governo Dilma Rousseff trabalhavam para que ao menos três candidatos disputassem a liderança do partido nas eleições internas marcadas para o dia 17 de fevereiro. O plano foi discutido na tarde de ontem entre Cunha e os deputados do PMDB Lúcio Vieira Lima (BA), Osmar Terra (RS), e Lelo Coimbra (ES), porta-vozes da ala do partido que defende o afastamento do PMDB do governo.

NA POLÍTICA SÓ FALTA MNESMO BOI VOAR. QUE TAL A UNIÃO DA FAMILIA PAULINO COM OS TOSCANO?

Dizem que na política só falta mesmo boi voar. Na Paraíba tal já pode acontecer, pois já dizem por ai que na cidade de Guarabira a família Paulino e Toscano que são muito mais do que adversários, podendo-se dizer que são verdadeiramente inimigos, pois passaram a vida inteira se digladiando, podem se unir em outubro próximo. A informação é de que pode surgir uma união entre o ex-governador Roberto Paulino (PMDB) e o prefeito de Guarabira Zenóbio Toscano (PSDB. Quem se manifestou sobre o assunto foi o secretário Executivo da Comunicação e pré-candidato pelo PSB Célio Alves, que não vê com surpresa a possibilidade das duas forças marcharem no mesmo palanque no próximo embate eleitoral. “O ex-governador nega de forma peremptória essa aproximação, mas as palavras dele não correspondem à realidade. No dia a dia as pessoas vêem um comportamento completamente diferente. O deputado Raniery é cotado para liderar a bancada de oposição na Assembleia e conta com o apoio da deputada Camila Toscano. Isso imaginado a dez anos, seria como a coisa mais absurda que pudesse existir na face da terra. Coisas desse tipo e fatos mais corroboram para essa crença comum que existe em Guarabira hoje. Resta saber se os eleitores de Guarabira~irão engolir esse abacaxi com talo e tudo.

MAIS UM CAÓ DA CAOA

Só faltava mesmo essa, se descobrir que o bilionário paraibano Carlos Alberto de Oliveira, proprietário da montadora de veículos Caoa, não tem uma simples conta corrente em banco. O mesmo disse em depoimento à Polícia Federal que guardava R$ 2,5 milhões em dinheiro vivo em sua casa por não ter nenhuma conta bancária em seu nome. O dinheiro foi apreendido em outubro passado. O empresário é investigado na Operação Acrônimo. A investigação apura suposta compra de portarias do governo federal que concederam incentivos fiscais à sua empresa, que fabrica modelos Hyundai no Brasil. Os benefícios foram concedidos na gestão do ex-ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior Mauro Borges, que sucedeu no cargo o atual governador de Minas, Fernando Pimentel (PT).Os R$ 2,5 milhões estavam num dos endereços de Carlos Alberto em São Paulo, parte acondicionada em sacos plásticos. No depoimento, ele não esclareceu porque não tem conta bancária.

SERGIO DA SAC NOVAMENTE REJEITADO

Esta semana Felipe Leitão e Sérgio da Sac, anunciaram que estavam deixando o Partido da Solidariedade, por não concordarem com as atitudes do seu presidente regional Benjamim Maranhão, que administra a legenda como se fosse uma propriedade particular. Acontece que Sérgio da Sac dias desses foi escorraçado do PSL de Tião Gomes que convidou o mesmo a deixar a legenda e agora ele ao anunciar que foi convidado a ingressar no do PR do B é desmentido categoricamente pela direção da legenda. Pelo visto Sérgio da Sac rejeitado que só filhote de gambá, por falta de filiação corre o risco até de nem disputar o pleito em outubro.

DEPOIS DO SINDFISCO AGORA É A VEZ DOS PROFESSORES FALAREM EM PARALISAÇÃO
Depois do Sindifisco, que já ameaça paralização até o final deste mês, agora quem também fala em greve é o sindicalista Antônio Arruda. Ele informa que os professores da rede estadual iniciam campanha salarial no dia 18 de fevereiro, às 14h00, com manifestação em frente ao Lyceu Paraibano e tudo em razão do reajuste salarial que deveria acontecer agora no mês de janeiro data base instituída pelo próprio governador Ricardo Coutinho, que agora alega queda na receita para assim adiar o esperado reajuste. Vai ver que ele e os outros governadores pensam em copiar Dilma Rousseff que jogou o reajuste dos federais para o mês de agosto.

QUEM VAI PAGAR PELOS DESMANDOS E A INCOMPETÊNCIA DO PT E SEUS ALIADOS? – AMÉRICO GOMES DE ALMEIDA

O Brasil surfou na riqueza causada pelo alto preço das commodities minerais e agrícolas. Puxados pela China, os preços geravam um excedente em dólar que aliviava o governo de qualquer temor. Lula era o presidente, mas ao invés de aproveitar a maré boa para implementar reformas e levar o país a um bom porto, preferiu roubar, construindo gangues partidárias e familiares que devastaram as estatais e o BNDES. Porto em Cuba, obras no mundo inteiro e muito dinheiro desviado. Quando chegou a tempestade, a nau Brasil foi jogada contra os rochedos da crise de forma avassaladora. Quem vai pagar pelos desmandos e a incompetência do PT e seus aliados? O mesmo povo que pagou a crise de 1929, o plano cruzado de Sarney e o ajuste de Collor. Pedro Manoel Macedo Marinho, você tem algum plano que impeça Albergio Gomes Medeiros de reclamar tantos dos petralhas?

ESSE PT CONSEGUIU SER SUPERLATIVO EM TUDO, BATEU TODOS OS RECORDES – ALBERGIO GOMES MEDEIROS

Enchi. Não farei tão cedo postagens nem comentários sobre o tema dessa. Já enfarou. Esse povo já deu; passa da hora da inumação política, levando juntamente os defensores, eleitores e correligionários, e que vão para os “quintos dos infernos”, local apropriado para o modelo de política-partidária que essa súcia é pós-doutora. E tem mais: sabem por que o governo está encurralado sem possibilidade alguma de mudar o cenário, sequer minimamente? Porque não tem nenhum plano, nunca teve e o pouco que fez por si próprio não passou do óbvio ululante, de complexidade juvenil e típica do senso comum. Quando existem cabeças pensantes (com consistência intelectual) fato inexistente nos últimos treze anos nesse governo “lulopetista”, existe planejamento e “planos A. B, C” de modo que cogitam alternativas, apresentam trilhas com mudanças de rumos e-ou correções, enfim, opções. Sabem quantas vezes esse atual governo apresentará alguma medida confiável, algum plano consistente? Nunca, pois não se extraí leite de pedra. Esse maldito partido e povo conseguiu ser superlativo em tudo. bateu todos os recordes.
CHUVA…CHUVA…CHUVA…- LOURDINHA LUNA

Querida prima Jane: QUE bom abrir o computador e ser surpreendida por sua bela crônica em agradecimento ao SENHOR pela benesse de chuvas promissoras, que antecedem um bom inverno para os paraibanos. ELE é FORÇA, PODER e GLORIA. Testou seu povo com 3 anos com “seca-verde” que nada produziu e hoje oferece ao campo um começo de estação que acena com água e grãos que evitarão a maior catástrofe que pode acontecer a um ser humano: morrer de sede e fome, na terra de Canaã. O EL NIÑO que mostrava enfraquecimento, resfriou as águas do Pacifico, e se continuar no clima de passividade de sua superfície não há duvida que o ano será benfazejo.

Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas, do livro: Invenções e descobertas em estilo cordel:

‘Os Etruscos foi quem inventaram a DENTADURA, pois na odontologia esse povo teve altura, fizeram dentes postiços para uso, pra serviços, para arte e pra cultura.’
Esta coluna é publicado no http.www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais.