Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

O VEXAME DE QUATRO DOS NOSSOS DEPUTADOS, NA VOTAÇÃO DO PROCESSO DE EDUARDO CUNHA

Foi um verdadeiro vexame ver os deputados Manoel Junior, Wellington Roberto, Hugo Mota e Benjamim Maranhão defendendo desesperadamente o presidente da Câmara Federal Eduardo Cunha, acusado de ladroagem e de esconder dinheiro no exterior. A defesa deles foi tão fervorosa que receberam da imprensa sulista o apelido de ‘Mosqueteiros de Cunha’. O eleitorado paraibano precisa tomar conhecimento do papelão feito por três deputados paraibanos, esta semana em Brasília, durante a reunião do Conselho de Ética que julga a admissibilidade do processo contra o deputado Eduardo Cunha. Manoel Júnior, Hugo Motta e Wellington Roberto fizeram de tudo e mais um pouco para livrar a cara do presidente da Câmara, defenderam o homem com um ardor tão patriótico que ganharam manchetes nos principais portais, blogs e jornais do país.

O VEXAME DE QUATRO DOS NOSSOS DEPUTADOS, NA VOTAÇÃO DO PROCESSO DE EDUARDO CUNHA II

Manoel Júnior chegou ao ponto de pedir ao presidente do Conselho, José Carlos Aleluia, o impedimento da deputada Eliziane Gama, da Rede, alegando que a sigla entrou com a representação contra Cunha e por isso estaria impedida de participar da votação. O presidente do Conselho não aceitou a ponderação do paraibano, que funcionou mais como advogado de Eduardo Cunha do que como um parlamentar. O outro conterrâneo, Wellington Roberto, apresentou um voto em separado. Manoel Junior que se diz pré-candidato a prefeito de nossa capital há cerca de um mês, tão empolgado estava no aniversário de Cunha numa casa noturna de Brasília, que se levantou e foi cantar uma conhecida canção para o seu adorado presidente. Qual será o mel que tem Eduardo Cunha que cativa e escraviza tanta gente.

A COISA ANDA FEIA NO CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS DO BAIRRO DA TORRE
Uma amiga desta coluna nos informa, que a coisa não anda nada boa para os lados do CEO (CENTRO DE ESPECIALIDADES ODONTOLÓGICAS) da Torre, local do antigo Dispensário. Essa amiga como fez praticamente a vida inteira, pois ali sempre foi oferecido um serviço de qualidade, procurou aquele estabelecimento de saúde para tirar uma radiografia e, saiu dali indignada ao ser informada de que estaria está faltando película radiográfica, material altamente essencial para fins de diagnóstico E prejudicando as especialidades odontológica como Endodontia Cirurgia Radiologia.. Logo vem a inevitável pergunta: Como é que pode uma gestão se vangloriar que está praticando uma saúde de primeiro mundo e faltar películas radiográficas para radiografias? Lá mesmo tal pessoa foi informada que a diretora daquela unidade de saúde só parece lá eventualmente. Com a situação assim tão ruim, deve ser por isso que a Prefeitura andou distribuindo um inusitado convite aos profissionais da saúde, para que comparecessem ontem a Sede da Secretaria de Saúde, para que ali pudessem receber as bênçãos do Padre Manoel Marques, Capelão do Hospital Santa Isabel. Pelo visto só mesmo com reza braba.
WILSON FILHO SE DIZ A TERCEIRA VIA NO PLEITO DE JOÃO PESSOA

Wilson Filho (PTB) concedeu nesta semana entrevista exclusiva ao PB Agora e dentre outras coisas, falou sobre o pleito na capital em 2016, se dizendo bastante entusiasmado com o cenário eleitoral na Capital paraibana. O jovem deputado federal Wilson Filho, quer acabar com a disputa entre o PSB e PSDB e já lança a sua pré-candidatura como uma 3ª via no embate eleitoral. Wilson Filho que pré-candidato pelo PTB (Partido Trabalhista Brasileiro), informou que de mansinho vem realizando plenárias para conhecer os problemas dos bairros de João Pessoa. Ao final de sua entrevista o mesmo disse que uma nova força pode destronar os palanques tradicionais, compostos por caciques e padrinhos políticos. Wilson Filho só esqueceu que ele também pertence a essas mesmas oligarquias politicas e já se elegeu na sombra do pai um político com uma longa estrada.
GOVERNADOR NOMEIA POLICIAIS E ENTREGA EQUIPAMENTOS
O governador Ricardo Coutinho presidiu, nesta quarta-feira (2), a solenidade de formatura de 298 novos soldados da Polícia Militar da Paraíba, de um total de 520 formandos no Estado. Na cerimônia realizada no Centro de Educação da Polícia Militar, em João Pessoa, ele também assinou a prorrogação do Concurso Público para Formação de Soldados, entregou 15 vans para policiamento solidário móvel, 74 motos, quatro caminhonetas, armamentos e 1.000 coletes balísticos. Na próxima sexta-feira (11), acontece a formatura de mais 107 policiais que concluíram o curso em Campina Grande.

HERVÁZIO DIZ QUE CÁSSIO ‘PLANTA’ FOFOCAS NA IMPRENSA
O líder do governo na Assembleia Legislativa, Hervázio Bezerra (PSB), entrou naquela fase do bateu levou, ou seja, não deixa absolutamente nada sem a devida resposta. Ao tomar conhecimento de que o senador Cássio Cunha Lima, teria insinuado que Ricardo Coutinho iria nomear a vice-governadora Lígia Feliciano para o Tribunal de Contas dos Municípios, foi logo repudiando as declarações do senador dizendo, que o tucano tenta plantar “fofocas” no estado. “É lamentável e irresponsável jogar uma fofoca no ar e ver se cola. A oposição quer o debate da fofoca, da intriga. Em que contribui esse debate de dizer que Lígia foi convidada para ser conselheira de algo que não existe. O ônus da prova cabe a quem acusa”, declarou.
CÁSSIO QUER A CONTINUIDADE DE PARENTES NA PREFEITURA DE CAMPINA E O FILHO PEDRO NA PREFEITURA DE JOÃO PESSOA

Por falar em Cássio, o mesmo alegando que em time que está ganhando não se mexe, vem defendendo a manutenção da chapa Romero Rodrigues e Ronaldo Cunha Lima Filho, ambos do PSDB, para a disputa pela reeleição na Rainha da Borborema. Tal noticia foi mal digerida por muitos políticos que apostavam numa chapa para 2016 composta por outras legendas, como por exemplo, entrando como vice Ivonete Ludgério (PSD) que era uma das cotadas para ocupar o lugar de Ronaldinho e abrir espaço para uma nova legenda comandar a cidade, em caso de licença do titular, que certamente irá ao final do mandato se licenciar para disputar um novo mandato. Danado que Cássio além dos três primos deputados estaduais, dois Conselheiros no Tribunal de Contas, deseja que continuem os dois parentes na Prefeitura de Campina Grande e ainda tenta emplacar o filho Pedro Cunha Lima como prefeito de nossa capital, mesmo que ele comprovadamente não conheça sequer um único bairro em João Pessoa. Assim é dose.

VEREADOR BRUNO FARIAS DAR NOTA SEIS PARA RICARDO COUTINHO E CARTAXO E NOTA OITO PARA JOÃO AZEVEDO
Esta semana o vereador Bruno Farias (PPS), numa entrevista num programa radiofônico de nossa cidade, ao ser convidado a dar nota aos nossos gestores, deu nota 6 para Luciano Cartaxo e também para Ricardo Coutinho. Ao ser questionado sobre o super secretário João Azevedo, provável candidato do PSB a prefeito da capital, não se fez de rogado e deu nota 10 ao homem e 8 ao gestor, explicando que não dava mais em razão da existência de muitas demandas reprimidas. “Se eu fosse estabelecer uma nota para o cidadão João Azevedo seria uma nota 10, pela grandeza, pela educação, pela humanidade e, sobretudo, pela atenção com as pessoas”, disse Bruno Farias.

AMBULANTES TOMAM A  FRENTE E LATERAL DA SANTA CASA DE MISERICÓRDIA

Há registros de que a Igreja da Santa Casa de Misericórdia da Paraíba, datados do ano de 1589, na obra “Novo Orbe Seráfico” de autoria do Frei Antônio Maria de Jaboatão e do ano de 1595 na ata da “Visitação do Santo Ofício”. Ontem por acaso passei por ai e verifiquei defronte a igreja que já tem mais de três séculos, dois agentes da Sedurb conversando e também ali diversos ambulantes tomando toda parte frontal e lateral da igreja, impedindo que o turista possa tirar alguma fotografia do importante local. Ainda tentei registar o fato fotografando os ambulantes e os displicentes agentes, mas fui desestimulado pela cara feia daqueles que seriam fotografados, ou seja, qualquer turista que tentar uma foto ai corre o risco até mesmo de ser agredido, pois pode ser confundido com um jornalista ou algum cidadão insatisfeito com a inexplicável invasão do histórico local.

A PROLIFERAÇÃO DAS CLINICAS POPULARES, DEMONSTRAM A FALÊNCIA DA SAÚDE PÚBLICA.
Por falar em saúde, ontem conclui de forma definitiva que o SUS – Sistema Único de Saúde literalmente faliu. Trafegando pelo Bairro de Jaguaribe verifiquei ali naquela via onde fica o Colégio Estadual do ABC a existência de cinco policlínicas num espaço de cerca de 200 metros, oferecendo preços populares para as maias diversas especialidades e todas elas lotadas de populares. Essas policlínicas, além da Paraíba estão se proliferando por todo o Brasil e servem aquelas pessoas que não aguentam mais o SUS e que não podem arcar com as despesas de um um plano de saúde.

MAIS UM DEPUTADO DOENTE NA NOSSA ASSEMBLEIA

Tenho comentado aqui que a nossa Assembleia até parece um hospital com tantos parlamentares sempre doentes. Desta feita o doente da vez é o deputado João Henrique (DEM), vice-presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba (ALPB), que precisou tirar uma licença de 124 dias de suas atividades, exatamente quando o suplemente Artur Cunha Lima iria deixar a titularidade do mandato. João Henrique protocolou nesta quarta-feira (2), um pedido de licença médica de 124 dias. De acordo com o atestado médico anexado ao pedido de licença, o parlamentar de 73 anos, que é portador de diabetes, será submetido a facectomia no olho direito, procedimento cirúrgico que consiste na extração do cristalino doente e posterior colocação de uma lente artificial no lugar, que será realizado devido ao paciente possuir catarata nuclear, associada a retinopatia diabética. Como tem poder financeiro, ou seja, grana farta vai se operar no Estado de São Paulo, mesmo tendo aqui na nossa Paraíba excelentes oftalmologistas.

A NOSSA CAPENGA EXPLORAÇÃO TURÍSTICA

Enquanto nas orlas das cidades brasileiras as atrações turísticas, bem como os serviços aumentam a cada dia, aqui em João Pessoa ocorre exatamente o inverso. Primeiro na gestão de Ricardo Coutinho, foram retiradas todas as barracas que existiam na Praia de Manaíra, deixando apenas o Bar e Restaurante Bahamas, num estranho e suspeito protecionismo. Na mesma época, foram retirados também outros bares da orla, tais como a Espanhola e os bares do Pau Mole e Pau Duro. O ano passado a Gerencia do Patrimônio da União retirou todos os Bares do Bessa e Intermares, inclusive o famoso Bar do Surfista, coincidentemente beneficiando os grandes restaurantes que adquiriram grandes áreas e se instalaram ali no lado esquerdo da via.

A NOSSA CAPENGA EXPLORAÇÃO TURÍSTICA II

Ainda na Praia do Bessa, alguns moradores alegando pseuda proteção a vegetação marinha e a desova de tartarugas, tentam a todo custo proibir que se construa ali uma simples ciclovia, se tornando esse pequeno grupo, praticamente proprietários de uma área do nosso litoral, que começa ali nas proximidades do Mag Shopping e vai até o Iate Clube. Recentemente para surpresa de todos, foi ordenada a retirada de todos os bares da Jacaré, sob a alegação que estavam prejudicando o meio ambiente, causando prejuízo a nossa maior atração turística. Já esta semana, também alegando prejuízo ao meio ambiente o MPF Federal junto com outros órgãos, disciplinou o acesso ao Parque Marinho Areia Dourada, cujas normas praticamente inviabilizou a visitação turística aquela área do nosso litoral, sendo as razões apresentadas categoricamente desmentidas pelo Comodoro do Iate Clube. Deve ser exatamente por essas normas e estranhos disciplinamento, que a Paraíba ocupa hoje o último lugar no quesito relativo a visita de turistas no Nordeste. Ontem fiz questão de visitar o que restou depois da derrubada dos bares de Jacaré e tive a impressão de terra arrasada e abandonada, esperando um projeto que envolve milhões e que com toda certeza jamais se realizará. Republicado por incorreção.

FORA TODOS OS CORRUPTOS E CORRUPTORES – RODRIGO MARINHO
O filho Rodrigo Marinho, aproveitando espaço na sua agenda como vice-presidente do Sindicato dos Policiais Civis do Estado de Rondônia, gosta de se manifestar nas redes sociais, naquilo que entende ser o justo e correto para a nossa sociedade. Rodrigo a partir deste ponto; ‘Estou comemorando o acolhimento do processo de impeachment. Porém temos que pensar como está a política brasileira. O tal pedido só foi aceito porque o PT resolveu votar a favor da admissibilidade do processo do único homem que poderia acolher o pedido do processo de impedimento contra a Presidente da República. Nossa democracia está longe de uma VERDADEIRA DEMOCRACIA. Essa barganha, estabelecida, descaradamente é vergonhosa. Será que o mesmo teria acolhido o referido pedido, se o PT votasse a seu favor? Não existe, portanto, nenhum motivo para transformar Eduardo Cunha em herói nacional, o qual APENAS cumpriu o desejo popular, por motivos meramente pessoais. Fora todos os corruptos e corruptores. Precisamos evoluir. É vergonhoso para um País, cuja República nova, uma vez que conta com apenas 5 (cinco) presidentes eleitos, por meio do voto direto, ocorrer 2 ( dois) processos de impeachment. Fora todos aqueles que entram na política para se locupletarem. É exatamente por este ideal que deve ser a luta dos homens livres e de bons costumes. ’

ALBERGIO GOMES MEDEIROS – FALA DA MAIOR CORRUPÇÃO DO PERÍODO REPUBLICANO

Confesso que não imaginei que o Congresso Nacional chegasse a se apequenar como fê-lo, tornando-se cúmplice de um “equivocozinho” de uma estimativa inicial de R$ 55,3 bilhões como superávit primário para um déficit de R$ 119,9 bilhões. Foi um “erro” grotesco, injustificável de tal monta que nem mesmo um aprendiz incorreria. Três vezes menor, somente! Aliás, o legado “lulopetismo” será hiperbólico em tudo, como nunca antes, especialmente sob o aspecto nefasto: maior corrupção do período republicano; maior quadrilha; o mais incompetente; menor popularidade; menor índice de aprovação; maiores taxas de juros; dentre outras.

E O PAPEL DA OAB NESSE EPISÓDIO DO IMPEACHMENT? QUE VERGONHA PARA OS NOBRES ADVOGADOS DESSE PAÍS – GESSI TABORDA
.

Gessi Taborda é um respeitado jornalista no Estado de Rondônia e atuante defensor da legalidade, utilizando também as redes sociais. Como se trata de um amigo que conquistei na quase três décadas que trabalhei naquele querido Estado brasileiro, tomei a liberdade de resgatar no Face sua indignação com a OAB . Gessi Taborda a partir deste ponto; ‘O fato é que a repercussão foi a pior possível e a imagem da OAB está completamente desgastada pelo servilismo que seus dirigentes demonstram ao PT. O argumento contra o impeachment foi a circunstância de que as pedaladas ocorreram no mandato anterior, uma justificativa amoral, que o ministro Teori Zavascki já demoliu, com declarações irrefutáveis. Depois que passou a existir reeleição, essa norma de “mandato anterior” caiu de madura, a verdade é esta. Tenho saudades da antiga e libertária OAB, que defendia os interesses nacionais, fazendo dobradinha com a ABI.’

Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas, do livro: Invenções e descobertas em estilo cordel:
‘Foi há mais de três mil anos que o CHOCALHO foi criado pelo povo do Egito, para ser utilizado como instrumento de aviso, como um barulho de guizo, de som agudo, afinado.

Esta coluna é publicado no http.www.blogdopedromarinho.com e em quatro portais.