MANOEL JUNIOR É ACUSADO DE PROTEGER EDUARDO CUNHA MANOEL
Dia desses apareceu um vídeo do deputado Manoel Junior acompanhado de orquestra e tudo cantando no aniversário de Eduardo Cunha em chique estabelecimento de festas em Brasília. Ontem o mesmo como relator do projeto 2660, foi acusado de inserir um parágrafo livrando a cara de todo que têm conta secreta no exterior de supostos crimes como evasão de divisas e ocultação de bens. O projeto original já tina esse parágrafo, mas a presidente Dilma mandou excluí-lo, tendo Manoel Junior colocado de volta tal parágrafo no relatório final. O fato fez o clima esquentar na reunião da Comissão, quando o deputado Silvio Costa disse que se tratava de uma gambiarra do compadrio para proteger Eduardo Cunha e já apelidou a mudança de ‘Parágrafo Cunha’. Manoel Junior tem que ter cuidado na sua conduta pessoal e parlamentar, pois assim tentando proteger eventuais criminosos, vai terminar confirmando o que disse recentemente a seu respeito, o ex-governador e ministro Ciro Gomes que publicamente o classificou como ‘Picareta desde nascença’.
CÍCERO LUCENA SE DIZ APOSENTADO DA VIDA PÚBLICA
Resistindo aos constantes assédios do seu partido o PSDB o tucano Cícero Lucena agora foi abordado pelo senador José Maranhão o convidando para se filiar ao PMDB, tendo ele Cícero reafirmado que definitivamente se aposentou de política e que não concorrerá mais a nenhum cargo eletivo. É bom mesmo que seja assim, pois escorado na família Cunha Lima o mesmo já foi de prefeito, vice-governador, governador e senador e ainda emplacou a esposa como vice-governadora do Estado na gestão de Cássio Cunha Lima. A política da Paraíba necessita de novos ares e novas caras, acabando assim com essas oligarquias que em nada têm contribuído para o nosso Estado, hoje ainda um dos mais atrasados da nossa República.
PEDRO CUNHA LIMA VAI ESTUDAR NA EUROPA
Por falar em oligarquia o deputado Pedro Cunha Lima alegando necessitar de um tempo para concluir o seu mestrado na Universidade de Coimbra – Portugal, iniciado no primeiro semestre do ano passado, irá tirar licença da Câmara Federal, abrindo vaga para o primeiro suplente Marcondes Gadelha que voltou a se candidatar a deputado, em razão do seu filho Leonardo Gadelha ter embarcado numa aventura de ser candidato a vice-presidente da Republica, tendo ele Marcondes pensado em assegurar a vaga que julga ser um feudo da família. Mas isso é outro assunto. O fato que se Pedro Cunha lima tinha tal intenção ima eu se tinha tal intenção e mesmo assim se candidatou, sem nenhum mérito pessoal, apenas atrelado apenas aos votos da sua oligarquia, penso que ludibriou a todos aqueles que votaram nele. Coisas da nossa Paraíba, que continua em pleno Século XXI convivendo e aceitando essas condutas. A propósito, o antenado jornalista José Marcos Marinho no seu blog falando a respeito de tal licença informou que Pedro segue à risca o histórico de vida parlamentar do pai, Cássio Cunha Lima, que jamais completou um único mandato, ofertado pelo povo paraibano.
MAIS UMA LICENÇA NA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA
Por falar em oligarquia, um outro membro da família Cunha Lima , pediu afastamento do mandato. Quem se afastou da Assembleia Legislativa foi Bruno Cunha Lima. O mesmo irá se submeter a um procedimento cirúrgico num dos hospitais da capital pernambucana e o afastamento será por um período de 20 dias. Com isso, a vereadora e suplente de deputado Eliza Virgínia (PSDB) não poderá assumir a titularidade. A volta de Bruno Cunha Lima acontecerá antes do recesso parlamentar do final do ano. Hoje vários suplentes estão no exercício do mandato, a exemplo de Hervázio Bezerra (PSB), Antônio Mineral (PSDB), Jullys Roberto (PEN), Emano Santos (PTC), Olenka Maranhão (PMDB), Artur Cunha Lima Filho (PRTB) e Charles Camaraense (PSL).
A FLEXIBILIZAÇÃO DO DESARMAMENTO
Aqui sempre defendemos um reexame da questão do desarmamento, pois a questão foi tão exagerada que até mesmo os policiais aposentados com toda experiência adquirida ao longo da carreira, ficaram proibidos de usarem arma de fogo, como se os inimigos obtidos na profissão, tivessem se aposentado junto com ele o policial. A concessão do porte de arma para o cidadão se faz urgente, pois o mesmo pode evidentemente continuar sendo vitima acovardada da sanha dos criminosos. Esse desarmamento realizado com a utilização de uma mídia poderosa e muito bem paga um grande engodo do governo e conseguiu a proeza de praticamente fazer uma verdadeira lavagem cerebral em boa parte da população. Uma das razões apresentadas é que o cidadão não estaria preparado para usar uma arma de fogo e que o desarmamento de todos seria a oitava maravilha do mundo. Ora bolas e qual seria a dificuldade em fazê-lo. A pessoa só poderia tirar o porte e comprar uma arma, depois de devidamente aprovado, mais ou menos como se faz com a CNH. O Governo, porém achou mais fácil desarmar o cidadão e deixar o bandido armado. Vá entender.
A FLEXIBILIZAÇÃO DO DESARMAMENTO II
Finalmente esta semana uma comissão de deputados na Câmara Federal resolveu flexibilizar tal legislação e já pontuaram algumas mudanças, dentre as quais outros pontos, diminui de 25 para 21 anos a idade mínima para que um cidadão possa comprar armas e ainda que deputados e senadores poderão andar armados e pessoas que respondem a inquérito policial ou processo criminal poderão ter posse e porte de arma de fogo. Ainda é preciso votar os destaques, na próxima terça-feira (3/10) para que o texto seja então levado a plenário. O substitutivo do deputado Laudívio Carvalho (PMDB-MG), um dos 293 integrantes da Frente Parlamentar da Segurança Pública, estende o porte de armas em horário de trabalho a agentes de trânsito e de medidas socioeducativas. De acordo com o texto, “estando a arma registrada, o seu proprietário terá o direito de mantê-la e portá-la, quando municiada, exclusivamente no interior dos seus domicílios residenciais, de suas propriedades rurais e dependências destas e, ainda, de domicílios profissionais, ainda que sem o porte correspondente”.Em seu relatório, Laudívio Carvalho diz que a revisão do Estatuto do Desarmamento está “restabelecendo o direito universal à posse de armas de fogo” .
ASSEMBLEIA APROVA BIBLIOTECAS EM HOSPITAIS DA PARAÍBA
A noviça deputada Camila Toscano, apresentou projeto já transformado em lei, obrigando que os hospitais públicos e privados instalem nas unidades bibliotecas para uso dos doentes e acompanhantes. Ora, na capital João Pessoa, só existe a biblioteca central, pertencente ao Estado e aberta ao público em geral, não existindo nenhuma atrelada a Prefeitura da capital e muito menos pelas cidade do interior, pois os prefeitos envolvidos com outros problemas e graves despesas, nem cogitam tal gasto. A idéia da deputada pode até parecer boa e bem oportuna, já que seria um alivio para aqueles que infelizmente necessitam recorrer aos hospitais, mas logo de cara esbarra em graves irregularidades, cria despesas para o executivo o que não é permitido e tenta impor normas a empreendimentos privados, cujos proprietários estão presos apenas as normas oriundas dos [órgãos que cuidam e fiscalização a questão de saúde no país. A deputada se equivocou e o piro de tudo, os seus pares também.
LUCAS DE BRITO LANÇA PROGRAMA “APRENDIZ DE VEREADOR”
O vereador Lucas de Brito (DEM) abre as portas do seu gabinete a jovens universitários. O projeto “Aprendiz de Vereador ” tem o objetivo de compartilhar com os estudantes de João Pessoa o dia a dia da Câmara Municipal e de todo o processo legislativo que envolve o trabalho da assessoria parlamentar.“O desafio que apresento aos estudantes é o de que identifiquem o que gostariam de mudar em João Pessoa e, com suas próprias mãos, transformem ideias em proposituras a ser veiculadas através do nosso mandato”, falou o vereador.Para dar oportunidade ao maior número possível de estudantes de participar da iniciativa, a permanência de cada estudante tem duração de uma semana. O mais interessante é que ao final do programa, o aprendiz de vereador tem a missão de propor um Projeto de Lei, um Requerimento ou um Projeto de Indicação, e efetivamente contribuindo para melhorar a cidade de João Pessoa. “Considero muito importante aproximar o Parlamento das universidades, não apenas para reforçar a legitimidade democrática do trabalho legislativo, mas também para qualificar as discussões da Casa”, finalizou o vereador Lucas, que também é mestrando em Direito Econômico pela UFPB.
PT QUER O MANDATO DE BENILTON LUCENA
O presidente estadual do PT, Charliton Machado, já anunciou que seguindo o pensamento da direção do seu partido o PT vai buscar na justiça o mandato do vereador Benilton Lucena que recentemente para acomaphar o prefeito Luciano Cartaxo, deixou a legenda pela qual foi eleito diversas vezes vereador. Disse o presidente Charlinton Machado que este foi um ponto pacífico em âmbito partidário e lembrou que a legislação só prevê duas situações para que o político possa sair do partido e não ter o mandato questionado na justiça, que é no caso de perseguição ou mudança na ideologia da legenda. “Não houve perseguição e nem o PT mudou de ideologia, quem mudou foi ele (Benilton), que saiu de um partido de esquerda para entrar num de direita”, declarou. É preciso não esquecer que numa situação bem similar Walter Brito Neto perdeu o mandato de deputado federal, após deixar o DEM pelo qual tinha se elegido. Com a possibilidade de perda do mandato de Benilton Lucena, quem pode estar de volta à Casa é o ex-vereador Eduardo Carneiro, 1º suplente da coligação.
CIRCULA NA NET UM VÍDEO JÁ PROMOVENDO A CANDIDATUDA DE JOÃO AZEVEDO
Circula na Internet um vídeo em que parece um foto de um grande público – possivelmente da campanha passada – ai vem a mensagem escrita: ‘Lembra do que somos capazes? Em seguida um áudio em que o governador Ricardo Coutinho discursa e enfatiza que o povo quer idéias o povo quer ação, o povo quer respeito com o dinheiro publico, o povo organizado avança mais, o que vale é o povo o que vale são as pessoas. Logo em seguida, aparece outra frase escrita o ‘ Um Bom filho… a casa torna! Em 2106 João pessoa voltará a ter um gestor’ Ai aparece João Azevedo falando da sua convivência administrativa com Ricardo Coutinho e as cobranças que o mesmo sempre lhe fez com relação as obras. No final aparece a palavra ‘Aguardem’. Perguntinha: Não seria propaganda antecipada de uma candidatura que sequer existe?
O CALÇADÃO DA PRAIA E A SUA CONCLUSÃO
Por falar em Prefeitura o trabalho executado na calçada do Busto de Tamandaré até o Mercado do Peixe ficou excelente, inclusive com todo o banco que acompanha todo calçadão, ou seja, foi todo rebocado e vem sendo pintado da parte baixa de uma cor vermelha com assento cinza, além de uma pintura vermelha na ciclovia, o que vem dando uma imagem bem interessante e bonita. Como a Prefeitura agora já seguiu do busto de Tamandaré em direção a barreira do Cabo Branco retirando todo piso antigo, é preciso lembrar aquele pedaço de cerca de 200 metros logo depois do Mag Shopping até a curva ali na Praia do Bessa, que se encontra em estado deplorável e causando muito acidente aos banhistas e caminhantes.
PREFEITURA DERRUBA GAMELEIRA CENTENÁRIA PARA ATENDER HOTEL TAMBAÚ
Na semana que passou a Prefeitura andou cortando algumas arvores nas Praias de Tambaú e Manara que estavam infectadas por fungos , inclusive um coqueiro de mais de 20 metros de altura, que já tínhamos denunciado aqui neste espaço há mais de três meses e que infelizmente não foi adotada nenhuma providencia nesse espaço de tempo, por sorte o mesmo não desabou causando vitimas. O fato é que aproveitando tal trabalho, algum funcionário da Prefeitura, certamente para atender alguém do Hotel Tambaú, cortou uma centenária gameleira das muitas que se localizam junto ao muro daquela casa de hospedagem, trazendo uma agradável sombra para os freqüentadores da Praia de Tambaú e até mesmo para os carros no estacionamento. A gameleira em questão deve ter sido criminosamente cortada em razão de suas raízes estarem derrubando o muro do estacionamento do hotel. Essa gestão de Luciano Cartaxo vem se caracterizando pelos constantes cortes de arvores, sob as mais diversas justificativas, dia desses caminhões da Prefeitura forma impedidos por estudantes de derrubarem dez arvores vizinhas ao clube dos Médicos.
VEREADOR RENATO MARTINS CRITICA A POLITICA DA NOSSA PREFEITURA COM RELAÇÃO AOS ESPORTES
O vereador pessoense Renato Martins (PSB), solicitou na última terça-feira providencias das autoridades com relação aos disparos sofridos por um travesti menor de idade, tendo como suspeito uma autoridade do Ministério Público, cujo nome já circulou na imprensa local. Renato Martins sempre muito atuante, também questionou a atual política da Prefeitura com relação ao nosso esporte. Disse Renato Martins e lamentou o corte de competições como os jogos escolares, a olimpíada do servidor, a copa de clubes campeões, a copa entre bairros e até o fechamento do setor de recebimento de ofícios da secretaria de esportes.
FRANCIS LOPES DE MENDONÇA FALA DA FALTA DE CONFIANÇA DOS POLÍTICOS BRASILEIROS
Nenhum – eu disse NENHUM -partido político e seus dirigentes merecem mais o mínimo de confiança do povo brasileiro. Agora só próprio povo nas ruas pode barrar os quadrilheiros, oportunistas e sanguessugas do Brasil e no voto se as eleições fossem limpas, mas não o são, o que torna votos, candidatos e eleições ferramentas totalmente inúteis para produzir a verdadeira democracia no país.Se não houver uma reação urgente do povo, a coisa vai ficar cada vez mais insustentável, igualzinho a Venezuela, tendo-se em conta que até as Forças Armadas do Brasil já estão amordaçadas, submissas e servis.Abaixo a manipulação das ideias que estão querendo impor ao Brasil! Nós queremos Democracia, não ditadura fascista e neonacionalista do PT! Acorda Brasil, enquanto é tempo!
ALBERGIO GOMES MEDEIROS FALA DOS 70 ANOS DE LULA E DOS PRAZOS PRESCRICIONAIS QUE SÃO REDUZIDOS PELA METADE.
Bem, a partir de hoje o que já via ser difícil concretizar-se, considero remotíssima a possibilidade, pois o impoluto Lula completou 70 anos, e os prazos prescricionais de qualquer pretensão punitiva estatal reduziu-se à metade, de modo que se alguma suspeita pesava contra ele, nem adiantará mais levar a cabo. É a lei. É o povo brasileiro que vive em função de “pão e circo”.Aliás, por falar em eventos circenses, nessa semana estamos quase nos últimos dias úteis dela nesse calendário de feriados com alguns dias úteis, pois dado ao feriado referente ao dia do “servidor público” e “finados” na segunda-feira.Viva o PIB. Viva o Brasil.
Daudeth Bandeira e José de Souza Dantas, do livro: Invenções e descobertas em estilo cordel:
“O canto de Gilgamesh, considerado o primeiro e o mais antigo POEMA que fala desse guerreiro, sua saga e sua história, sua vida e a trajetória, de um fato verdadeiro”.
Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho e em quatro portais