Os olhos são a janela da alma, certo? Pode ser. Mas para alguns cientistas, eles são muito mais do que isso e suas cores têm uma estreita relação com a saúde e até com traços da personalidade. O tom dos olhos afeta a quantidade de dor que uma pessoa sente, a probabilidade de ter diabetes, a velocidade com que a mente trabalha e ainda a eficiência que faz esporte e até a força que segura um drinque.
Mulheres de olhos claros sentem menos dor no parto
Segundo o site inglês Daily Mail, um recente estudo da Universidade de Pittsburgh concluiu que mulheres caucasianas com olhos claros parecem tolerar melhor a dor e a angústia do que aquelas com olhos castanhos.
A pesquisa observou 58 mulheres grávidas e concluiu que as donas de olhos azuis ou verdes sentiam menos dor ao dar à luz e também menos ansiedade após o nascimento dos filhos com índices menores de depressão e pensamentos negativos. Apesar de ainda não saberem o motivo exato desta relação, a responsável pelo estudo, Dra. Inna Belfer, acredita que detalhes genéticos são os responsáveis. Os genes, aliás, determinam várias outras relações entre cor dos olhos e indivíduos.
Genes x cor do olhos
Até recentemente, acreditava-se que haviam genes diferentes para pessoas com olhos de cores distintas. “O que acontece, na verdade, é que a cor dos olhos é baseada em 12 ou 13 variações genéticas de cada indivíduo”, explica Dr. Jari Louhelainen, especialista em ciência biomolecular da Universidade de Liverpool. Ainda segundo ele, com estas combinações é possível prever em até 90% a cor do olho de um bebê. Louhelainen estuda estas combinações genéticas para ajudar médicos forenses a identificarem vítimas de assassinatos e acidentes.
Mas e por que a cor dos olhos influencia na saúde? Porque os genes que determinam isso são multi-tarefas. O NCX-4, por exemplo, que está relacionado a olhos escuros, controla muitas proteínas, entre elas uma relacionada à dor. Outro gene, este que relacionado à melanina, também age no controle da dor, na probabilidade do controle de uma doença no fígado chamada de síndrome de Dubin-Johnson e tornam ainda as pessoas de olhos castanhos mais suscetíveis ao álcool.
Donos de olhos escuros ficam bêbados mais rápido
Uma pesquisa da Universidade de Atlanta observou 12 mil homens e mulheres e descobriu que aquelas de olhos claros bebiam muito mais e tinham mais chances de serem alcoolatras, isso porque os donos de olhos escuros fbebiam menos e ficavam bêbados mais depressa.
Pessoas de olhos escuros jogam tênis melhor
A melanina que determina a coloração escura dos olhos também é um estimulador de conexões elétricas no cérebro tornando as funções cerebrais mais eficientes, sensíveis e rápidas. Essa relação explica porque pessoas de olhos escuros reagem mais rápido do que as de olhos claros e, em geral, são melhores jogadores de tênis pois têm mais facilidade em mandar a bola no alvo e acertá-la com uma raquete.
Pessoas de olhos claros se saem melhor nos estudos
Outro estudo da Universidade de Edimburgo feito em 1991 concluiu que donos de olhos escuros pensam mais rápido e resolvem melhor problemas em prazos curtos de tempo. Ao passo que pessoas de olhos claros raciocinam mais devagar, mas consideram melhor e mais estrategicamente suas decisões. Eles ficaram à frente em testes que pediam planejamento e gerenciamento do prazo, como jogar golfe, corrida e rotina de estudo para provas.
Foto: Getty Images
Pessoas de olhos claros são todas parentes
Um estudo da Universidade de Copenhage afirmou que ter olhos claros é uma evolução humana recente e que um único ser na costa do Mar Morto teve esta mutação há cerca de 10 mil anos. Então, a partir dele, descendem todas as outras pessoas de olhos azuis e verdes. O levantamento afirma ainda que não são os genes que fazem com que os olhos sejam clarom, mas apenas determinam a falta de melanina (elemento que os torna escuros). “Originalmente, teríamos todos olhos escuros”. A partir dai, vem a teoria de que clima frio e peles claras ajudaram esta mudança a se espalhar pelo mundo.
A cor dos olhos só é definida entre nove e 18 meses de vida dos bebês, isso porque o corpo humano leva muito tempo para produzir a melanina.
Donos de olhos claros têm mais diabetes e surdez
Um outro estudo, este feito em 2011 na Itália, concluiu que donos de olhos claros têm uma tendência desproporcional a serem diagnosticados com diabetes em uma proporção de 21% para 9%. E o motivo seria uma combinação de três genes envolvidos nessa situação.
Pessoas de olhos azuis também tendem a ter mais problemas de audição e ficarem surdos porque o gene ligado à melanina ajuda a proteger nervos do cérebro relacionados à audição.
Homens de olhos escuros são mais dominadores
Um estudo alemão, de 2006, concluiu ainda que crianças de olhos claros são mais inibidas e têm mais desconfiança de coisas novas. Já homens de olhos escuros tendem a ser mais dominadores com suas parceiras, de acordo com um estudo checo.
Terra