Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ALUNOS VISITAM ITACOATIARAS, LAGOA PLEISTOCÊNICA E CRUZEIRO DE PONTINA

mosteiro7

Alunos e professores do Colégio Lailton Marcos de Campina grande estiveram na terrinha e além das Itacoatairas usaram nossos guias para uma visita ao cruzeiro de pontina e a lagoa pleistocênica ali existente.

Que são lagoas pleistocênicas :

 
 
 
 
 
 
Lagoas pleistocênicas
 
Lagoas pleistocênicas são reservatórios naturais de água que contêm vestígios de uma fauna extinta, grandes animais que viveram pelos sertões e que morreram nestes lugares (em busca de água) ou nas proximidades, sendo carreados para o fundo destas lagoas pelas enxurradas. O fato é que hoje estes lugares são fontes inesgotáveis de informações sobre os tempos pré-históricos, isto porque estes animais da Mega-Fauna viveram até aproximadamente 8 mil anos atrás, num período chamado de Pleistoceno. O estudo desta fauna pode nos dar diversas informações acerca da pré-história.
 
A descoberta dos Achados
 
Os primeiros fósseis foram encontrados em abril de 2006 por um tratorista que fazia a escavação da nascente do Rio Mamanguape para um projeto de revitalização do local financiado pela Petrobras. “Quando o tratorista percebeu que havia uns ossos grandes demais parou e a gente ligou para a universidade”, disse um agricultor que mora na localidade de Lagoa Salgada.
 
As primeiras Escavações
 
As primeiras escavações foram realizadas entre os dias 28 e 31 de janeiro de 2009. A equipe de escavação foi composta por profissionais da Universidade Estadual da Paraíba (UEPB): o coordenador do Laboratório de Arqueologia e Paleontologia, Juvandi de Souza Santos, pelo Paleontólogo, Márcio Mendes, pelos acadêmicos de Biologia: Elnathan Monteiro e Allysson Allan, além dos pesquisadores e sócios da Sociedade Paraibana de Arqueologia: Thomas Bruno Oliveira e Dennis Mota.
 
Os trabalhos estão apenas no início e esta atividade foi a primeira campanha de escavação deste sítio paleontológico, que segundo o Prof. Juvandi “tem potencial para ser trabalhado por no mínimo 10 anos”. Foram coletados diversos fósseis da fauna pleistocênica, nas quadrículas escavadas, foi evidenciado parte de um Mastodonte, cujos fragmentos encontravam-se friáveis, em grande medida pela sua exposição na superfície, imposta no momento da descoberta.
 
Os fósseis Encontrados
 
Um cuidadoso processo de recuperação do material foi desempenhado pela equipe, utilizando a técnica de encasulamento, que consiste no envolvimento das organizações fósseis em espessa camada de gesso, gases e papel, objetivando evitar a fragmentação dos fósseis. Todo o material foi devidamente acondicionado e levado para o Laboratório de Arqueologia e Paleontologia da UEPB, onde passará pelo processo de catalogação e montagem, e assim, fará parte do acervo do Museu de Arqueologia e Paleontologia da UEPB, no largo do Açude Novo (Antigo MAAC).
 
Outras descobertas da Lagoa
 
Além da escavação, uma pesquisa arqueológica de entorno foi empreendida pela equipe. O pesquisador Thomas Bruno Oliveira, da SPA, encontrou cerâmica indígena nas cercanias da Lagoa, aumentando, portanto, a potencialidade de vestígios pré-históricos da área da Lagoa Salgada. A educação patrimonial foi um ponto forte dos trabalhos. Além da cobertura pela imprensa estadual, moradores de cidades vizinhas e da própria Pocinhos estiveram visitando as atividades e compreendendo a importância daqueles testemunhos para a compreensão do passado da região. Mais de três centenas de habitantes acompanharam a escavação.
 
Futuras Escavações
 
É pretensão do Prof. Juvandi realizar outras campanhas de escavação na Lagoa Salgada este ano. “É muito importante a escavação de um local como este, pois os vestígios ali encontrados darão subsídios para entendermos o paleoambiente da região que hoje é a Paraíba”, afirmou o professor. Além da escavação, pretende-se realizar um levantamento dos sítios arqueológicos da região polarizada pela Lagoa.
 
Vários projetos estão sendo elaborados para melhor aproveitamento deste importante sítio arqueológico e paleontológico. Um deles visa transformar a num verdadeiro Centro de Pesquisas e Museu, que beneficiará todas as cidades vizinhas e toda a Paraíba.
 
Confira Algumas Fotos: