Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

AGORA DEU : Jovens nascidos após 1980 fazem menos sexo do que seus pais

Apesar disso, geração mais nova aceita melhor relação antes do casamento e gays

iG Minas Gerais |

SAN DIEGO, EUA. Apesar de ter à mão diversos aplicativos de “pegação”, como o Tinder e o Kickoff, a geração atual está fazendo menos sexo do que seus pais, de acordo com uma pesquisa publicada nesta semana no jornal especializado em comportamento sexual “Archives of Sexual Behavior”.

Os pesquisadores, liderados pela professora Jean M. Twenge, do departamento de Psicologia da Universidade Estadual de San Diego, descobriram que o sexo antes do casamento e a homossexualidade nunca foram tão bem aceitos entre os norte-americanos como hoje. Em compensação, a geração atual tem menos parceiros sexuais do que a anterior.

Os cientistas – entre eles, Ryne Sherman, da Universidade Atlântica da Flórida; e Brooke E. Wells, da Hunter College, em Nova York – analisaram os dados de um levantamento de alcance nacional dos Estados Unidos (o General Social Survey) feito com mais de 33 mil norte-americanos adultos entre 1972 e 2012. O resultado mostrou que, dependendo da geração abordada, há diferenças profundas nas atitudes sexuais com relação ao sexo fora do casamento e ao número de parceiros sexuais.

“As mudanças se devem principalmente por causa das gerações, o que sugere que as pessoas formam seus comportamentos sexuais enquanto são jovens, em vez de todas as pessoas de todas as idades mudarem ao mesmo tempo”, explica Jean, autora do livro “Generation me” (“Geração eu”, em tradução livre), sobre o comportamento autocentrado e egoísta dos millennials. Isto tem causado um abismo entre as gerações, tanto em relação ao sexo antes do casamento quanto ao número de parceiros sexuais.

A maior diferença se dá entre a chamada Grande Geração, que nasceu no início dos anos 1900, e os baby boomers, nascidos na década de 1940 e 1950, depois da Segunda Guerra Mundial. No entanto, os millennials, das décadas de 1980 e 1990, estão mais propensos a aceitar o sexo antes do casamento do que seus pais, nascidos nos anos 1960, que pertencem à geração X.

Depois de mudanças quase imperceptíveis durante os anos 1980 e 1990, a aceitação do sexo antes do casamento aumentou de 42% em 2000 para 58% em 2012.

Já a aceitação das relações sexuais entre pessoas do mesmo sexo mais do que triplicou, passando de 13% em 1990 para 44% em 2012. O número de parceiros sexuais também variou substancialmente de acordo com a geração: 2,16 para a Grande Geração, 11,68 para os baby-boomers e 8,26 para os millennials. Sendo assim, os dados mostraram que a geração atual tem menos parceiros sexuais do que seus pais.

“Os millennials aceitam melhor o sexo fora do casamento do que qualquer geração anterior, no entanto, têm menos parceiros sexuais do que a geração X. Isso é consistente com a imagem dos millennials de uma geração mais individualista e tolerante para aceitar as escolhas dos outros e fazer suas próprias”, avalia Jean.

Amor livre

Tudo combinado. A pesquisadora ainda explicou que, na geração que nasceu após 1980, é comum combinar se o relacionamento será exclusivo ou não, algo impensável para gerações anteriores.

Flash

Permissão. Segundo o estudo, em 2012, 58% dos entrevistados disseram que não havia nada de errado em fazer sexo antes do casamento. Em 2000, esse número foi de 49%. Nos anos 70, ele era de 29%.