Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Prefeitura Municipal de Itabaiana recebe as chaves dos prédios da ferrovia Transnordestina

Prefeitura Municipal de Itabaiana recebe as chaves dos prédios da ferrovia Transnordestina

A Prefeitura Municipal de Itabaiana na quarta-feira (2) teve o privilégio em dar mais um passo se tratando de conquistas para a cidade. Com a presença da secretária de Cultura, Socorro Almeida, e do secretário de Gestão e Planejamento, Geraldo Moraes, foram recebidas pelas mãos do setor de patrimônio da ferrovia Transnordestina Logística (TLSA), as chaves dos prédios que foram cedidos à Prefeitura, que são: a oficina dos trens, a estação, o posto de abastecimento e o depósito; enquanto mais outros prédios pertencentes vêm sendo tramitados para cedência, como a garagem e a casa de abastecimento.

Esta empreitada vem desde o ano de 2017, quando o Prefeito Lúcio Flávio tomou conhecimento que o DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura e Transporte) tinha a disponibilidade em repassar o patrimônio da antiga Rede Ferroviária Federal para as prefeituras que possuírem estações, fazendo com que o município possa fazer o uso das instalações e garantir a conservação dos equipamentos, uma vez que a ferrovia tenha sido desativada.

Sendo assim, em uma das viagens que fez à Brasília a negócios, o prefeito esteve com a equipe do DNIT, conversou, encaminhou solicitações, fez toda apresentação de documentos que se faziam necessários e toda uma série de condições para que a prefeitura pudesse pleitear esta sessão. Após estas etapas, como o prefeito conseguiu preencher todos os requisitos, então o município de Itabaiana foi contemplado com esta sessão que foi publicada no diário oficial da união no mês de março passado.

Após a publicação no diário, foi iniciado o tramite burocrático para então poder receber as chaves do prédio e dos equipamentos, já citados. Atualmente, está sendo discutido o destino que se dará para as instalações, a forma que usarão os espaços, observando todas as condições de patrimônio que é tombado pelo Iphan (Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional), cuidando sempre da preservação. A equipe de governo também vem estudando como as adaptações serão feitas para consequentemente se poder fazer um bom uso dos espaços e destiná-los para a população com a oferta de serviços e atividades culturais e esportivas, dentre outras, pois é uma área que engloba o centro, ficando próxima de demais bairros importantes do município, como o Açude das Pedras, sendo uma área estratégica para o desenvolvimento cultural e de promoção do lazer.

Na próxima sexta-feira (4), o prefeito estará visitando o local acompanhado de uma equipe que já possui sugestões que estão sendo colocadas no papel, e tudo isso resultará em um processo de intervenção que será apresentado novamente ao DNIT para que seja aprovado, do ponto de vista de garantia de que as adaptações não vão modificar definitivamente a estrutura a fim de evitar qualquer problema futuro. Com a aprovação do projeto, serão iniciadas as intervenções para a preparação do espaço. Antes, a Prefeitura cuidará do local, iniciando o processo limpeza, pintura, religação do fornecimento de energia e demais medidas no sentido de ir melhorando o aspecto. Desde já, também serão designados vigilantes para cuidar do espaço.

Para a secretária de Cultura Socorro Almeida: “a comunidade pode esperar um espaço cultural para se ter um bom convívio social e para o fomento das atividades culturais”, frisou.

Segundo o secretário de Gestão Geraldo Moraes: “Itabaiana é carente desse tipo de espaço e agora terá uma possibilidade de conseguir galerias, auditórios, salas de exposição, espaço de alimentação, espaço para evento e espaço para a prática de esportes. As ideias são muitas e melhores possíveis. A prefeitura continuará trabalhando para a continuação do projeto”, afirmou.

Jamille Lívia
ASCOM/vavadaluz