Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Motoristas de ônibus de CG não entram em acordo com empresários e greve pode começar na quarta

Motoristas de ônibus de CG não entram em acordo com empresários e greve pode começar na quarta

 Os campinenses iniciaram a semana apreensivos com a iminência de uma greve dos motoristas e cobradores do sistema de transportes urbanos da cidade. É que após a greve de ônibus realizada neste mês em João Pessoa, agora são os cobradores e motoristas do transporte coletivo de Campina Grande que ameaçam parar atividades. As negociações não avançaram entre a classe patronal e a categoria, e os motoristas ameaçam entrar em greve já a partir da próxima quarta-feira. Nesta segunda-feira (21) a categoria se reúne e poderá aprovar o indicativo de greve para quarta-feira (23).

A audiência na Delegacia Regional do Trabalho (DRT) entre empresários do transporte coletivo da cidade, motoristas e cobradores acabou sem nenhum entendimento.

O Sindicato dos Condutores de Veículos Rodoviários e Trabalhadores em Transporte Urbanos de Passageirosde Campina Grande (Sincof) convocou uma assembleia pra domingo e na ocasião aprovou o indicativo de greve a partir da próxima quarta-feira. Uma nova reunião na DRT foi marcada para a próxima terça-feira, e caso não haja entendimento, o Sindicato revelou que a greve dos ônibus coletivos será iniciada na quarta-feira.

O presidente do Sindicato Antonino Macedo, disse que não discutia com o reajuste salarial proposto pelos empresários. Atualmente existem cerca de 580 trabalhadores sindicalizados no SIMCOF em Campina e tudo indica que não havendo uma contraproposta dos empresários até amanhã (22), a categoria entra em greve por tempo indeterminado já na quarta-feira (23). “Nós temos as melhores das intenções para negociar, mas, eu não discuto uma proposta de 7%, quando se sabe que o sistema de transporte público de Campina Grande não tem cobrador. Eu esperava pelo menos, que se fizesse uma proposta de 9%, igual a de João pessoa”, reclamou Antonino.

A categoria reivindica um reajuste de 16% no salário dos trabalhadores, vale alimentação e plano de saúde. Se não houver um acordo na próxima assembleia, a categoria vai entrar em greve. – Vamos fazer uma assembleia domingo, às 10h, na área de lazer do sindicato e vamos tirar o indicativo de greve. Se não houver uma negociação na reunião da próxima semana, paramos – concluiu o presidente.

O Sitrans apresentou uma proposta de 7%, mas os motoristas requerem um reajuste de 16%. Segundo o diretor Institucional do Sitrans, Anchieta Bernardino, a proposta apresentada pela categoria foi muito elevada e necessitará de uma nova análise por parte da classe patronal. – Estamos oferecendo uma proposta que dá um ganho real de 1% acima da inflação – disse Anchieta.

PBAgora