Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

DUELO AQUÁTICO, SALGADO DE SÃO FÉLIX x ITABAIANA DO NORTE

  • por
salgado
Moradores dos municípios de Salgado de São Félix e Itabaiana, estão em conflito devido à escassez de água na região.
Neste início de semana, um grupo de pessoas ocupou áreas próximas a mini barragem que abastece Salgado de São Félix para evitar que as comportas da represa sejam abertas, o que faria com que parte da água chegasse a Itabaiana. 

A população alega que abrir as comportas seria um erro, pois a mini barragem de Itabaiana está assoreada e não conseguiria represar a água.

Com medo de que os funcionários da Cagepa voltassem durante a madrugada, moradores de Salgado de São Félix acamparam nas proximidades da mini barragem e fizeram guarda no local.

Um texto divulgado nas redes sociais convoca a população para mais uma ocupação da área. “População salgadense, compareça na barragem para impedir a Cagepa e a Aesa. Não sabemos o horário, mas eles vêm hoje. Avisem a todos. Quanto mais gente estiver por lá, melhor”, diz a mensagem.

O diretor presidente da Aesa, João Fernandes, disse que as reclamações apresentadas pelos moradores de Salgado de São Félix não têm fundamento.

“Salgado de São Félix só precisa de 28 litros por segundo, ao passo que Itabaiana precisa de 150 litros por segundo e a barragem recebe 380 litros por segundo. Então, está sobrando água em Salgado. A água está represando, fazendo lago e isso não é justo. O Rio Paraíba é de todos. A barragem não foi feita para Salgado de São Félix, a barragem foi feita para o povo. A população precisa entender que não vamos deixar ninguém sem água. As duas cidades têm o mesmo direito e a água é de todos”, defendeu. texto: Marcos Adriano