Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

COOOIIIDADO !!! Raios ultravioleta atingem nível máximo e se expor ao sol sem proteção pode causar câncer

  • Praias encantam, mas exposição ao sol é prejudicial
Praias encantam, mas exposição ao sol é prejudicial

 

Raios ultravioleta estão atingindo o nível máximo na Paraíba e a preocupação de especialistas recai sobre a exposição excessiva ao sol, principalmente porque nesta época de férias e verão, a praia e o banho de mar se tornam uma das atividades preferidas. 

De acordo com a dermatologista Francisca Estrela, membro da Sociedade Paraibana de Dermatologia, a incidência dos raios UV (ultravioleta) em níveis muito altos é danosa à pele e, após 15 minutos de exposição, ela favorece ao aparecimento de manchas, ao envelhecimento da pele e até ao câncer, principalmente para aquelas pessoas de pela branca, mais sensíveis ao sol.  

O Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (CPTec)  informou que há possibilidade de no Litoral do estado os níveis altos, de intensidade 10, serem ainda maoires. O perigo que foi verificado nesta quinta-feira (9) deve permanecer até o próximo domingo (12).

Foram registrados níveis altos cuja intensidade chegou a 10, em João Pessoa e Campina Grande. No Sertão a incidência foi ainda maior, com níveis chegando ao extremo como em Patos, que atingiu 11 e em Cajazeiras e Pombal, com nível 12.

Os cuidados que devem ser tomados, conforme a dermatologista do Complexo Hospitalar Clementino Fraga, Luciana Trindade, para evitar os efeitos nocivos dos raios UV são evitar a exposição ao sol do horário das 9h às 15h, e, neste período de alta estação, até ás 16h. Caso a pessoa tenha que se submeter a essa exposição, sempre usar protetor solar com fator igual ou maior que 30, principalmente crianças, gestantes, idosos e pessoas com a pele e olhos mais claros, tudo isso sem abrir mão de uma hidratação permanente”, explicou.

Índice Ultravioleta

O Índice Ultravioleta (IUV) é uma medida da intensidade da radiação incidente sobre a superfície da Terra. O IUV representa o valor máximo diário da radiação ultravioleta. Isto é, no período referente ao meio-dia solar, o horário de máxima intensidade de radiação solar.

Pior horário

Cerca de 20% a 30% da quantidade de energia UV no verão chega à Terra em torno do meio-dia (entre 11h e 13h), e cerca de 70% a 80% entre as 9h e 15h. A presença de nuvens e aerossóis (partículas em suspensão na atmosfera) atenua a quantidade de radiação UV. Porém, parte dessa radiação não é absorvida ou refletida por esses elementos e atinge a superfície terrestre. Deste modo, dias nublados também podem oferecer perigo, principalmente para pessoas de pele sensível.