Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

CHOVE EM TODA PARAIBA, INCLUIVE CÁ PRA NÓS

Paraibanos comemoram chuvas em todo estado; precipitações devem continuar

Chuvas atingiram principalmente as cidades do Sertão, onde os pluviómetros registraram precipitações mais intensas


  • População comemora nas ruas
População comemora nas ruas

 

Chove em toda a Paraíba e de acordo com a Agência Executiva de Gestão das Águas  (Aesa) deve continuar chovendo em todo o estado até este sábado (21). Um vórtice ciclônico de ar superior teria sido responsável pela nebulosidade e pela ocorrência das chuvas.

As precipitações vem sendo comemoradas principalmente nos municípios do Sertão, Cariri e Curimataú, regiões mais penalizadas pelos efeitos daseca. As chuvas vêm sendo comemoradas e divulgadas através de fotos e mensagem nas redes sociais.

No município de Patos, que fica no Sertão, a 320 quilômetros de João Pessoa, choveu na noite da quinta-feira (19) cerca de 57 milímetros. O rio Espinharas que corta o município acumulou água o suficiente para trazer esperanças à população.

Rio Espinharas que corta a cidade de PatosFoto: Rio Espinharas que corta a cidade de Patos
Créditos: Reprodução/Patosonline

Em Taperoá, no Cariri paraibano, a 216 quilômetros de João Pessoa, as chuvas levaram muita gente para as ruas. Muitos não resistiram ao banho nas águas que escorrem das calhas.

A região do estado onde foram registradas chuvas mais intensas foi o Sertão.

Na quinta-feira choveu em Sousa (a 427 quilômetros da Capital), 158,8 milímetros; em São José de Caiana (a 454 quilômetros da Capital) choveu 152 milímetros; Santa Inês (a 497 quilômetros de João Pessoa) choveu 127 milímetros; Boa Ventura (a 371 quilômetros de João Pessoa) choveu 113,5 milímetros; e em Diamante (a 450 quilômetros da Capital) choveu 112 milímetros.

Chuvas alagaram ruas e trouxeram esperançasFoto: Chuvas alagaram ruas e trouxeram esperanças
Créditos: Reprodução/Facebook/Osvaldo Medeiros

Chuvas em Diamante/Arliston JeronimoFoto: Chuvas em Diamante/Arliston Jeronimo
Créditos: Reprodução/Facebook/Arliston Jeronimo

Previsão do tempo

De acordo com boletim da Aesa, a temperatura vai variar entre a mínima de 20ºC, na região do Brejo, e a máxima vai chegar aos 35º, no Sertão do estado. Os ventos em todo o estado devem ficar de fracos a moderados.

A Aesa está prevendo para os três primeiros meses de 2014 chuvas dentro da normalidade nas regiões Sertão e Cariri. De acordo com relatório feito durante a II Reunião de Análise e Previsão Climática para o setor norte da Região Nordeste, que aconteceu em Campina Grande, as chuvas serão normais para a época, mas irregulares.

Chuvas devem continuar nos próximos meses

Foto: Chuvas devem continuar nos próximos meses
Créditos: Reprodução/Facebook/Osvaldo Medeiros