Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

ÁGUA DE QUALIDADE: SISTEMA DE ABASTECIMENTO SINGELO VAI BENEFICIAR 100 FAMÍLIAS DA ZONA RURAL DE LAGOA DE ROÇA/PB

       Cerca de 100 famílias que residem da comunidade rural de Manguape, em São Sebastião de Lagoa de Roça, serão beneficiadas com mais uma ação do Projeto Rio Mamanguape-Fase II – que é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental.

            Desta vez, os agricultores receberão a implantação de um Sistema Singelo de Abastecimento de Água que deverá ajudar a amenizar os problemas ocasionados pelos longos períodos de escassez de chuva e melhorar a qualidade da oferta do recurso.

            Para a ação ser implementada, a Cooperativa de Projetos, Assistência Técnica e Capacitação do Nordeste (Coopacne) – responsável pela execução do Projeto – já começou a realizar estudos na comunidade, através da produção de um diagnóstico socioambiental e um levantamento georreferenciado de toda a área.

            Os trabalhos foram iniciados nos dias 08 e 09 de janeiro, quando os técnicos fizeram visitas às residências com vistas em acelerar o processo de implantação do benefício. O questionário aplicado junto às famílias quer revelar a realidade social e econômica dos beneficiários, que atualmente sobrevivem apenas da agricultura de subsistência. Já levantamento sobre as características geográficas da área está sendo produzido pelo engenheiro Tiago Fernandes da Silva, que foi contratado pela Coopacne. “Antes de começar o processo de implantação do Sistema de Abastecimento Singelo é necessário identificar e conhecer toda a área que será atendida. Precisamos criar um diagnóstico fiel para evitarmos qualquer tipo de surpresa na execução do projeto” comentou o profissional.

            Depois que for finalizada a fase de levantamentos, serão realizados trabalhos de nivelamento da área e a definição das fontes que servirão de manancial para o sistema. A partir daí será feita a localização dos reservatórios e a elaboração da rede de distribuição.

            O Sistema de Abastecimento Singelo é uma a solução econômica e conveniente que quer promover o acesso à água de qualidade e a manutenção da saúde das pessoas. Este modelo propicia a distribuição canalizada nas residências, facilitando o acesso à água de boa qualidade.

            O Projeto Rio Mamanguape-Fase II já vem realizando esse tipo de experiência em outras comunidades rurais dos municípios de sua área de abrangência e o resultado é que o trabalho tem ajudado a melhorar a vida das pessoas de forma muito significativa.

 

Sobre

O Projeto Rio Mamanguape-Fase II é patrocinado pela Petrobras, através do Programa Petrobras Socioambiental e tem como objetivo geral trabalhar na conservação e preservação das nascentes do Rio Mamanguape, estimulando o desenvolvimento sustentável de sua área de abrangência, tendo como eixo principal o uso e o manejo racional dos recursos hídricos e qualidade de vida da população ribeirinha.

A ação, que em 2015 completa 10 anos de atuação nas regiões Agreste e Brejo do estado da Paraíba, atende a oito municípios: Lagoa Seca, Alagoa Nova, Areial, Matinhas, Esperança, São Sebastião de Lagoa de Roça, Montadas e Pocinhos.

COOPACNE

PROJETO RIO MAMANGUAPE – FASE II

Assessoria de Imprensa e Comunicação

Jornalista Responsável: Márcio Rangel F. da Silva (DRT-3694/PB)

Twitter: @marciorangelcg

Facebook: www.facebook.com/marciorangelcg

Email: [email protected]

Contatos telefônicos: (83) 9154-8142 / 9654-4641 / 8757-2752