Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Operação da Cagepa flagra quatro desvios de água em Pilar e Itabaiana

Operação da Cagepa flagra quatro desvios de água em Pilar e Itabaiana

Uma operação da Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (Cagepa), em parceria com a Polícia Civil, flagrou mais quatro desvios de água em adutoras, nos municípios de Pilar e Itabaiana. A ação, deflagrada na última terça-feira (24), foi encerrada nesta quinta (26). Os pontos de furto de água foram detectados na zona rural dos dois municípios, depois de denúncias recebidas pelas equipes da Cagepa.

– Continua depois da publicidade –

“Nas fiscalizações, enfrentamos resistência de alguns proprietários e, nesse sentido, a presença da polícia foi fundamental. Neste primeiro momento, todas as irregularidades encontradas foram fotografadas e este material servirá de base para a análise da polícia científica. O laudo deve sair em 90 dias. Como o furto de água é, de fato, um crime, é necessário que tudo seja documentado”, explicou o gerente regional da Cagepa no Litoral, Rubens Falcão.

Operação da Cagepa flagra quatro desvios de água em Pilar e Itabaiana

 

O gerente alerta que as ligações clandestinas ocasionam vazamentos, perda de pressão na rede e, consequentemente, falta de água para a população. “Não há como mensurar com exatidão o desperdício de água, muito menos o prejuízo para a companhia. Mas, sem dúvidas, o maior prejudicado é a população. Esse tipo de irregularidade atinge toda a cidade, ou seja, centenas ou milhares de moradores são penalizados por causa da ação errada de uma só pessoa”, lamentou.

Ação conjunta

Desde o início do mês de outubro, a Cagepa intensificou ações de combate ao desperdício em todo o Estado. Com o flagrante e retirada de desvios em adutoras e ligações clandestinas, o abastecimento de diversas localidades foi normalizado.

Penalidade

A penalidade para quem comete fraudes na rede é o pagamento de multa, além dos custos para regularização da ligação de água. Assim que a fraude é comprovada, a companhia interrompe o fornecimento de água no imóvel e notifica o cliente. Se este for autuado pela Polícia Civil, responderá por crime de furto, sob pena de reclusão de 2 a 8 anos (Art. 155 do Código Penal).

Operação da Cagepa flagra quatro desvios de água em Pilar e Itabaiana

Denúncia

Quem perceber bombas instaladas na rede de abastecimento deve denunciar imediatamente o fato à polícia ou a própria Cagepa, por meio do teleatendimento 115. A ligação é gratuita e pode ser feita de telefone celular.

Redação Paraíba Já