Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

GASTANDO PRA ECONOMIZAR : Cagepa confirma ampliação de racionamento em CG e PBAgora flagra cena de desperdício na cidade

Antítese: Cagepa confirma ampliação de racionamento em CG e PBAgora flagra cena de desperdício na cidade

 Em tempos de crise no sistema de abastecimento de água e de racionamento, o PBAgora flagrou uma cena de desperdício de água em Campina Grande. Um cano de água estourou na rua Luiz Gonzaga no bairro Jardim Atalaia, durante os serviço de pavimentação realizado por uma empresa contratada pela Prefeitura Municipal. Enquanto perfuraram a terra para instalar o calçamento, a equipe terminou acidentalmente, acertando o cano por onde passa a água que abastece algumas casas da localidade.

A água jorrou imediatamente formando uma cachoeira o que chamou a atenção de moradores. Alguns populares chegaram a acionar a Companhia de Água e Esgotos da Paraíba (CAGEPA). Depois de muito trabalho, o cano enfim, foi consertado e a água parou de jorrar. Atualmente, o açude Epitácio Pessoa em Boqueirão que abastece Campina Grande, está com 18,9% da capacidade, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas (Aesa).

O desperdício foi registrado momentos antes da Cagepa anunciar a ampliação do racionamento em Campina Grande e outros 18 municípios atendidos pelo açude Epitácio Pessoa, em Boqueirão. A Paraíba tem atualmente 32 municípios em racionamento e 23 em colapso de abastecimento de água.

No início da próxima semana, Cagepa irá anunciar a data de início e as condições do aumento do racionamento. A decisão de intensificar o racionamento foi anunciada ontem pelo secretário estadual dos Recursos Hídricos, do Meio Ambiente e da Ciência e Tecnologia, João Azevedo Lins Filho, durante mais uma reunião da Comissão Especial de Acompanhamento Sobre a Gestão das Águas (Ceasga) do Ministério Público da Paraíba (MPPB).

Mais 13 localidades no Sertão e Curimataú da Paraíba serão submetidas ao racionamento do abastecimento de água a partir do dia 1º de junho, Devido à seca, o estado anunciou que será adotado o racionamento também para Sousa,Marizópolis e Nazarezinho, do manancial de São Gonçalo; Imaculada (Albino); Cajazeiras e Distrito Engenheiro Ávidos (manancial de Engenheiro Ávidos); Itaporanga (Cachoeira dos Alves); Picuí, Frei Martinho e Nova Palmeira (Várzea Grande); Barra de Santa Rosa (Poleiro); São José de Piranhas (São José I); e São José de Caiana (Pimenta).

PBAgora