Modelo será fabricado em Taubaté (SP) sobre uma versão encurtada da plataforma do Polo, conhecida como MQB-A0

O novo SUV da VW poderá ser uma versão
Divulgação

O novo SUV da VW poderá ser uma versão “crossover” do novo Polo, tal como Honda Fit e WR-V

Conforme apurado pelo site Argentina Autoblog, teremos um novo SUV da VW que será menor que o T-Cross, já no ano que vem. Trata-se do projeto A0 CUV, que será um utilitário esportivo de baixo custo fabricado no Brasil sob a plataforma modular MQB A0 – versão encurtada da que é usada no Polo, Virtus e T-Cross. Ele também é um dos três novos SUVs que serão lançados pela marca nos próximos anos.

Ainda de acordo com o site do país vizinho, a Volkswagen confirmou que o modelo será fabricado em Taubaté, no interior de São Paulo, onde também são produzidos os modelos Gol, Voyage e Up!. A publicação também diz que os três modelos poderão sair de linha para a produção do novo SUV da VW . A dupla Gol e Voyage será renovada com o novo Projeto A00, enquanto o subcompacto Up! abandonará o mercado sem um substituto direto. Feita em São Bernardo do Campo (SP), a Saveiro poderá ser substituída pelas versões mais em conta da nova picape Tarok.

“O mercado de SUVs é o que mais cresce no Brasil, com aumento de 22,1% em todo o ano de 2018, enquanto outros segmentos evoluíram 10,6% no mesmo período”, disse Pablo Di Si, presidente da Volkswagen do Brasil, durante o lançamento do T-Cross .

Como será o novo SUV da VW?

Projeção do novo SUV da VW, levando em consideração o antigo conceito Taigun
Kleber Pinho da Silva

Projeção do novo SUV da VW, levando em consideração o antigo conceito Taigun

A sigla CUV pode significar que o novo modelo não será necessariamente um SUV, mas sim um crossover. Uma boa comparação é o Honda WR-V que leva a base majoritária do Fit, sem tantas mudanças. Portanto, podemos esperar por um projeto com diversas semelhanças em relação ao Polo. Crossovers compactos estarão em alta no futuro, uma vez que a Jeep já confirmou que produzirá um SUV menor que o Renegade em Pernambuco. Possivelmente, terá a plataforma do Fiat Panda europeu

O designer Kleber Pinho da Silva elaborou a projeção do novo modelo, feito com base em um antigo projeto da Volkswagen conhecido como Taigun de meados de 2012. Inicialmente, a marca pretendia de lançar um SUV baseado no Up!. Como o compacto foi mal de vendas tanto no Brasil quanto na Alemanha, o projeto foi abortado. 

Além do novo SUV da VW confirmado para Taubaté, a marca também aguarda pela chegada do Tarek (modelo médio que será fabricado na Argentina) e o grandalhão Atlas (o novo substituto do Touareg). Junto de T-Cross e Tiguan, formarão a linha de SUVs da marca alemã para o início da década de 2020.

 

Fonte:  Argentina Autoblog