Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Vendas reagem na primeira quinzena de junho, mas ainda são metade de 2019

Vendas reagem na primeira quinzena de junho, mas ainda são metade de 2019

O fechamento da primeira quinzena de junho trouxe algum alento para o setor automotivo. Até ontem (15/6), 51,5 mil autoveículos foram emplacados no país, na soma de automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus. Esse volume representa um crescimento de 79% sobre a primeira quinzena de maio, mas ainda é 51% inferior ao desempenho do mesmo período de 2019.

lojas

A média diária de emplacamentos já supera a marca de 5 mil unidades neste mês, enquanto em maio não chegava a 3 mil unidades. Mas vale lembrar que antes da pandemia o mercado girava 11 mil unidades por dia, em média. No acumulado do ano foram vendidos 727,5 mil veículos, 38% a menos do que foi registrado no ano passado entre janeiro e 15 de junho. A Anfavea (associação das montadoras), projeta uma queda de 40% para o ano, caso não haja algum programa de estímulo ao consumo no segundo semestre.

A reabertura de concessionárias na maior parte do país vem ajudando nessa reação de mercado, sobretudo em São Paulo, maior mercado em volume. A volta das atividades nos Detrans também ajuda no fluxo de licenciamentos, o que não ocorria em maio, e principalmente em abril, pico da quarentena.

loja_caminhao

Todos os segmentos reagiram em junho, em especial automóveis e ônibus (93%), que haviam apresentado as maiores quedas nos três meses anteriores. Os caminhões e comerciais leves ostentam as menores quedas, graças ao bom desempenho dos pesados na safra agrícola e dos veículos de entregas rápidas nas cidades.