Projeto está sendo conduzido exclusivamente pela Chevrolet do Brasil

Nova picape da GM: projeção toma como base o design do SUV compacto Tracker
Kleber Pinho da Silva

Nova picape da GM: projeção toma como base o design do SUV compacto Tracker

O plano de lançar uma picape entre Montana e S10 já é antigo nos escritórios da Chevrolet, mas conforme apurado pelo site GM Authority, as coisas podem ter mudado. De acordo com uma fonte relacionada à marca, a GM pretende acabar com a picape fabricada em São José dos Campos (SP) desde 2011 para lançar um modelo completamente novo, dessa vez na categoria das intermediárias. A nova picape da GM deverá chegar em meados de 2020, ainda conforme a mesma fonte.

Isso indica que o alvo da nova picape da GM passa a ser Fiat Toro , Renault Duster Oroch e a futura VW Tarok, que foi mostrada no Salão do Automóvel, no São Paulo Expo, em novembro último. Apesar de se tratar apenas de um projeto, especula-se que o modelo será fabricado sob a nova plataforma GEM (Global Emerging Markets), feita para veículos compactos e médios em países emergentes. Seria o equivalente à plataforma MQB do Grupo Volkswagen, que equipa desde o hatch compacto Polo, até o SUV médio Tiguan.

A nova picape da GM declara a morte definitiva da Montana, bem como outras picapes leves no Brasil
Divulgação

A nova picape da GM declara a morte definitiva da Montana, bem como outras picapes leves no Brasil

O designer Kleber Pinho da Silva elaborou uma projeção sobre como seria o design da picape, utilizando a identidade visual do Tracker como referência.  “Esta base proporcionará a adequação de novas tecnologias focadas na conectividade, segurança e eficiência por um valor competitivo”, diz Mark Reuss, vice-presidente de desenvolvimento de produto da Chevrolet.  Ainda que a Chevrolet não tenha dado muitas pistas sobre a próxima geração do Onix, é possível que a nova plataforma para mercados emergentes GEM também seja utilizada no hatch.

A fonte consultada pelo site GM Authority ainda complementa que o projeto está sendo desenvolvido exclusivamente pela Chevrolet do Brasil. Deverá chegar no mercado latino-americano em meados de 2020, junto de sua rival VW Tarok.

VW Tarok e a nova picape da GM

Rival da nova picape da GM, a VW Tarok será muito parecida com o conceito mostrado em novembro
Divulgação

Rival da nova picape da GM, a VW Tarok será muito parecida com o conceito mostrado em novembro

A Volkswagen Tarok foi atração do Salão do Automóvel de São Paulo, sendo um dos modelos mais badalados do evento. Com capacidade para carregar uma tonelada e tração integral, a picape bebe das fontes dos antigos Porsche Targa em sua coluna C, bem como as linhas do SUV T-Cross. De acordo com José Carlos Pavone, chefe de design da marca na América Latina, o modelo oficial está muito próximo de ser anunciado e será bem parecido com o conceito mostrado no Salão do Automóvel 2018.

O novo fenômeno das intermediárias, onde se enquadra a nova picape da GM , reflete diretamente sobre os modelos leves, que tendem a desaparecer.  A categoria que já teve Peugeot Hoggar e Ford Courier hoje conta apenas com Saveiro, Montana e Strada. As três perdem de lavada da Fiat Toro, conforme o ranking de vendas da Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos). Estariam as picapes compactas ameaçadas de extinção?

Fonte:  GM Authority