Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Renault Kwid E-Tech 100% elétrico: eficiência também na hora de recarregar

Renault Kwid E-Tech 100% elétrico: eficiência também na hora de recarregar

Modelo mais acessível da gama elétrica da Renault, o Kwid E-Tech 100% elétrico tem grande autonomia e ainda possui três opções de carregamento

O Renault Kwid E-Tech 100% elétrico está promovendo uma verdadeira revolução no mercado nacional, ao permitir que mais pessoas tenham acesso a um automóvel com emissão zero de poluentes e muito mais sustentável. Modelo mais acessível da gama de veículos elétricos da marca, o Kwid E-Tech 100% elétrico oferece todas as vantagens dos automóveis com emissão zero combinadas a uma grande autonomia (298 km) e ao conforto ao dirigir, sem esquecer a agilidade que o torque praticamente instantâneo proporciona.

“O Renault Kwid E-Tech 100% elétrico é um carro pensado para a mobilidade urbana, ele já vem com suspensão elevada, adaptada às condições das ruas do Brasil”, explica Ana Carolina Neiva, brand manager da Renault do Brasil. “Além disso, o carro oferece uma experiência livre de estresse no trânsito, aliada ao silêncio (pelo fato de não ter motor a combustão) e aos equipamentos que garantem o conforto e a praticidade para o motorista e os passageiros”, completa.

Ana Carolina lembra que a autonomia de 298 km pode variar de acordo com o estilo de condução adotado pelo motorista do Renault Kwid E-Tech 100% elétrico, e que essa quilometragem é muito maior que a média utilizada pela maioria das pessoas no dia a dia. De quebra, também permite realizar viagens com tranquilidade.

Há mais: o Renault Kwid E-Tech 100% elétrico ainda possui frenagem regenerativa, que aproveita a energia gerada pelas rodas nas frenagens e desacelerações e a envia para a bateria, aumentando a eficiência do veículo. Já o modo Eco, selecionado por meio de um botão no painel, ajusta o desempenho do motor e limita a velocidade máxima do carro a fim de proporcionar o melhor aproveitamento da energia da bateria e a extensão da autonomia.

Por fim, o Kwid E-Tech 100% elétrico informa o consumo de energia e a autonomia disponível no quadro de instrumentos de acordo com o modo de dirigir do motorista, permitindo a ele se adequar a fim de garantir maior economia de energia.

Praticidade

Uma das dúvidas mais frequentes quando se fala em carro elétrico está relacionada ao custo da recarga. De acordo com a executiva da Renault, o Kwid E-Tech 100% elétrico apresenta uma grande vantagem que é possuir três opções para ser recarregado: utilizando uma tomada doméstica de 20 ampères, por meio de um carregador rápido, wallbox ou em mais de 2 mil pontos públicos distribuídos pelo País. Mas caso o proprietário opte por carregar a bateria por completo em casa, o custo vai ficar em aproximadamente R$ 18 (utilizando como base a tarifa praticada atualmente na capital paulista). Não se pode esquecer, porém, que existem pontos de carregamento disponíveis em supermercados, estacionamentos e shopping centers, por exemplo, nos quais a recarga é gratuita (ou tem desconto para clientes).

Por apresentar um dos melhores índices de eficiência energética do mercado, o Renault Kwid E-Tech 100% elétrico proporciona maior economia por quilômetro rodado. Para se ter ideia, isso significa que o custo de rodar com este Kwid chega a ser até seis vezes menor que o de automóveis movidos por motor a combustão. Há mais: automóveis elétricos possuem isenção de IPVA  (de acordo com o Estado) e podem rodar mesmo em cidades com restrição, como o rodízio municipal em São Paulo (SP).

Outro detalhe é que embora o Renault Kwid E-Tech 100% elétrico tenha autonomia declarada de 298 km (em ciclo urbano, de acordo com a norma SAEJ1634), esse alcance pode ser maior, dependendo do modo de dirigir do motorista. Além disso, por meio do aplicativo Mobilize Charge Pass (que é gratuito), o proprietário do veículo pode saber onde se localiza o ponto de recarga público mais próximo, fazer a reserva e até efetuar o pagamento antecipado – se for necessário.

Como se não bastasse, o Renault Kwid E-Tech 100% elétrico ainda tem baixo custo de manutenção, já que o motor elétrico utiliza um número muito menor de peças que o propulsor convencional. Óleo lubrificante, filtros de combustível, de óleo e de ar são alguns dos itens que precisam ser substituídos nas revisões de carros convencionais e que não existem nos modelos elétricos, por exemplo.

Por fim, é importante lembrar que o Renault Kwid E-Tech 100% elétrico oferece outro motivo de tranquilidade: a garantia de fábrica de três anos para o veículo e de oito anos ou 120 mil quilômetros para a bateria.

Por: Renault, Estadão Blue Studio
Conteúdo de responsabilidade do patrocinador