Novo modelo mostra certa regularidade nas vendas desde que foi lançado, mas num patamar que não assusta os líderes do mercado com um todo

Renault Kwid: pelo menos por enquanto, vem mantendo uma média um pouco acima das 2.500 unidades por mês
Divulgação

Renault Kwid: pelo menos por enquanto, vem mantendo uma média um pouco acima das 2.500 unidades por mês

O levantamento da primeira quinzena de outubro divulgado pela Fenabrave (Federação Nacional de Distribuição de Veículos Automotores) revela um novo cenário entre os carros mais vendidos do Brasil. O Renault Kwid, que assumiu a segunda colocação entre os destaques de setembro, aparece em apenas 15º nas parciais, conferindo uma queda de treze colocações na tabela.

Mas será que as vendas do modelo que ficou conhecido o SUV dos compactos realmente despencaram? Pois bem, a reportagem de iG Carros foi atrás das informações corretas para descobrir o que houve. O Renault Kwid foi atração da marca para o Salão de Buenos Aires (Argentina) em junho, e a marca francesa escolheu a ocasião para iniciar a pré-venda do modelo aqui no Brasil. Foram três meses de antecipação, com entregas previstas para o começo de setembro.

Ou seja, o levantamento divulgado pela Fenabrave concentra também as unidades do Kwid que foram adquiridas em junho, julho e agosto, ainda em pré-venda. Trata-se de um acúmulo que foi escoado em um único mês, elevando o status do Kwid em setembro. Dividindo as 10,3 mil unidades que foram vendidas nos três meses de pré-venda e no primeiro mês de entrega, chegamos a uma média de 2.575 carros vendidos por mês. A média de emplacamentos, aliás, promete ser cumprida em outubro. Até a metade do mês, o Renault Kwid emplacou 1.301 unidades.

Mobi na frente

Fiat Mobi Drive:  no segmento de subcompactos, o modelo da marca italiana ainda lidera, mas pode perder o trono
Divulgação

Fiat Mobi Drive: no segmento de subcompactos, o modelo da marca italiana ainda lidera, mas pode perder o trono

Apesar de alguns proprietários estarem se queixando de atrasos nas entregas por conta de um problema no freio traseiro, não houve queda nas vendas do Kwid. O compacto da Renault mantém o mesmo número de emplacamentos desde seu lançamento. Resta saber se a ideia de ter um hatch com bom espaço para o solo e visual encorpado vai pegar de verdade no Brasil.

 

Na quinzena, o Renault Kwid continua atrás do Fiat Mobi, mas consegue uma posição de destaque se compararmos ao Volkswagen Up!. O compacto da marca italiana emplacou 1.762 unidades, enquanto o modelo da fabricante alemã fica na casa dos 1.034 emplacamentos, ainda conforme os dados preliminares divulgados pela Fenabrave.