Fiat Strada

Divulgação

Fiat Strada da nova geração passa a ter quatro portas, controle eletrônico de estabilidade e central multimídia caprichada entre as mudanças

A Fiat mostra detalhes da nova Strada antes da chegada da novidade às lojas, adiada por conta da crise ocasionada pelo novo coronavírus. A ideia era lançar hoje (7) o utilitário para todos os órgãos de imprensa, mas como apenas alguns tiveram acesso antecipado à novidade, somente esses conseguiram fazer uma primeira avaliação. Mesmo assim, a reportagem de iG Carros explica alguns pontos que ainda não haviam sido revelados anteriormente.

Exceto na versão Working, que continua sendo oferecida, as outras passam a ter novo visual e várias novidades, inclusive controle eletrônico de estabilidade com bloqueio eletrônico de diferencial. Além disso, as versões com motor 1.3 Fire Fly (109 cv e 14,2 kgfm) têm direção elétrica e a topo de linha Volcano conta com faróis de LED E agora há com ter a nova central multimídia com tela capacitiva de 7 polegadas, com conexão em fio para Apple Car Play e Android Auto.

Para manter a boa capacidade de carga, a suspensão traseira continia com eixo rígido e mola semi-elíptica. Nas versões de cabine simples (1.354 litros), são 720 kg e para as de quatro portas (844 litros), 650 kg. A caçamba maior tem 1,71 metros de comprimento e a menor, 1,17 m.

Fiat Strada. Foto: Divulgação
Fiat Strada. Foto: Divulgação
Fiat Strada. Foto: Divulgação
Fiat Strada. Foto: Divulgação
Fiat Strada. Foto: Divulgação
Fiat Strada. Foto: Divulgação
Fiat Strada. Foto: Divulgação
Fiat Strada. Foto: Divulgação
Fiat Strada. Foto: Divulgação
Fiat Strada. Foto: Divulgação
Fiat Strada. Foto: Divulgação

Outra novidade é que a caçamba passa a ter amortecimento, algo que a VW Saveiro já tem há uma década. De qualquer forma, isso reduz em 60% o esforço para abrir ou fechar a tampa. Ainda na parte técnica, consta que a distância livre do solo é de 23,2 centímetros, com ângulo de entrada de 23,2 graus e de saída de 28,4 graus na versão de cabine dupla.

Além do motor 1.3 Fire Fly, a Fiat oferece o 1.4 Fire (88 cv e 12,5 kgfm). Pelo menos por enquanto, a Fiat Strada continua sendo oferecida apenas com câmbio manual de cinco marchas, e todas as versões. A reportagem de iG Carros aguarda ter acesso ao carro para publicar as primeiras impressões ao volante. Os preços ainda não foram divulgados, mas os equipamentos que cada versão terá são os seguintes: 

Strada Endurance 1.4 cabine simples e dupla : controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas, ar-condicionado, direção hidráulica, preparação para som, direção com ajuste de altura, computador de bordo, iluminação diurna DRL, protetor de caçamba, iluminação de caçamba, porta-escada, para-choques sem pintura e rodas de aço aro 15″ com calotas. 

Strada Freedom 1.3 cabine simples e dupla : Endurance e mais direção elétrica, banco do motorista com ajuste de altura, travas, vidros e retrovisores elétricos, faróis de neblina, para-choques, maçanetas e retrovisores na cor da carroceria, rádio com porta USB frontal, rodas de liga aro 15″, alça para o passageiro, display digital de 3,5″ para o computador de bordo e sensor de pressão dos pneus. 

Strada Volcano 1.3 cabine dupla : Freedom  e mais vidros elétricos traseiros, faróis de LED, bancos com revestimento misto de tecido e couro, central multimídia com tela de 7″, duas entradas USB, câmera de ré, sensor de estacionamento, volante revestido em couro, capota marítima, rack de teto, santantônio e rodas de liga-leve aro 15″ com pneus de uso misto.