Uma diversidade de clássicos que marcaram época estão à disposição do público, onde muitos, no Museu Dodge, poderão vê-los de perto

Eu já falei aqui na coluna há algumas semanas sobre o Museu Dodge. Localizado no interior de São Paulo traz um acervo bastante rico em história, e estórias de vida, contadas com muito conhecimento pelo curador e colecionador Alexandre Badolato.]

No primeiro vídeo conhecemos o galpão que deu origem à coleção. Dedicado aos Dodge nacionais ele traz verdadeiras pérolas da indústria automobilística. Naquele episódio vale destacar exemplares únicos e também com características individuais que os tornam extremamente colecionáveis.

Chevrolet Opala
Renato Bellote/iG

Clássicos a perder de vista no Museu Dodge, onde várias raridades da GM também têm seu espaço

Hoje vamos conhecer o terceiro galpão, o mais recente do museu, vale ressaltar. Ele engloba vários carros diferentes, e aí dá para falar sobre a paixão do Badolato pelos modelos da Chevrolet também, entre os quais Opala, Omega, Chevette e outras raridades.

Começamos o passeio dando uma olhada no primeiro Ômega produzido. O 0001 saiu da fábrica e pertencia a uma concessionária da marca. Assim como o último Corsa Wind, que faz companhia algumas fileiras atrás no acervo.

“Chevette: Você está precisando dirigir um”

Chevette
Divulgação

Chevrolet Chevette da primeira propaganda no Brasil também faz parte do acervo do museu no interior de São Paulo

Por ali também podemos ver o Chevette da primeira propaganda no Brasil. O exemplar na cor preta, algo bem interessante, marca a chegada do modelo ao país, em 1973. Vale lembrar que ele foi lançado aqui seis meses antes do que na Europa, o que é bastante significativo.

 

Andando vamos conhecendo mais histórias através de exemplares únicos. Um deles, e que me agrada bastante, é o Opala Diplomata cupê na cor vinho, incluindo aí o interior e o painel. Excentricidades dos anos 90 que não veremos mais em tempos de plataformas globais.

O passeio segue falando sobre os Pontiac Trans Am, Opala SS , e vale a pena ver com calma essa parte, além das Veraneios, a SUV precursora do segmento no Brasil. Em breve trago mais uma parte dessa história, dessa vez falando do galpão dedicado aos Dodge norte-americanos. Até lá!