Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Mercedes-Benz mostra carro que muda de forma em Frankfurt

Além do conceito IAA, novos Classe C Coupé e Classe S Cabrio também marcam presença no estande da marca

Foto: Newspress

Mercedes-Benz IAA Concept

A Mercedes-Benz marca presença no Salão de Frankfurt com o novo conceito IAA, nome que faz referência a “Intelligent Aerodynamic Automobile” – apesar de lembrar a sigla do evento alemão, de “Internationale Automobil Ausstellung”. O protótipo traz um visual bastante futurista e antecipa os próximos modelos de luxo da montadora alemã, em especial a linhaClasse S.

O novo Mercedes-Benz IAA Concept foca na aerodinâmica, tanto é que traz um sistema capaz de modificar o formato da carroceria ao toque de um botão no painel, deixando o veículo 39 centímetros mais longo. Além disso, as abas no para-choque dianteiro crescem em 2,5 cm para frente e 20 cm para trás além das calotas das rodas se inflarem, tudo para fazer o chamado Cx (coeficiente de arrasto) chegar a apenas 0,19 – carros com boa aerodinâmica hoje mal conseguem índices abaixo de 0,30, por exemplo.

No interior, o conceito teve como inspiração o Classe S, com direito a duas grandes telas no painel, que concentra todos os comandos e mostradores do carro, e quatro saídas de ar na parte central, uma em cada extremidade e outras duas para os ocupantes do banco de trás. O modelo oferece espaço para até quatro ocupantes.

O IAA é equipado com um sistema híbrido, com um propulsor a gasolina e outro elétrico, capazes de entregar 274 cavalos de potência. Este conjunto é capaz de fazer o Mercedes acelerar até 250 km/h, com emissões de CO2 de apenas 28 g/km no modo mais eficiente. Apenas com eletricidade, o modelo consegue autonomia de até 32 km.

Classe C Coupé e Classe S Cabrio

Além do IAA Concept, a Mercedes-Benz está apresentando os novos Classe C Coupé eClasse S Cabrio. A versão cupê do Classe C segue um estilo próprio, bem mais esportivo além de mais avantajado, com 9,55 centímetros a mais de comprimento e 4 cm mais largo que a geração anterior, enquanto a distância entre-eixos está 8 cm menor. Outro modelo da família é o Mercedes-AMG C63 Coupé.

O novo esportivo é equipado com um motor V8 biturbo de 4.0 litros, que rende 470 cavalos no caso do modelo “normal” e 505 cv no C63 S, com câmbio automático de sete velocidades e tração traseira. De acordo com a marca, o modelo acelera de 0 a 100 km/h em 3,9 s, enquanto o C63S leva 0,1s a menos. A velocidade máxima é de 250 km/h e 290 km/h, respectivamente.

Já o novo Classe S Cabrio é o conversível mais luxuoso já produzido pela Mercedes-Benz. O modelo é equipado com uma capota de tecido, que pode ser aberta ou fechada em velocidades de até 60 km/h, operação que leva aproximadamente 20 segundos e podem ser comandada de fora do veículo por meio da chave eletrônica.

Entre os diferenciais, o automóvel dispõe do sistema automático de proteção contra o vento Aircap (reduz a turbulência de ar e nível de ruído interno), Airscaf de aquecimento ao nível do pescoço, aquecimento dos bancos também na traseira e controle climático inteligente, que controla a climatização de forma automática, ou seja, o motorista não precisa escolher um modo para capota fechada ou capota aberta, nem memorizar uma determinada temperatura para cada uma dessas condições.

O Mercedes-Benz Classe S Cabrio usa um motor de V8 de 455 cv e 71,4 kgfm na versão S 500. Já o AMG usa um bloco V8 biturbo de 5.5 litros, com 585 cv e 91,8 kgfm, que alcança os 100 km/h em 3,9 segundos e tem velocidade máxima limitada eletronicamente a 250 km/h (ou 300 km/h como opcional).

Fábrica começa a produzir no 1º trimestre

Novidades como o Classe C Coupé e o S Cabrio chegam ao país no início de 2016, assim como passará a adotar a nova nomenclatura dos novos SUVs como o GLE (antigo ML) e GLC (antigo GLK).

Na mesma época a marca alemã dará um passo bem mais ambicioso ao começar a produzir o sedã Classe C no Brasil. A nova fábrica da empresa no interior de São Paulo está quase pronta e deve passar a dar conta da demanda pelos modelos Classe C e GLA, os mais vendidos atualmente.

Ig