Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

PREFEITURA MUNICIPAL DE INGA-SECRETARIA DE AGRICULTURA-SEMANA DA ÁRVORE – CONVITE

  • por

ESTADO DA PARAIBA
PREFEITURA MUNICIPAL DE INGÁ
Secretaria da Agricultura
Semana da árvore

Além de ser uma bela atitude que contribui com o meio ambiente, plantar uma árvore requer alguns cuidados. Assim, para que o plantio ocorra da maneira correta é preciso pensar no espaço disponível, o tamanho que a espécie ocupará quando crescer, além da manutenção que inclui regar ,adubar e a poda.
O espaçamento mínimo é de 3 metros entre uma árvore e outra, para que elas possam crescer adequadamente. Para árvore com mais de 1,80 metros, é preciso um buraco de 60 cm de profundidade e, caso o solo esteja fofo, 60 cm de largura. Já para mudas pequenas, faça um buraco com mais ou menos um palmo de fundura.
Também é importante adubar a terra para que a muda cresça e se enraíze mais facilmente no novo local. Dessa forma, é válido utilizar adubos como , esterco de gado e de galinha, compostos orgânicos ou húmus de minhoca.
Já com a terra pronta, é hora de finalmente plantar. Com cuidado, retire a embalagem da muda para não desmanchar a terra que protege a raiz (torrão). Coloque a muda, bem na vertical, observando a altura do torrão com relação ao solo, e complete o buraco com terra. Se a sua muda for plantada na calçada ou em lugar que tenha animais, faça um cercado ao redor dela com ripa ou madeira e arame. Também é importante molhar regularmente a árvore, sem encharcar. Em períodos secos, molhe até três vezes por semana. E quando a árvore estiver grande, faça uma boa poda para mantê-la sempre bonita.

O ipê-amarelo, também conhecido no Brasil como aipê, ipê-branco, ipê-mamono, ipê-mandioca, ipê-ouro, ipê-pardo, ipê-vacariano, ipê-tabaco, ipê-do-cerrado, ipê-dourado, ipê-da-serra, ipezeiro, pau-d’arco-amarelo, taipoca ou apenas ipê Pode atingir 30 metros de altura e 60 centímetros de diâmetro,  A floração amarela , árvores cultivadas começam a florar com três anos.

Romã
. Crescimento da planta: Seu crescimento é extremamente rápido e as condições de seu cultivo são muito favoráveis. Altura: 2.4 a 3.0 metros, 3.0 a 3.6 metros, 3.6 a 4.7 metros

Amoreira-preta

A amoreira-preta é uma árvore de altura em torno de 4 a 5,0 m, mas em algumas regiões cresce até 12,0 m, é caducifólia e seu tronco é um pouco rugoso e escuro.

Cajueiro tipo anão
O cajueiro  Na natureza existem dois tipos: o comum (ou gigante) e o anão. O tipo comum pode atingir entre 5 e 12 metros de altura, mas em condições muito propícias pode chegar a 20 metros. O tipo anão possui altura média de 4 metros.

A Secretaria de Agricultura de Ingá caminha a todo favor, capitaneada pelo expert André Burity e tendo como auxiliares pessoas como Diomedes Martins e José Bacalhau além de  uma equipe técnica de maior valia como Adriano, Lucas e Oliveiros e Dra Aparecida, a secretaria tem tudo para fazer um trabalho de primeiro escalão.

Uma pequena amostra de um trabalho de Hidroponía feito por nossos técnicos que poderá ser estendido aos cidadãos da terrinha.