Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Unidade socioeducativa da Fundac estimula protagonismo dos jovens e adolescentes

Unidade socioeducativa da Fundac estimula protagonismo dos jovens e adolescentes

A Fundação Desenvolvimento da Criança e do Adolescente ‘Alice Almeida’- Fundac, por meio da Escola Integral Cidadã (SEE) e do Lar do Garoto, unidade socioeducativa localizada  em Lagoa Seca, vem estimulando práticas nas quais os jovens e adolescentes em cumprimento de medida são protagonistas das suas histórias. Cursos profissionalizantes, aulas com as disciplinas eletivas, jogos e musicalização fazem parte desse crescimento.

Segundo a coordenadora pedagógica da unidade, Luzivone Lopes, a direção e o corpo técnico têm sempre focado nas suas melhores práticas estimulando o protagonismo com esse público. “Ao longo do dia a dia temos aulas direcionadas para o Enem, curso profissionalizante sobre Energia Solar, Projeto de Vida, Balaio de Leitura, jogos de tabuleiro e muita musicalização”, informou.

“Estimulamos o gosto pelo esporte, musicalização, entre outras atividades culturais”, disse Luzivone, ressaltando que esse trabalho tem apresentado resultados na vida dos socioeducandos e dos seus familiares. A escola no Lar do Garoto funciona como anexo da Escola Estadual Integral Cidadã Hortêncio de Sousa Ribeiro (Premen) e conta hoje com 112 alunos matriculados na Educação de Jovens e Adultos (EJA). As atividades realizadas são a partir das disciplinas da Base Curricular Comum (BNCC), além da parte diversificada.

O diretor do Lar do Garoto, Luiz Antônio, disse que a unidade vive um lindo e grande momento na socioeducação. “É explícito toda mudança comportamental dos nossos adolescentes. Enxergar toda essa mudança onde jovens estão escolhendo sala de aula e relatam com entusiasmo seu projeto de vida é muito prazeroso”, declarou Luiz. Ele destacou que toda mudança só é possível com o acesso à educação e assim está sendo feito com a escola integral cidadã, “que desempenha seu mister com amor e excelência”.

Dia da Família – No Lar do Garoto, o Dia da Família será celebrado até o fim do mês. Para isso, os jovens estão confeccionando cartões com mensagens para suas mães e peças em tear, que são produzidas na Oficina de Tear ministrada pelo professor Lucivaldo Gonçalves.