Mobilização festiva marca Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa
Cerca de 300 idosos estiveram, na tarde dessa sexta-feira (15), na feirinha de Tambaú, em João Pessoa, participando de um ato público em alusão ao 15 de junho, Dia Mundial de Conscientização da Violência contra a Pessoa Idosa. A mobilização teve como tema “Proteja. O Futuro é agora!” O objetivo principal da ação foi sensibilizar e conscientizar a sociedade para o combate das diversas formas de violência cometida contra a pessoa com idade igual ou superior a 60 anos.
Durante o evento, os grupos de idosos que frequentam os Centros Sociais Urbanos (CSUs), vinculados à Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano (Sedh), fizeram apresentações de quadrilhas juninas e danças da época, num momento de interação e harmonia entre os idosos, que animou e encantou o público que passava no local. Também foi realizada panfletagem educativa sobre as ações e serviços da política estadual da pessoa idosa.
Jaciana Magalhães, gerente de Proteção Social Básica da Sedh, considerou que o evento representou um esforço diário. “Nós escolhemos esse espaço livre onde circula muita gente para dar maior visibilidade a essa temática tão importante, para conscientizar a população que nosso Estado oferece serviços de denúncias como o Disque 123, e espaços de denúncia na proteção dos idosos, sobretudo, trabalhamos para diminuir o índice de violência. Estou feliz porque alcançamos o nosso objetivo de chamar atenção para o enfrentamento da violência contra a pessoa idosa”, ressaltou Jaciana.
Para Angélica Putrus, presidente da Comissão do Direito do Idoso Seccional OAB/PB, uma ação dessa é significativa para a sociedade conhecer como defender os idosos. “Esse evento é importantíssimo, hoje a informação é o meio mais rico que temos para proteger a pessoa idosa, uma pessoa vulnerável dentro da legislação atual. Essa parceria entre os poderes públicos só fortalecem as políticas públicas voltadas para o idoso”, comentou.
“Foi muito bom participar de um momento de descontração, me sinto privilegiada e rejuvenescida depois de uma tarde animada, saber que tem instituições que se preocupam com a gente. Eu tenho pena dos idosos que nunca tiveram a oportunidade de viver e desfrutar de momentos assim”, declarou dona Margarida Araújo, de 76 anos, frequentadora do Centro de Convivência do Idoso do Castelo Branco.
Anita Zacarias, 71 anos, participante do CSU de Santa Rita Francisco Leocadio Ribeiro Coutinho, afirmou que tudo estava muito lindo. “Essa movimentação nos traz paz e fé para continuarmos acreditando que podemos ter dias melhores, porque violência não presta”, acrescentou.
A mobilização foi uma realização do Governo do Estado, por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Humano/Gerência de Proteção Social Básica.