Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Ameaçado de morte, Jean Wyllys tem que usar cota para pagar carro blindado

 

Ameaçado de morte, Jean Wyllys tem que usar cota para pagar carro blindado

A coluna de Mônica Bergamo, desta quinta-feira (29), informa que o deputado Jean Wyllys (PSOL-RJ) está tendo que usar recursos de sua cota parlamentar para pagar o aluguel de R$ 8 mil do carro blindado que passou a ter que usar há oito meses, depois da conclusão, endossada pela Câmara dos Deputados, de que corre risco de vida.

A Fórum publicou, nesta quarta-feira (29), que o deputado federal reeleito recebeu um comunicado da Comissão Internacional de Direitos Humanos (CIDH), ligada à Organização dos Estados Americanos (OEA), anunciando que concedeu ao parlamentar medidas cautelares, exigindo que o Estado brasileiro proteja sua vida.

A medida de proteção a Wyllys foi adotada pouco depois da morte da vereadora Marielle Franco, colega de partido do deputado.

Em um primeiro momento, a Câmara bancava os custos. Depois eles foram repassados para o próprio parlamentar. Além do carro blindado, Wyllys é acompanhado permanentemente por uma escolta da polícia legislativa, em qualquer lugar que vá a trabalho.

“Estou vivendo pela metade”, afirma ele, que evita compromissos que não sejam ligados à sua atividade parlamentar.

Jean Wyllys afirmou, em nota, que “falta de reposta eficaz por parte do Estado brasileiro, que tem sido negligente, para dizer o mínimo, não só em identificar essas redes criminosas que me atacam, difamam e ameaçam, a mim e à minha família, mas também em elucidar a execução de minha amiga e companheira de partido Marielle Franco”.

 

 

Revista Fórum