Saiba quais alimentos colaboram para a melhorar a fertilidade masculina
Especialistas dão dicas do que o homem deve comer para melhorar esperma
Quem deseja ser pai deve se preocupar em manter uma alimentação saudável . Poucos sabem, mas o que o homem come afeta diretamente a fertilidade masculina, isso é o que explica Maria Cecília Erthal, especialista em reprodução humana assistida e diretora-médica do Vida – Centro de Fertilidade. “A alimentação influencia no funcionamento do nosso organismo como um todo, inclusive nos órgãos reprodutivos.”
De acordo com Maria, bons hábitos alimentares contribuem para um funcionamento equilibrado do aparelho reprodutor, já o contrário pode trazer prejuízos para a fertilidade masculina e também feminina. A especialista fala que consumo excessivo de cafeína e bebida alcoólica interfere negativamente na quantidade e qualidade dos espermatozoides, por exemplo.
Alimentos que ajudam na fetilidade masculina
Para ajudar na questão da fertilidade, existem grupos de alimentos que colaboram para o bom funcionamento do organismo masculino. A nutricionista Tatiana Rom, do Vida- Centro de Fertilidade, indica quais são e fala como eles atuam no corpo:
Intestino funcionando
Manter o intestino funcionando bem é importante porque isso ajuda na absorção de nutrientes, então o indicado pela especialista é consumir iogurte, frutas, vegetais e alimentos integrais. A aveia é um bom exemplo de fibra que pode sem combinado com uma fruta e garantir um ótimo lanche entre as refeições.
Por outro lado, frituras, alimentos com excesso de conservantes e corantes, refrigerantes e café pioram o funcionamento do intestino. O cigarro e o álcool também são grandes vilões.
Vitamina E
Os futuros pais também devem apostar em alimentos ricos em vitamina E, pois esse nutriente melhora a mobilidade dos espermatozoides . Para conseguir aumentar os níveis dessa importante vitamina, basta consumir azeite, gérmen de trigo, nozes e agrião, que, segundo a nutricionista, são boas fontes de vitamina E.
Ômega 3
Já o ômega 3 ajuda o espermatozoide a entrar no óvulo, fora isso contribui no desenvolvimento cognitivo do bebê. Para garantir um aumento dessa gordura boa, incorpore ao cardápio alimentos como semente e óleo de linhaça, além de sardinha, atum e salmão.
Zinco
Segundo a nutricionista, esse é, sem dúvidas, o mineral mais importante quando deseja engravidar a parceira. O zinco pode ser encontrado em grande quantidade nos espermatozoides e também é fundamental para manter o óvulo saudável, ainda mais se estiver associado com a vitamina B6.
Carnes, ostras, gérmen de trigo e fígado de galinha são alguns alimentos fontes de zinco. Em contrapartida, Tatiana alerta que o consumo de álcool em excesso e antiácidos podem diminuir a quantidade de zinco no organismo, além de dificultar sua absorção.
Vitamina C
Há estudos que indicam que a vitamina C ajuda na mobilidade e concentração dos espermatozoides. A melhor parte é que é simples conseguir uma boa quantidade desse nutriente, basta consumir um copo de suco de laranja logo após ser preparado ou três dessa fruta ao dia.
Selênio
Da mesma forma que a vitamina C, o selênio também funciona como um importante oxidante e é encontrado em grande quantidade no esperma. Conforme recomenda a especialista, uma forma simples de aumentar o nível de selênio no organismo é comendo duas castanhas-do-Brasil por dia.
Betacaroteno
O betacaroteno é um importante nutriente que ajuda na produção de espermatozoides. Esse composto é encontrado em todas as frutas e legumes que possuem uma cor alaranjada, como abóbora, laranja, cenoura e mamão. Esse nutriente também pode ser encontrado no óleo de fígado de bacalhau.
A nutricionista e a especialista em reprodução humana reforçam que aliar um bom estilo de vida a uma alimentação saudável – rica verduras, frutas e legumes, alimentos com ômega 3, proteínas e carboidratos de absorção lenta como os alimentos integrais – ajuda a melhorar afertilidade masculina.
Fonte: Deles – iG /VAVADALUZ
Ou seja: coma tudo.
Não é possível comentar.