Pular para o conteúdo

PAPO D’SQUINA (com Pedro Marinho)

O CHAPÃO FAMILIAR E AS VELHAS PRÁTICAS

Desde que foi lançada, embora extra oficialmente, a camada chapa da oposição, tendo Lucélio Cartaxo encabeçando a chapa para o Governo do Estado e como vice Micheline Rodrigues, ficou muito claro para aqueles que minimamente acompanham a nossa política, que se trata de um acerto familiar, visando tão somente a sobrevivência e manutenção de poder, ou seja, absolutamente não existe entre eles nenhuma coerência de idéias e propostas, se trata mais ou menos de um balaio de gatos de cores e raças diferentes, cuja idéia é única e exclusiva deixar nas mãos de duas ou três famílias as nossas duas maiores prefeituras e abocanhar o Governo do Estado, mesmo que seja, juntando Cássio Cunha Lima, Romero e Micheline Rodrigues, Luciano e Lucélio Cartaxo e provavelmente até Maísa esposa/primeira-dama do prefeito Cartaxo, Aguinaldo Ribeiro, Daniela Ribeiro, Lucas Ribeiro, Enivaldo Ribeiro e Virgínia Velloso. Claro que o chapão familiar, foi criado dentro no modelo da velha e surrada engrenagem, em que o eleitor é mera peça para que eles que se julgam reis da Paraíba e querem se perpetuar no poder, como nós fossemos uma capitania hereditária, das famílias Cunha Lima, Cartaxo e Ribeiro.

OS POLÍTICOS PARAIBANOS QUE TENTAM ENGANAR OS ELEITORES, DEFENDENDO LULA

Em política se ver de tudo e absolutamente quase mais nada é surpresa para os eleitores, já acostumados às muitas sujeiras e patifarias cometidas pelos políticos profissionais, principalmente em ano eleitoral, quando eles na eterna busca do poder, jogam bruto e utilizam de todos os meios para assim conseguirem os seus objetivos. Este ano vem ocorrendo um fenômeno que chama a atenção de todos, ou seja, muitos candidatos sem nenhuma identidade ideológica com o PT estão querendo tirar proveito da inegável popularidade de Lula, defendendo com unhas e dentes a sua soltura, condenando inclusive o inatacável trabalho do magistrado Sérgio Moro. Esses dias, o deputado Tião Gomes, (Avante) arrumou até uns inimigos gratuitos, pois chegou a dizer que as pessoas que não votassem em lula, mereceriam uma pisa, nem precisa dizer a contra-ofensiva das pessoas, que nas redes sociais, até prometeram confrontar o falante deputado.

OS POLÍTICOS PARAIBANOS QUE TENTAM ENGANAR OS ELEITORES, DEFENDENDO LULA II

Já, o tucano e deputado estadual João Henrique, para espanto de todos, anda dizendo que apóia Lula e que torce pela sua soltura, deixando os seus colegas de legenda de bico caído. De todos, porém, o que mais chama a atenção, com certeza é o deputado Wellington Roberto, ao dizer que caso Lula seja candidato, ele Wellington votará e irá trabalhar para o ex-presidente. Para aqueles que não sabem, Wellington Roberto, era um dos mais fieis escudeiros do ex-presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha e destacado membro da sua tropa de choque, chegando numa reunião da comissão que visava cassar o mandato de Cunha, a se levantar e de punhos cerrados querer brigar com um colega, para defender o ora presidiário Cunha. Essa postura do deputado que busca mais uma reeleição, criou certo desconforto para a chapa emedebista encabeçada por José Maranhão, que tem como vice Bruno Roberto, que vem a ser filho exatamente de Wellington. Eleitores em ano eleitoral para os políticos valem tudo, caberá, entretanto ao eleitor aceitar ou não o jogo baixo e sujo.

COM RELAÇÃO AO ASSALTO AO NOSSO CAMPUS UNIVERSITÁRIO, QUE TAL CHAMAR CHAPOLIN COLORADO?

Num ano eleitoral, tentam tirar proveito de tudo. Recentemente aconteceu numa das salas de aula da nossa UFPB, aqui em João Pessoa, um assalto contra os estudantes que se encontravam numa das salas de aula e imediatamente já quiseram atribuir ao Governo do Estado, na pessoa do Governador Ricardo Coutinho, a culpa pela lamentável acontecimento, com a velha cantilena do aumento da violência e da falta de policiamento, ignorando propositadamente os críticos de que se trata de fenômeno nacional e que a Paraíba não é nenhuma ilha da fantasia ou um casulo, para assim ficar imune ao aumento das violências nas ruas brasileiras. Com relação especificamente a tal assalto, quantas vezes já vimos estudantes das próprias universidades federais se rebelaram contra a entrada de policiais nos campus. Aqui mesmo na Paraíba, não é diferente, mesmo quando são chamados pela segurança daquela instituição de educação, os policiais nunca foram bem recebidos, ou seja, os que ali estudam, agem como vivessem num território livre. A UFPB tem uma grande equipe de seguranças, com motocicletas e viaturas e se não cumprem as suas obrigações básicas, de pelo menos fiscalizar a entrada de não alunos, fica impossível ao Estado, manter a segurança no seu interior, de professores, alunos e servidores. Pelo andar da carruagem e Deus permita que tal aconteça, caso amanhã venha a cair uma aeronave no espaço aéreo da Paraíba, o culpado na boca desses inescrupulosos adversários, com certeza será Ricardo Coutinho. Diante da sempre freqüente resistência aos nossos órgãos da segurança pública no campus universitário, que tal então chamar o herói Chapolin Colorado?

DEMA MACEDO E SEU CUIDADO COM O PARQUE PARAHYBA

Dema Macedo é homem dos sete instrumentos, ou seja, o mesmo com muita desenvoltura cuida bem de tudo que se propõe a fazer. Dema trabalha com o irmão no ramo imobiliário, é brogueiro com um blog de muita aceitação no Estado, líder comunitário no Bairro Valparaíso e ainda encontra tempo para zelar pelo Parque Parahyba I e II construído no Bessa pelo Governo do Estado. Desde a entrega de tais equipamentos, Dema com um comitê composto de abnegados moradores daquele bairro, já plantaram mais de 300 mudas naqueles espaços e sempre se cotizam para as mais diversas despesas, inclusive para limpeza e corte da vegetação em razão da inércia da Sedurb. Esta semana, além de pagar a um operário para com uma roçadeira fazer a limpeza no Parque I, inclusive a limpeza do canal do Rio Jaguaribe, que corta o Parque, Dema com dois operários, colocou ali mais de 40 metros de cano, trazendo água de um lado para outro do Parque, para assim a grama ser molhada diariamente. Parabéns para Dema Macedo e todos aqueles que dão um exemplo diário de cidadania e amor a nossa cidade.

DIREITO DE RESPOSTA DA EMPRESA ENKO CONSTRUTORA

Dias atrás tratei aqui neste espaço que a Prefeitura de João Pessoa, estranhamente havia em dezembro último, deixado de fazer a indispensável licitação para limpeza das caixas de água e fossas das escolas e creches da rede municipal e que tal trabalho estava sendo feito pela Construtora e Imobiliária DANTAS ROCHA INCORPORAÇÕES IMOBILIÁRIAS LTDA com o nome de fantasia de EMKO CONSTRUTORA, com endereço à Rua São Joaquim, 376-A, Tirol, Natal/RN. Dias depois recebemos uma correspondência do dirigente de tal empresa, solicitando direito de resposta, dizendo que havia sido vencedor licitação participou efetivamente do Pregão Eletrônico SRP do tipo Menor Preço por Item, realizado de conformidade com os ditames legais vigentes estabelecidos para procedimentos dessa natureza, cujo OBJETO é a contratação de uma empresa de engenharia para a execução dos serviços de manutenção corretiva, reparação, adaptação e modernização de instalações, estruturas e ambientais das Creches e Escolas Municipais em João Pessoa – PB. Solicitando inclusive a retirada da matéria que havia sido publicada evidente. Naquela oportunidade informei ao mesmo que em razão da Lei de Imprensa, publicaria a sua correspondência, mas evidente que me recusei a retirar a denúncia e lhe respondi, nos seguintes termos:

DIREITO DE RESPOSTA DA EMPRESA ENKO CONSTRUTORA II

Continuo achando que tal procedimento não se deu como deveria ser feito e que sempre foi praticado por várias gestões, ou seja, considerando o grande número e escolas e creches com certa frequencia devem ocorrer às limpezas das fossas e caixas de água, prevenindo assim eventuais doenças contra as crianças, tendo os participantes a exemplo do que acontece em todos os lugares do nosso país, de ter os equipamentos e cursos correspondentes a atividade.Como nenhuma empresa que lida no citado ramo foi convidada para tal pregão, se imagina que sua empresa sendo uma construtora, participou de um pregão relacionado a uma obra especifica, não podendo naturalmente ficar indefinidamente fazendo trabalhos na Prefeitura, principalmente num setor que não tem nenhum conhecimento ou contratando empresas que lidam com limpeza de fossas e caixas de água.Para dissipar duvidas, vou enviar a sua correspondência às firmas prejudicadas para que as mesmas junto a quem de direito esclareçam sobre esse pregão citado por Vossa Senhoria e qual foi o objeto dele.

TRIBUTO HOJE AO MULTIMIDIA PARAIBANO RAFAEL DE CARVALHO

No ano do seu centenário, após homenagem feita em Caiçara, o multi-artista Rafael de Carvalho será homenageado em João Pessoa. Convido os caiçarenses e os amantes da cultura em geral. O evento se dará no dia 27/07 (sexta) a partir das 18h (prezem pela pontualidade), e será promovido pelo Centro Cultural Ariano Suassuna(CCAS), do Tribunal de Contas da Paraíba, em parceria com a Academia de Cordel do Vale do Paraíba. Haverá exposição do meu acervo (objetos pessoais, discos, fotos, livros, cartazes de filmes, jornais, cordéis, revistas, etc.); apresentação da vida e da obra do ator no palco; declamações de poemas de Rafael por membros da Academia de Cordel, e lançamento do cordel “Rafael de Carvalho, o Multiartista Caiçarense”, de Bartolomeu Xavier Xavier. O Grupo Atitude marcará presença.A homenagem se dará dentro do sarau “Poemas e Cantos da Cidade”, que passará a ocorrer mensalmente. O CCAS já contava com uma programação de saraus, mas esse iniciara um novo formato idealizado pelo presidente da Academia de Cordel, Sander Lee, e o diretor do Centro e o diretor do Centro, Flávio Sátiro Filho, dentro das determinações da presidência do Tribunal.

PINÇADAS NAS REDES SOCIAIS

O CUSTO DO PARLAMENTO – ROMEU LEMOS.

Deputados Federais e Senadores, irem para Brasília semana sim outra não, intercalando. Semana com Deputados Lá e Senadores em seus estados e vice-versa. Hoje eles trabalham só de terça até a quinta. Passariam a trabalhar de segunda à sexta feira em horário integral. Com isto, reduziríamos as despesas em 50% com passagens aéreas, hospedagens, alimentação, combustíveis, etc. Convém lembrar que a tecnologia facilita reuniões à distância. A Câmara e o Senado custam ao país 1,1 bilhão de reais por ano. Imaginem a economia que teríamos?Romeu Lemos.

MINHA PASÁRGADA – VIRGOLINO ALENCAR

Se Dilma tivesse continuado e não existisse bolivarianismo lá, a ideia seria migrar pra Venezuela. Como não poderia nem ir pra lá, eu iria me esconder na Terra de Zé Roela.Lá seria amigo do Zé, não veria Televisão, não leria Jornal, nem ouviria Rádio.Só não dispensaria a Rede da Internet, sendo, contudo, mais seletivo, fugindo da Fake News.Seria a minha Pasárgada, sem as boas coisas que Bandeira queria ter.Menos exigente, mas longe das desgraças que jogam na minha cara diariamente, nesta Terra de Cabral.

O ASSALTO NA UFPB – ALBERGIO G MEDEIROS


Um meliante roubou alunos de Contabilidade em plena sala de aula, na UFPB, Campus de João Pessoa. A instituição tem uma área enorme, e praticamente nenhuma segurança nem vigilância; mas para entrar no Campus, de muito tempo para cá, depara-se com portarias com vigilantes e cancelas para automóveis. A instituição é federal, e existe até prefeitura e prefeito. O que tem o Governo do Estado com a segurança interna dessa instituição? Mas ouvi em algumas emissoras, e li postagens de pessoas responsabilizando e ralhando a segurança pública do estado por conta desse inusitado roubo. A instituição é federal e cabe a ela proporcionar e patrocinar a segurança “intramuros”, com auxílio da Polícia Federal em casos de danos ao patrimônio. A responsabilidade do estado está afeta aos espaços “extramuros”, ou seja, externa, na via pública. Era só o que faltava querer que o estado aloque policiais no interior da instituição em detrimento das vias públicas, sofríveis que são de mantença do mínimo de tranquilidade nas locomoções.

AS NOSSAS OLIGARQUIAS FAMILIARES – EVATIEL ALMEIDA SOARES

Olho aberto, a PB é um Estado pobre e se colocarmos oligarquias familiares no nosso destino. Não teremos futuro p nossos filhos e netos. Nosso futuro estar em nossas mãos. O TRABALHO Dignifica a todos. O interesse destas oligarquias é chegar ao poder e concentrar todo poder em suas mãos, deixando o povo de fora, sofrendo por 4 o mais anos com um caos sem desenvolvimentos e muita tristeza. Não vamos deixar que este mal de olho gordo caia sobre nós. Vamos colocar o nosso destino no melhor caminho. Naquele que sai do povo e tem cheiro e passado voltado pro povo, isso sim é escolher o certo. Fora OLIGARQUIAS FAMILIARES, o povo merece o melhor. Que Deus nos abençoe e proteja e pensem. Somos SOBERANOS, podemos sim, não dar emprego a estes ineficientes, que já provaram suas incapacidades.

Esta coluna é publicada no http:www.blogdopedromarinho.com e em três outros portais.