Noites mal dormidas contribuem para surgimento até de câncer
Dormir adequadamente pode trazer diversos benefícios ao corpo humano, mas não é só isso. Uma boa noite de sono é indispensável para a saúde física e até mental. De acordo com o pneumologista e médico do sono, Rodolfo Bacelar, alguns tipos de cânceres estão relacionados com a qualidade de sono da pessoa.
“Antes a gente não tinha uma evidência tão clara, mas hoje se avalia que alguns cânceres têm ligação com a privação de sono”, explica à MaisTV, canal de vídeo do Portal MaisPB.
Além de favorecer o desenvolvimento do câncer, em longo prazo uma noite mal dormida também pode causar arritmias, infartos, acidente vascular cerebral, ansiedade, depressão, transtornos de humor.
O conhecimento popular diz que 8 horas de sono são suficientes e ideais para qualquer pessoa, mas o especialista discorda. Segundo ele, a saída não é uma receita pronta.
“Se uma pessoa dorme 6 horas por noite e acorda descansada, renovada, sem prejuízo nas atividades, não tem problema algum. Se outra pessoa dorme 8 horas e acorda cansada, ansiosa, nervosa, essa pessoa tem problema do sono, Varia, cada pessoa tem um padrão”, comenta.
O especialista ainda falou sobre o tempo de cochilo, insônia e o polêmico ‘ronco’. Confira entrevista completa:
MaisPB/vavadaluz
Estou lascado.
Não é possível comentar.