Pular para o conteúdo

CAMILA CAMOMILA EM : Frieza em Cabo Frio

 

Estive observando as notícias sobre as enchentes no Ingá e seus respectivos comentários publicados neste blog, me abstendo de tecer algum comentário por achar o momento inoportuno e que a hora seria de solidariedade e ações de ajuda aos atingidos pela inundação. Pois bem, passados os difíceis dias iniciais pós-inundação que atingiu toda a população ribeirinha, inclusive o comércio, e sobretudo os mais pobres, alguns fatos novos e estarrecedores vieram a tona e que não me deixam ficar calada diante de tal frieza, irresponsabilidade e falta de respeito do Prefeito Lula para com o povo.
Neste momento, enquanto a cidade ainda encontra-se parcialmente ilhada, acessos precários e dezenas de desabrigados, caros leitores, vocês sabem onde se encontra o Prefeito Lula? Não, ele não se encontra em Brasília a procura de recursos como alguns assessores dele informam mentindo de verdade. Isto é mais uma mentira de verdade.
Pasmem, acredite se quiser, o Prefeito Lula e toda sua família (leia-se equipe de governo), encontram-se neste exato momento tranquilamente curtindo as belíssimas praias de Cabo Frio no litoral do Rio de Janeiro. Portanto, como as Secretarias da Educação, Assistência Social, Administração e Finanças são chefiadas pela esposa, filhas e genro respectivamente, a cidade está há uma semana sem prefeito e sem secretários. Isto é um absurdo, uma irresponsabilidade, um acinte à população.
Vejam só, uma importante reunião articulada e agendada pelo judiciário local com todos os prefeitos da região foi adiada às pressas por conta da ausência injustificada do prefeito de Ingá, justamente a cidade mais atingida e que teoricamente seria a parte mais interessada nas decisões. Isto demonstra inequivocamente um total desprezo às autoridades, ao povo e aos problemas do município.   
Alguns poderão dizer, mas todo mundo tem direito a férias e ao descanso. Claro que tem, mas logo neste momento em que a cidade mais precisa? Ainda mais ausentar-se por uma semana com todos os principais secretários (família)? Este era o momento de estarmos discutindo as prioridades, o que fazer e como utilizar da melhor maneira possível os duzentos mil reais de ajuda anunciado pelo Governo Federal, e não viajar para “esfriar a cabeça” em Cabo Frio. Creio que foi inteiramente inoportuno.
Ingá é uma cidade abandonada que nem vice tem e nem ao menos oposição.
Mas, não é de se estranhar a frieza do Prefeito Lula, que ganhou uma campanha usando recursos financeiros de amigos e mentindo aberta e friamente prometendo emprego, seriedade e honestidade, para logo em seguida, friamente esquecer as promessas e escantear colaboradores, cabos eleitorais e eleitores favoráveis a ele.
Não é de se estranhar a frieza do Prefeito Lula que desde a posse não tinha feito absolutamente nada, mas na véspera da eleição para Deputado e Governador iniciou duas obras, na praça central e no mercado público, a fim de impressionar o eleitor para em seguida abandoná-las.
Realmente, analisando bem, não é de se estranhar esta frieza do político Lula. Quando ainda não era prefeito, na enchente de 2004, enquanto a população estava apreensiva com a iminente cheia, o mesmo festejava despreocupadamente com amigos e correligionários pulando da ponte. Já na atual inundação, mesmo com o prenúncio da catástrofe, com rios e açudes já cheios, três dias de chuvas ininterruptas e alerta da defesa civil, o Prefeito Lula ausente da cidade, não tomou absolutamente nenhuma atitude de prevenção, nem ao menos um carro de som de alerta na madrugada do dia 17 de julho, e quando o pouco e atrasado socorro municipal chegou ao bairro da senzala, os moradores já haviam perdido seus móveis, roupas e mantimentos.
Não é de se estranhar a frieza do Prefeito Lula, que no dia seguinte à enchente, já no domingo depois que a água baixou, passeava tranquilamente com seu cachorro branco chamado prefeito pelo quarteirão de sua residência e à noite correligionários bebiam alegremente na sua casa vermelha.
Não, é de se estranhar esta frieza do Prefeito Lula, que mesmo com a cidade ilhada por conta de duas pontes danificadas, tentava impedir que um empresário defendesse seus interesses, os quais naquele momento, coincidia com os interesses da população de duas cidades ilhadas, preferindo a espera de “recursos salvadores” do Estado. O prefeito e sua equipe (família) só saíram do gabinete para aparecer na foto, já que o empresário Valeriano, o Estado e o Ministério Público, através da Dra. Gardenia, resolveriam o problema independente de sua atuação ou autorização já que o mesmo não tinha autoridade para tal, uma vez que o trecho pertence ao DER.
Não é de se estranhar a frieza do Prefeito Lula e sua equipe, que procurou a ajuda da Igreja Católica e demais entidades da sociedade civil organizada para fazer uma bem sucedida campanha de arrecadação de donativos junto à comunidade, mas na hora da entrega à população carente se esquivou de quem arrecadou e delegou a distribuição às suas filhas e genro, numa inoportuna e insensível atitude eleitoreira se aproveitando da desgraça alheia.
Enfim, por todas essas atitudes deselegantes, antiéticas, traiçoeiras, e porque não dizer desumanas, é que não é de se estranhar que o Prefeito Lula prefira friamente descansar e esfriar a cabeça em Cabo Frio no Estado do Rio de Janeiro, afinal o Rio de lá é bem mais bonito e agradável do que o Rio daqui. Mas, cuidado Prefeito. Frieza demais as vezes despertam reações quentes.
Infeliz descanso para Vossa consciência.

Camila Camomila.

 

Comente esta postagem

Não é possível comentar.