Em um tipo de reunião diferente e inusitada para os padrões locais, o secretário de ação social de Ingá, vereador licenciado Alex Vilas Boas, realizou uma capacitação conscientizadora a toda equipe de servidores da Secretaria de Bem Estar e Ação Social de Ingá, tendo como foco principal uma nova visão no atendimento ao público e aos usuários dos programas sociais do município. 

Todos foram convocados a estarem presentes ao evento às 06:00 h da manhã. A maioria chegou no horário marcado e diante da demora no acolhimento e atendimento, ficaram sendo observados suas reações. Alguns se motraram impacientes, outros com pressa, irritados, cansaço e até fome, entre outros sinais perceptíveis demonstrados.

Após algum tempo, todos foram convidados a retirar os sapatos, celulares, bolsas e entrar em um outro ambiente preparado apenas com tapetes e almofadas, no que formaram um círculo ao redor do palestrante. Alex convidou os servidores a fazerem uma reflexão sobre as reações ocorridas naquele momento em comparação com as reações que o povo sente ao se dirigir à secretaria e sofrer desatenção, demora e mal atendimento.  “Vejam suas reações hoje aqui, e se coloquem no lugar das pessoas que procuram os serviços da secretaria no dia a dia. Sendo a maioria delas em situações de vulnerabilidade e precisam de atenção, ajuda e no mínimo bom atendimento” – Comparou e alertou o secretário Alex. 

As atividades continuaram depois de servido o café da manhã e trabalhou valores como confiança, união, humildade, respeito, atenção e comprometimento entre outros.

A capacitação oportunizou aos membros servidores da ação social a reavaliarem sua forma de trabalhar, de convivência em grupo, de fazer valer a pena o trabalho no social, e fazer a diferença no mundo, ajudando ao próximo. Sendo este o principal objetivo do evento realizado na última sexta-feira, 04 de maio, preparando e conscientizando a equipe diante de seu papel perante a população, sobretudo os mais carentes. 

Confira na galeria abaixo alguns momentos do encontro motivacional e conscientizador: