A partir desta segunda-feira, dia 08, a Secretaria de Saúde de Ingá, através da Coordenadoria de Imunização, começa uma mega campanha de vacinação contra a poliomielite, conhecida popularmente como paralisia infantil, e também a tríplice viral, que protege as crianças contra o sarampo, rubéola e a caxumba. A campanha pretende imunizar cerca de 1400 crianças de 0 até 5 anos e 11 meses, no caso da paralisia infantil, e de 1 ano até 6 anos e 11 meses no caso da vacina contra o sarampo.
A campanha está sendo realizada nos sete Postos de Saúde da Família (PSF) da cidade e também da zona rural de Ingá. Para a coordenadora de imunização de Ingá, Rosete Arcoverde, é importante a conscientização dos pais e responsáveis para que as metas estabelecidas pelo Ministério da Saúde sejam atingidas no município.
“Nas últimas campanhas de vacinação nós conseguimos atingir a meta e até ultrapassar a expectativa do Ministério da Saúde. É fundamental que os pais levem seus filhos aos postos de saúde. A Secretaria espera que todas as crianças, encaixadas na faixa etária da campanha, sejam vacinadas em nosso município. Por isso fazemos esse pedido aos pais e responsáveis para que possamos erradicar essas doenças da nossa população”, comentou a coordenadora Rosete.
Nas áreas rurais de difícil acesso, a Secretaria de Saúde de Ingá vai enviar os agentes de saúde para que nenhuma criança do município fique sem receber a dose das vacinas. “Existem áreas bastante isoladas e que o acesso é muito precário. Para esses locais nós vamos fazer um cronograma especial e os agentes de saúde do município vão até as localidades para vacinar as crianças, se depender do nosso trabalho nenhuma criança ingaense vai deixar de ser imunizada”, acrescentou Rosete.
A campanha de vacinação contra a paralisia infantil, o sarampo, a rubéola e a caxumba, no município de Ingá vai até o próximo sábado, dia 13, quando será realizado o ‘Dia D’ da vacinação. Neste dia os quatro PSF’s da sede municipal vão está atendendo durante todo o dia. A coordenadora de imunização de Ingá disse que “nós fazemos um convite a todas as famílias da nossa cidade para que tragam suas crianças e evitem que elas sejam atingidas por esses males”.
Fonte : sec.saude de Ingá