Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

MAIS DOIS FÓSSEIS DE GLIPTODONTES, (TATUS GIGANTES) SÃO ENCONTRADOS EM LAGOA PLEISTOCÊNICA NO INGÁ

  • por

MAIS DOIS FÓSSEIS DE GLIPTODONTES, (TATUS GIGANTES) SÃO ENCONTRADOS EM LAGOA PLEISTOCÊNICA NO INGÁ

As atividades desenvolvidas por uma equipe de pesquisadores do laboratório de arqueologia e paleontologia da UEPB, está realizando atividade de salvamento paleontológico em uma lagoa pleistocênica na região do sitio Torres do Custódio. Nesse lugar que desde os anos 90 do seculo xx, vem sendo realizado salvamento. Agora, a lagoa estava sendo limpa para acúmulo de água e dous gliptodonte (tatu gigante) foram evidenciados e a equipe da UEPB foi convocada. As atividades realizadas não tem data para acabar, tendo em vista a grande quantidade de fósseis evidenciados. O material encontra-se friável e encontra-se  no labap da UEPB, até que a prefeitura do ingá apoie  completamente o processo de higienização, colagem e tombamento do material, quando este voltará para o município, aumentando o acervo do museu de história natural da Itacoatiara do ingá.

Prof. Juvandi de Souza Santos, Coordenador do laboratório de Arqueologia e paleontologia da UEPB.

4 comentários em “MAIS DOIS FÓSSEIS DE GLIPTODONTES, (TATUS GIGANTES) SÃO ENCONTRADOS EM LAGOA PLEISTOCÊNICA NO INGÁ”

  1. Surpreendente a descoberta.
    Isso é importante, para o nosso Município porque os pesquisadores terão a possibilidade de investigar novas espécies e contribuir com a paleontologia.

  2. O IPHAN é muito incompetente!
    Desde a década de 90 que se sabe que nesta lagoa, no Sitio torre, existem fósseis de dinossauros e o IPHAN simplesmente ignora!
    Ainda bem que temos um Secretário de Turismo e um Prefeito consciente da causa…

  3. Acho que deveria se fazer um movimento para mobilizar pessoas de opinião e requerer que as autoridades competentes a se proceder um rastreamento de todos os fósseis localizado na região. Isso não pode ficar à mercê de qualquer um que queira cavar para apanhar souvenir.

Não é possível comentar.