Gestores relatam que crise pode levar municípios a falência e cobram ajuda
Em reunião com de mais de 140 prefeitos da Paraíba, o prefeito de João Pessoa, Luciano Cartaxo, na condição de vice-presidente da Frente Nacional de Prefeitos, fez nesta segunda-feira (23), no Tribunal de Contas do Estado (TCE), uma defesa enfática da liberação de recursos federais para que os municípios possam superar as graves dificuldades enfrentadas com a crise econômica e honrar seus compromissos no final do ano, principalmente com o pagamento do 13º salário do funcionalismo.
Nilson Lacerda, prefeito de Conceição e Roberto Bayma, prefeito de Bom Jesus foram entrevistados no Master News nessa segunda (23) e comentaram que a crise pode levar os municípios a falência.
De acordo com os gestores a discussão do novo Pacto Federativo é urgente, pois muitos municípios administram hoje apenas a folha de pessoal e, sem recursos, estão impedidos de fazer investimentos.
Roberto revela que há 5 meses atrás realizou um encontro dos prefeitos na Praça do Meio do Mundo e contou com aproximadamente 200 prefeitos. Segundo Roberto esse movimento foi importante para incorporar a alma do processo de salvamento dos municípios que “estão fadados à falência”. Roberto relata que durante o encontro foi elaborada a a Carta do Meio do Mundo: “Foi encaminhada ao presidente, não fomos ouvidos, mas não vamos ficar deitados em berço esplêndido”.
Já Nilson diz que há um entrave e que a crise que se encontra não é momentânea: “Não tem saída para solução. Até que se troque de presidente não vejo uma luz no fim do túnel”. Ele também acredita que o avanço só começará em 2019. Nilson revela que o 13º está garantido e o de novembro também e que manter os pagamentos dentro do mês são “malabarismo”.
Créditos: Polêmica Paraíba/vavadaluz