Já pensou em viajar pelo mundo levando – literalmente – a casa inteira? Projeto desenvolvido na Eslováquia pode tornar isso possível; confira
Viver no conforto de um hotel, sendo fiel à sustentabilidade e tendo a possibilidade de viajar pelo mundo sem sair de casa parece um sonho, mas, graças a um time de arquitetos e designers eslovacos, agora é possível.
A residência móvel, que tem 8,2 m² e se parece com uma cápsula, promete acomodar dois adultos confortavelmente, de acordo com os responsáveis pela invenção. Além disso, ela dá direito a tudo que uma casa comum normalmente tem (como banheiros com água quente, torneiras e cama) e ainda traz a sustentabilidade como o maior mote do projeto.
Como a casa portátil funciona?
A casa portátil é coberta por painéis de energia solar de 600 watts e também conta com uma turbina de energia eólica silenciosa de 750 watts. Juntos, os dois mecanismos garantem toda a energia necessária para o funcionamento da cápsula durante o dia e a noite. Além disso, ela conta ainda com uma bateria que armazena a energia excedente para que o funcionamento não seja prejudicado, independente das condições climáticas as quais a casa for submetida.
A água também é captada de maneira sustentável . A casa móvel é equipada com um sistema que coleta água da chuva e orvalho, além de permitir a captação manual de qualquer outra fonte (como rios e lagos). Do reservatório onde fica armazenada, a água passa por um filtro que a torna pronta para uso e consumo. Os desenvolvedores do projeto garantem ainda que as torneiras e chuveiros das pequenas casas funcionam como qualquer outro. Já os vasos sanitários não utilizam água.
Sem deixar o conforto de lado
Além ser completamente movido à energia renovável , o projeto também conta com diversos recursos tecnológicos. O chão das cápsulas possui aquecimento e os desenvolvedores prometem um ar condicionado de baixo consumo para a próxima geração. Quem encomendar, pode fazer a opção de adquirir um exemplar equipado com máquina de lavar e frigobar. Além disso, o sistema da casa pode ser controlado utilizando um aplicativo.
Como ela se movimenta?
Segundo os criadores da casa, ela pode sim ser instalada em qualquer canto do mundo. Mas como movê-la de um lado para outro?
Além de ser equipada com quatro pequenas rodas retráteis e poder ser rebocada por qualquer veículo, a casa portátil e que preza pela sustentabilidade também pode ser transportada em um container. O preço, porém é salgado: os primeiros 50 exemplares custam 79,9 mil euros, aproximadamente R$ 265,6 mil.
Fonte: Delas – iG /vavadaluz
Espetacular!! Bom para quem tem um espírito aventureiro.
Não é possível comentar.