A Dra. Cláudia Cabral Cavalcante, Promotora de Justiça, atenta a questão da falta d’água nos municípios de Ingá e Itatuba convocou a CAGEPA, através da gerência regional e local e após a coleta de informações comunica a população Ingaense e Itatubense que, segundo dados apresentados pela companhia, em razão da grave crise hídrica pela qual passa o nosso Estado e pela baixo volume que o manancial de Acauã atingiu, estando com apenas 7% de sua capacidade foram necessárias medidas de redirecionamento para viabilizar a captação de água, dentre elas o racionamento.
A Promotora de Justiça requisitou um calendário do fornecimento d’água, sendo apresentado pela cagepa, um plano de racionamento, com escala semanal, sendo semana 1 para abastecimento de Juarez Távora e Zumbi e semana 2 para abastecimento de Itatuba e Ingá e assim sucessivamente; A semana de abastecimento de Ingá e Itatuba teve início no dia 06/02/2017 e segue até o dia 13/02/2017, com início as 7:00h da manhã e fim as 17:00h, ou seja, Ingá e Itatuba terão uma semana com água e outra sem água, enquanto durar o plano emergencial.
No tocante ao pagamento das contas o Ministério Público recomendou à CAGEPA o cancelamento das contas geradas e que não tiveram consumo d’água registrado, devendo ser cobrado do usuário tão somente aquilo que consumiu, compromisso esse assumido pelo órgão.
Por fim, destaca-se que medidas estão sendo tomadas para que a água chegue aos bairros localizados nas chamadas zonas altas, como Hardman, Ananias e Jardim Farias, haja visto que o sistema de bombeamento está sendo adequado para isso, entretanto, tais bairros também já começam a receber a água nos próximos dias.
A cagepa, destaca que qualquer alteração no plano de racionamento e no calendário de abastecimento será comunicado previamente ao Ministério Público para conhecimento da sociedade.
Por fim conclui Dra. Cláudia: “ água é um bem precioso e diante dessa grave crise hídrica pela qual passamos, a água é, prioritariamente para o consumo humano e dessedentação animal, portanto é chegada a hora de aprendermos a conviver com àgua que nos é disponibilizada e não com à sua falta, precisamos respeitar e racionar o pouco que temos” afirmou a Promotora de Justiça de defesa do meio ambiente da nossa comarca.
A redação
Infelizmente este calendário tbm não está sendo cumprido… se era pra termos água do dia 6 até o dia 13.. então cadê a água? Estamos esperando. Esperamos q as contas tbm não chegue e q a CAGEPA faça racionamento dos papéis para imprimir As contas.
Este edito do Ministério público é mais do que justo; não havendo consumo, não haverá conta. Infelizmente quando estamos atravessando períodos críticos de falta d’água, pagamos mais caro, pois só entra ar pela tubulação gerando consumo.
Pois aqui em casa faz dias q n chega água
Esse calendário n está sendo validado pois n chega água.
Hj dia 08 água nada.
Dia 7 corrigindo
nao sei mais como e ter agua encanada pois faz dias q na rua nova e isabel burity so temos agua por causa das caixas
A água chegou,viva! Parecia que eu estava no deserto e quando a água saiu das torneiras ,eu me vi num Oasis ,pois, não era só água, saía também areia.Só faltou as tamareiras para ser um verdadeiro Oasis…Mas a água acabou em 10 minutos…Foi apenas uma miragem neste deserto do Ingá. Mas, a conta vai chegar e não vai ser miragem,não…Vai ser Real$$$$$
Temos que racionar é fato. Mas se o governo do Estado resolvesse o problema da captação nós não estávamos passando por esse cronograma bagunçado errado de até 10 dias sem água em alguns lugares.
Lá na captação que já foi feita muito errada existe um sistema flutuante que foi feito com o propósito de desloca-lo quando o nível da água tiver baixo porém não fizeram esse procedimento quando era a hora certo aí agora não querem fazer porque gasta umas 40/50 mil reais. Podem fazer uma vizita na Barragem vcs vão ver a água tá pouca mas tem muita água ainda que evapora 2 cm por dia. Resumido é só falta de interesse político.
Nos pontos mais elevados não chega água mais nossos dinheiros é quem são sugados pelos ralos e torneiras
Não é possível comentar.