A Petrobras anunciou na noite desta terça-feira nova queda nos preços dos combustíveis. A estatal anunciou que decidiu reduzir o preço do diesel nas refinarias em 10,4% e da gasolina em 3,1%. A decisão foi tomada nesta tarde e passa a valer a partir de 0h desta quarta-feira. De acordo com a companhia, se o ajuste feito hoje for integralmente repassado, o diesel pode cair 6,6% ou cerca de R$ 0,20 por litro, e a gasolina 1,3% ou R$ 0,05 por litro.
“A combinação de queda no preço do petróleo e derivados entre o dia 14/10 e hoje, que chega a 12,1%, e a redução da participação da companhia nas vendas ao mercado interno têm impactos sobre o nível de utilização dos ativos da Petrobras, especialmente no refino, sobre os níveis de estoques e também sobre os fluxos de importação e exportação. Essas variáveis justificaram uma correção maior nos preços do diesel que na gasolina”, informou a companhia em nota.
Em meados de outubro, a estatal já reduzira os preços dos dois combustíveis na refinaria. Foi a primeira diminuição dos valores desde 2009.
Isto parece piada. No fim de tudo podemos ver o desconto deve girar em torno de 0,05 centavos para o consumidor final; isto é, se realmente os donos dos postos baixarem. Quando diz que alguma coisa vai baixar no Brasil, acreditamos que realmente estramos no país das maravilhas.
Não é possível comentar.