Pular para o conteúdo

Blog do Vavá da Luz

Por falar em Olimpíadas II (Marcos Pires)

Marcos Pires    
      
       Em 1920 o Brasil mandou para a Olimpíada de Antuérpia um pequeno grupo de atletas para disputar o remo, a natação (aí incluído o polo aquático) e o tiro. A confusão começou quando o comandante do navio avisou que só chegariam no destino 5 dias depois das provas de tiro. A equipe então desembarcou em Lisboa e seguiu de trem até a Bélgica.
        Acredite, incrédulo leitor, que roubaram as armas e toda a munição da equipe no percurso. O que salvou os brasileiros foi uma amizade antiga com o coronel que comandava a delegação americana. Com umas poucas armas e balas emprestadas dos gringos, os brasileiros ganharam medalhas de ouro, prata e bronze, em renhida disputa com a equipe americana. Desnecessário dizer que o tal coronel americano, que emprestara o equipamento à nossa delegação, foi imediatamente demitido. Bem feito. Ao inimigo não se dá sequer adeus.
           Mas voltando à Olimpíada de 1932, que revelou o homem de ferro brasileiro ao qual me referi na coluna passada, o Brasil foi para a piscina com Maria Lenk, que ao nadar a modalidade peito clássico, inventou um novo tipo de braçada, originando o estilo borboleta, incorporado às Olimpíadas seguintes. Viva o Brasil!
          Pena que nossa equipe de polo aquático, naquela Olimpíada, tenha levado um caldo dos alemães e em seguida dado um cacete no juiz da partida, o que valeu aos nossos atletas do polo, extensiva à equipe de natação, uma suspensãozinha básica de “apenas” 30 anos.
          Mas a grande figura de todas as Olimpíadas foi Ademar Ferreira da Silva. Medalha de ouro no salto triplo em duas Olimpíadas (1952 e 1956). Na primeira delas bateu 4 vezes seguidas o recorde mundial do salto numa mesma tarde. Em seguida contornou o estádio agradecendo os aplausos.
          Pronto; acabara de inventar a volta olímpica. Ao ser entrevistado respondeu aos jornalistas do mundo inteiro em 4 idiomas. Além de poliglota, era formado em Direito, Educação Física e Comunicação Social. Foi adido da embaixada do Brasil em Lagos e atuou no filme Orfeu Negro, que ganhou a Palma de Ouro em Cannes e o Oscar de melhor filme estrangeiro. No escudo do São Paulo Futebol Clube, as 2 estrelas de cima homenageiam suas conquistas.
         Sabe quantas avenidas, praças ou estádios homenageiam esse homem? Agora enumere os políticos que merecem a homenagem negada a ele.