O deputado federal Pedro Cunha Lima (PSDB) deu entrada numa representação junto à Procuradoria da República no Distrito Federal pedindo a instauração de inquérito civil para apurar possível prática de ato lesivo ao direito do consumidor pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), que editou ato permitindo que as operadoras possam limitar a velocidade da internet. O documento também é assinado pelos parlamentares tucanos Antonio Imbassahy e Caio Nárcio e pede a anulação da iniciativa para impedir que o regime de franquias, com penalizações para os consumidores, seja instalado no Brasil.
No dia 15 de abril deste ano, a Agência estabeleceu novas regras para que as operadoras possam adotar a franquia de dados na banda larga fixa e limitar a internet. O ato, segundo o documento assinado pelos deputados, autoriza os prestadores de serviços a praticarem a “redução de velocidade, a suspensão de serviço e a cobrança de tráfego excedente após o esgotamento da franquia” dentro de 90 dias, sem que nenhuma dessas práticas esteja prevista em lei.
De acordo com Pedro, a Anatel ofereceu mais um mecanismo para as operadoras explorarem mais o consumidor. Segundo ele, a resolução fere o Marco Civil da Internet e o Código de Defesa do Consumidor, pois nenhuma norma ou resolução institucional pode ser contrária ao que define a legislação.
O documento destaca que só existem duas hipóteses legais de redução do tráfego de dados, que são: limitações relacionadas aos requisitos técnicos indispensáveis à prestação dos serviços, e priorização de serviços de emergência. Por isso, conclui que não existe base legal para autorizar as concessionárias a reduzir o tráfego em razão do atingimento da franquia, que foi criada em ato da Anatel e não por lei.
Écliton Monteiro
Bom, esse deputado até agora tem apresentado boas ideais , tem uma proposta dele para os professores ,que eu achei muito interessante para o país.
Tomara que continue assim.
Deve ser adotado. Kkk…
Perdão,
Adotivo!
Só tem que parar de tentar fazer versos, ou contratar um acessor competente e melhor que o pai que não puxou ao tio na arte de rimar.
assessor. O pai (dele) é ascensor
Zé, eu fiquei sabendo que a Andrade Gutierrez, empreeiteira ligada ao PSDB, ta retornando um sítio de um blogueiro do Ingá. Quando eu descobrir o nome do cara eu publico , disseram que ele só gosta de carro francês kkk…..
kkkkk ah! se eu tivesse essa sorte, eu Logan enricaria. Aqui na senzala só tem pedras kkkk um abraçao, gostei imensalão kk
Não é o sítio arquelópico? Essa Senzala é Casa Grande…
Não é possível comentar.