Pular para o conteúdo

MEU MUNICIPIO TEM HISTÓRIA ( Prof. Alexandre)

O TURISMO ARQUEOLÓGICO DO INGÁ

tur1

As Itaquatiaras de Ingá é um importante sítio arqueológico e vem atraindo turismo de todas as partes do mundo. O Sitio Arqueológico de Ingá se tornou um dos atrativos mais conhecidos e visitados da Paraíba. Caravanas de estudantes, turistas europeus e famílias em férias se deslocam para esta localidade, no intuito de desfrutar das paisagens e de conhecer este famoso monumento arqueológico.

itas1

 

O SÍTIO ARQUEOLÓGICO DO INGÁ

 

As Itaquatiaras de Ingá, também chamadas Pedra do Ingá, é um importante sítio arqueológico. Este sítio foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico do Estado da Paraíba e fica aprox. 111 km de João Pessoa.

 

ITAS5

 

 

Localização e como chegar

 

Partindo de João Pessoa você tem acesso ao sítio através da BR 230 no sentido da cidade de Campina Grande e entrando à esquerda na altura do km 118 da BR 230. Logo após, a 6 km, você encontrará a cidade de Ingá e de lá para o Sítio Arqueológico são 5 km em estrada asfaltada.

Sua formação

 

A Pedra mede 24m de comprimento por 3,8m de altura e fica encravada no leito do Rio Ingá do Bacamarte, o qual corre aos pés do paredão da grande pedra. No inverno este rio transborda enverdecendo a vegetação ribeirinha, ressonando nas pedras o caminho percorrido pelas águas e impedindo a visualização de perto. Reprimido entre algumas pedras, o leito do rio se transforma em uma piscina natural para deleite dos ingaenses e turistas visitantes; no verão, o curso das águas reduz e a pedra, majestosa e enigmática, é banhada pelos raios solares, exibindo pela manhã (melhor horário para visualização) suas impressionantes e misteriosas inscrições.

 itas

Seu impressionismo

 

Ao depararmos com a magnitude da Pedra, nossa audaciosa imaginação vagueia, indagando quem teria feito aquelas inscrições e que povos conheciam aquelas técnicas que perdura através dos séculos. O ato de observar o painel pictográfico da Pedra do Ingá é gratificante, pois os símbolos ali cristalizados oferecem várias formas de leituras e podem ser vistas sob a ótica da religião, da astrologia, da magia, da filosofia, da poética ou da estética. É um painel riquíssimo de informações e por isso desperta atenção de todo o mundo. Tentar ser indiferente àquela carta enigmática é quase impossível, pois, sabe-se que ali esta gravado algo que nem toda nossa tecnologia e conhecimento podem desvendar tal mistério. As inscrições de Ingá representam um ELO PERDIDO no tempo e no espaço

Prof. Alexandre