Bem, alguns amigos da página me pediram e hoje venho abordar sobre o universo de opções de adoçantes existentes.
Antes de iniciar a leitura é essencial que leia a orientação abaixo.
MUITO IMPORTANTE: Gestantes, lactentes, crianças e pessoas com restrições alimentares precisam de orientação médica para a escolha do adoçante ideal. Pessoas com hipertensão arterial, que precisam controlar o consumo de sódio, devem utilizar com cuidado adoçantes como o ciclamato ou a sacarina, que possuem altos níveis deste mineral em sua composição.
Outra observação que merece destaque é com relação a produtos que existem no mercado que misturam o açúcar ao adoçante. Antes de comprar, realize a leitura do rótulo para saber realmente o que irá consumir. AÇÚCAR está FORA de nossos carrinhos!
Adoçantes naturais
Frutose – Extraído de frutas e do mel. É mais doce que o açúcar, contém grande quantidade de calorias e eleva os níveis de açúcar no sangue, não sendo indicado para diabéticos e para dietas;
Esteviosídeo – Extraído de uma planta nativa da América do Sul (stevia rebaudiana) tem um sabor próximo ao açúcar, não possui calorias e não altera os níveis de açúcar no sangue;
Sorbitol – É encontrado em algumas frutas, como a maçã e a ameixa, e em algas marinhas. Possui valor calórico e não é recomendado para diabéticos. É mais utilizado em chicletes, balas e biscoitos. Tem ação laxativa;
Adoçantes artificiais
Aspartame – Tem grande poder adoçante (200 vezes superior ao açúcar). Não contém calorias e seu uso é permitido para diabéticos.
Sacarina – Criada em 1879, ela é sintetizada a partir do ácido toluenossulfônico, derivado do petróleo. Deixa um sabor residual amargoso e metálico, mas não contém calorias e pode ser usada por diabéticos. Por conter sódio, é contraindicada para hipertensos.
Ciclamato de sódio – Provém do ácido ciclo hexano sulfâmico, derivado do petróleo. Assim como a sacarina, não possui calorias e pode ser usado por diabéticos, mas também é contraindicado para hipertensos. É encontrado em refrigerantes zero e adoçantes. Pesquisas científicas apontam que o consumo de ciclamato pode causar câncer e tumores, e por conta disso, disso foi proibido em países como EUA, Japão e França;
Sucralose – É extraído da cana de açúcar e modificado para não ser absorvido pelo organismo humano. Tem um sabor similar ao do açúcar, não contém calorias, não causa cáries, não eleva a glicemia, podendo ser consumido por diabéticos, gestantes e hipertensos. É vendido como produto adoçante e está presente em alimentos de baixa caloria.
Informações complementares:
- Qual o melhor adoçante para quem tem a Bete?
Quem tem a Bete pode utilizar qualquer adoçante disponível no mercado, porém devem ser usados quando necessários e com moderação.
- Qual a ingestão diária aceitável?
A OMS (Organização Mundial de Saúde) estabelece alguns valores máximos para consumo diário dos adoçantes não calóricos.
Abaixo uma tabela de referencia.
- E na gestação qual adoçante eu devo utilizar?
Segue interessante tabela que esclarece algumas informações sobre o uso de adoçantes na gestação, porém mais uma vez reforço o uso com orientação de seu médico.
Se quiser saber mais sobre o assunto, vale a pena assistir a reportagem do programa Bem Estar.
http://g1.globo.com/bemestar/noticia/2014/08/especialistas-diferenciam-adocantes-e-indicam-o-melhor-para-cada-caso.html
Fontes:
http://www.diabetes.org.br/perguntas-e-respostas/adocantes
http://www.isaudebahia.com.br/noticias/detalhe/noticia/afinal-adocantes-fazem-ou-nao-mal-a-saude/
Eu tenho diabete tipo 2 há alguns anos! Nunca consegui tomar nada com adoçante! Tudo tinha gosto muito ruim com qualquer tipo deles, até experimentar o Doçurinha! Nem o café fica com gosto ruim e rende muuuuiiitooo. Uma colherinha de chá rasa de doçurinha equivale a 8 colheres de Sopa de açúcar. O representante do Doçurinha só não aconselha usar com abacaxi porque amarga o gosto.