A Assembleia Legislativa do Rio (Alerj) aprovou por unanimidade a proibição do porte de armas brancas, como facas e punhais, em todo o Estado. Os 64 parlamentares da Casa votaram a favor do projeto de lei de autoria do deputado Geraldo Pudim (PR). O governador do Rio de Janeiro, Luiz Fernando Pezão, tem 15 dias para sanção.
Quem for flagrado portando um desses objetos poderá receber multa, que varia de 20 a 200 UFERJs (R$ 2.400 a R$ 24 mil). O valor aplicado ficará a critério da autoridade policial.
O texto aprovado faz a distinção entre porte de armas brancas e o transporte de facas, além de excluir da infração profissionais que trabalham com facas.
A aprovação da proposta, que chegou a ser discutida em plenário no dia 2 deste mês, quando recebeu sete emendas e saiu de pauta, acontece após uma onda de crimes com uso de facas na capital fluminense. Em 19 de maio, o médico Jaime Gold foi esfaqueado enquanto pedalava na Lagoa Rodrigo de Freitas, zona sul do Rio. O ciclista não resistiu aos ferimentos e morreu.
Segundo Pudim, a Alerj não está criando um novo tipo de crime, o que seria competência da Câmara Federal.
— O que queremos é criar uma medida preventiva, que vai dar à polícia um instrumento para ajudar a coibir esse tipo de violência.
R7