O deputado federal, Pedro Cunha Lima (PSDB), destinou R$ 5.100.000,00 em emendas para a área de saúde em municípios paraibanos. Os recursos foram direcionados para construção de Academia de Saúde, aquisição de equipamentos para saúde básica e especializada, construção de Unidade Básica de Saúde, além de reforma e manutenção de estruturas hospitalares.
O parlamentar disse que espera que a população não seja mais penalizada com corte de recursos também para as emendas parlamentares. “O Governo não administrou de forma correta os recursos públicos, se envolveu em um mar de lama de desvio de recursos e agora quer penalizar o povo. As emendas parlamentares são de fundamental importância, principalmente, para um Estado que tanto carece de recursos. Espero que o Executivo tenha o bom senso de não fazer o corte nas emendas”, argumentou.
“A população paraibana sofre muito com a falta de um atendimento digno na saúde, por isso, destinamos emendas para esta área. Ouvimos o povo e conversamos com especialistas de saúde para destinar os recursos. Infelizmente, não podemos atender todos os municípios, mas fizemos o que foi possível”, comentou, acrescentando que todas suas emendas foram carimbadas e não haverá mudança quanto ao destino.
As emendas beneficiarão os municípios de João Pessoa, Campina Grande, Puxinanã, Guarabira, Curral Velho, Riachão, Boa Vista, Riachão do Poço, Mataraca, Nova Olinda, Areia de Baraúnas, São Francisco, Guarabira, Conceição e Coremas, nas áreas de atenção básica e saúde especializada.
Pedro destinou emenda de meio milhão de Reais para o Hospital Napoleão Laureano, que é uma entidade filantrópica e de utilidade pública, que cuida de pessoas com câncer. “O hospital presta um serviço de muita relevância, cuidando com muita propriedade de pessoas de todas as partes da Paraíba que enfrentam o câncer. Não poderíamos deixar de destinar recursos para a manutenção de um trabalho como esse”, destacou.
Hospital da FAP – O deputado também destinou a quantia de R$ 500 mil para o Hospital Fundação Assistencial da Paraíba (FAP), que fica em Campina Grande. A unidade cuida de pacientes com câncer da paraíba e outros estados e também serve de hospital escola.
Pedro Cunha Lima visitou a unidade na sexta-feira (15) para conhecer de perto o trabalho que desenvolve e saber quais as suas necessidades. Ele destacou o cuidado que eles têm com os pacientes e a sua importância no atendimento das pessoas que não tem condições de pagar pelo tratamento e conseguem um atendimento digno, de muita qualidade.
A FAP está adquirindo um novo acelerador linear e com isso aumentará a demanda por tomografias. “A emenda será para dotar o Hospital de um novo centro de imagens, que irá suprir essa demanda e potencializar o atendimento da oncologia. Com o novo centro toda a demanda tomografias será atendida na FAP, não precisando mais realizar fora do hospital. Com isso, se fecha a cadeia de atendimento da oncologia”, explicou.