Durante a comemoração dos 60 anos do 1° Grupamento de Engenharia do Nordeste, o governador Ricardo Coutinho (PSB) revelou que vai buscar uma parceria com o Exército Brasileiro para a perfuração de poços artesianos no interior da Paraíba com o objetivo de combater os efeitos da seca que já atinge o estado há mais de quatro anos.
“Precisamos perfurar cerca de 500 poços. Temos cinco máquinas perfuratrizes e o Exército tem outras onze. Queremos a parceria das Forças Armadas para a gente poder atingir este número o mais rápido possível, se o Exército puder, claro, colaborar, será muito bom”, disse o governador.
O governador ainda explicou que a situação hídrica na Paraíba inspira cuidados, pois a capacidade de armazenamento está, hoje, abaixo dos 26%.
“Isso se incluirmos os reservatórios que temos na região litorânea. Se formos pensar apenas no interior a situação fica ainda pior”, explicou.
O comandante dg Grupamento, general Daniel Dantas, explicou que convênios podem ser firmados com o governo no sentido de auxiliar o estado no combate aos efeitos da seca.
“Já colaboramos com o governo por meio do projeto dos caminhões pipa. O Exército está sempre aberto a firmar convênios que venham a somar forças para a realização destas grandes obras”, concluiu.