Pular para o conteúdo

MEDICINA E SAÚDE : Eu e a Bete, o lado doce da vida

PRECONCEITO || DESINFORMAÇÃO || VERGONHA

Palavras fortes, não acham?

Acordei com elas em minha cabeça por inúmeros motivos.

Vejo campanhas abordando sobre o preconceito velado para diversas coisas e quando eu falo da Bete ou da diabetes?

Realizei minha ponta de dedo, aliás feliz pelo resultado que está escondido entre os meus dedos (76), mas me lembrei da conversa que ontem tive com uma seguidora e sobre muitas coisas que já passei como diabético até hoje.

Coloquei justamente na foto, os ingredientes indispensáveis da minha vida com a ‪#‎Bete‬.

E para quem não conhece essa nossa rotina, ver um dedo com sangue, uma agulha e um aparelho como esse, ainda geram motivos de dúvidas e questionamentos pela falta de INFORMAÇÃO!

Confesso que não tento expor publicamente uma medição de glicemia ou uma aplicação de insulina. Porém, quando é necessário tento evitar o alarde, pois ainda sim as pessoas olham como se fosse um “anormal” ou um homem fazendo algo proibido. Ah já passei por situações que me senti um drogado e que todos ao redor me recriminavam por isso.

Aí você precisa fazer o seu tratamento e ficar como eu. Falando em alto e bom som “ISTO É UMA INSULINA, SOU DIABÉTICO!”.

Parece piada, mas já ocorreu algumas vezes.

Também já vi um caso no metrô onde uma senhora fazia seu teste de glicemia e todos pararam o que faziam pra lançar seu preconceito e cara de espanto para aquele momento.

Ou muito pior, como conversava ontem com uma seguidora. Depois de uma crise de hipoglicemia, ela foi questionada se frequentava uma igreja, pois parecia estar com “algo no corpo”.

Isso tudo pela DESINFORMAÇÃO!

Não temos que sentir vergonha, nos esconder ou adiar uma aplicação de insulina ou ponta de dedo, pois as pessoas precisam saber e ter acesso sobre o que é ser diabético.

Caso contrário, cenas como essa irão se repetir de forma igual ou pior.

Ser diabético não é vergonha pra ninguém. Vergonha é não se cuidar e não ter qualidade de vida.

Se você já passou por cenas como essa e se deparou com o tolo preconceito com a Bete, compartilhe sua história conosco.