Se comparar com os homens, as mulheres têm mais cuidados com a saúde e costumam se preocupar mais com check-ups regulares.
Se você, mulher, começou o ano pensando nisso, o Dr. Paulo Miranda, ginecologista do Hospital Santa Luzia, em Brasília, lembra que “quando estes testes são feitos com frequência, muitas doenças podem ser prevenidas ou diagnosticadas precocemente”.
Ele listou 5 exames que devem ser feitos anualmente:
-
1. Papanicolau: este exame precisa ser feito todos os anos na consulta ginecológica ou a qualquer momento, se houver sinais de infecções ou inflamações. Pessoas que têm histórico de câncer de colo de útero na família devem fazê-lo a cada 6 meses.
-
- 2. Autoexame de mama: o autoexame é o primeiro passo para acompanhar a saúde dos seios da mulher. Ele deve ser realizado ao menos uma vez por semana, de preferência durante o banho. Mas, fique atenta! Esta avaliação só é válida se for feita fora do período menstrual. As mulheres que estão na menopausa podem fazê-la em qualquer período. Se a você detectar algo, procure ajuda médica.
-
- 3. Mamografia: deve ser feito anualmente, após os 40 anos. Mulheres com parentes de primeiro grau diagnosticados com câncer de mama devem começar a realizar a mamografia 10 anos antes da idade em que a mãe ou a irmã foram identificadas com a doença.
- 4. Ecografia de mama: este exame de imagem é indicado para avaliar a saúde das mamas de mulheres com menos de 40 anos. A frequência dele é anual ou a qualquer momento necessário. Lembre-se que o exame deve ser feito fora do período menstrual e, se algo for detectado, você deve procurar o seu médico imediatamente
-
- 5. Ultrassom transvaginal: com este exame, o ginecologista ou obstetra pode visualizar com precisão os órgãos do aparelho reprodutor feminino (útero, ovário e trompas). Ele deve ser feito por mulheres com mais de 40 anos anualmente. Além disso, pessoas que têm histórico de câncer na família precisam realizar a avaliação a cada 6 meses ou quando recomendado pelo especialista.
- Ig saúde